Monday, 13 de July de 2020

GERAL


Meio Ambiente

Semarh divulga Boletins Diários com variáveis meteorológicas

29 May 2020

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) passa a divulgar a partir desta quarta-feira, 27, através da sua página institucional, os Boletins Diários que trazem informações sobre as variáveis meteorológicas. Os informativos são um importante indicativo sobre os perigos de incêndios no Tocantins.

Os fatores de risco que estarão disponíveis no Boletim Diário vão indicar as variações de temperatura, velocidade do vento e umidade relativa do ar. Em relação à temperatura quanto mais alta ela for, maior será o risco de incêndios florestais.

A velocidade do vento também é um fator que influencia na propagação dos incêndios. As variações da velocidade do vento vão de 25 a 48 km/h e são classificadas como risco reduzido, quando há menos vento, e risco máximo quando ultrapassam os 48 km/h.  

Outro fator de propagação das queimadas é a umidade relativa do ar que pode variar de 40 a 16%. Existe uma relação entre o decréscimo da umidade relativa do ar e o aumento da velocidade de propagação do fogo, ou seja, quanto menor a umidade relativa do ar maior será o risco de queimadas.

Os Boletins Diários estão publicados nas redes sociais e site institucional da Semarh. Também serão enviados através de lista de transmissão do aplicativo whatsapp para extensionistas locais sendo eles: técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), chefes de brigadas, brigadistas, secretários de meio ambiente e agricultura municipais, diretorias regionais de educação, agentes de saúde, e ainda para imprensa e rádios locais.

Os riscos de incêndios serão identificados pelas cores: amarelo (Risco Moderado), alaranjado (Risco Alto) e o vermelho (Risco Muito Alto). A fonte dos dados é do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

A divulgação dos informativos segue até novembro, mês esperado para o início das chuvas. Os interessados em receber os Boletins Diários devem enviar nome completo, cidade que reside e o número de telefone whatsapp para o e-mail meioambiente@secom.to.gov.br.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pesquisa

Fiocruz coordena estudo pioneiro na Profilaxia Pré-Exposição ao HIV

Estudo comparou a eficácia e a segurança em 4.570 voluntários HIV negativos da PrEP contendo CAB-LA com a PrEP com Truvada

Pandemia

Tocantins registra 197 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 15.307 casos no total, destes, 9.589 pacientes estão recuperados, 5.459 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 259 pacientes foram a óbito.



DPE

Defensoria Pública requer medidas de orientação e prevenção à covid-19 a indígenas de Formoso do Araguaia

Após indígenas Javaé serem impedidos de ultrapassar barreira sanitária da prefeitura de Formoso de Araguaia, DPE-TO apresenta Recomendação contra quaisquer procedimentos de enfrentamento ao covid-19 baseados em restrição de circulação


Jardim Vitória I

Prefeitura de Palmas divulga agenda de vistorias para os futuros moradores do Jardim Vitória I

A previsão é que as chaves das unidades habitacionais sejam entregues para os moradores até o fim deste mês


Palmas

Em sessão extraordinária, Câmara aprova nova estrutura organizacional visando atender decisão judicial

Visando cumprir a determinação judicial, como também promover o enquadramento na nova estrutura aprovada em plenário, a Câmara Municipal enviou para publicação no Diário Oficial do Município, os Atos de Exoneração nº. 209, 210 e 212.


Regulação

ATR reativa Unidades de Fiscalização nos terminais rodoviários do Estado


Preservação

Tocantins usa tecnologia para reforçar ações de preservação e educação ambiental


Fiscalização

Polícia Civil intensifica fiscalização de distanciamento social em praias da cidade de Santa Fé do Araguaia


Ocorrência

Polícia Civil do Tocantins apreende produtos que tinha sido furtados de uma igreja no Aureny III no mês de março


Sanidade

Adapec faz alerta sobre proibição do uso e comércio do herbicida paraquat a partir de 22 de setembro


Pesquisa

Tocantins soma 59 pesquisas científicas autorizadas em Unidades de Conservação estaduais



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira