Monday, 21 de September de 2020

GERAL


Mapeamento

Sipam inicia instalação de 24 antenas para cadastrar famílias em programas sociais na Amazônia

11 Nov 2011

As primeiras antenas de comunicação via satélite, que cadastrarão as famílias que vivem em situação de pobreza ou de extrema pobreza nos programas sociais do governo federal na Amazônia, começarão a ser instaladas pelos técnicos do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) nessa segunda-feira (14). As nove missões de campo percorrerão mais de 9 mil quilômetros de estradas e hidrovias e encerram no final do mês de dezembro. Serão instalados 24 equipamentos dos 166 acordados com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

As antenas serão instaladas em municípios afastados ou de dificil acesso na Amazônia. “Por exemplo, para instalar os equipamentos nos municípios de Tapaua e Canutama (Amazonas) os técnicos terão que viajar sete dias de barco. Nesse caso, contamos com o apoio da Funai que concederá um barco voadeira”, exemplifica o diretor Técnico do Sipam, Cristiano Cunha. Segundo ele, as Forças Armadas também ajudarão nas missões de campo.

Com o equipamento, essas localidades terão sinal de internet, possibilitando ao técnico do município o cadastramento das famílias on-line no Cadastro Único dos programas sociais do governo federal. Assim, a conexão fará o carregamento de dados via web, a partir do site da Caixa Econômica Federal (CEF), que hospeda o banco de dados do Cadastro Único. O cadastramento dessas famílias faz parte do Pacto Norte – Brasil Sem Miséria, lançado em setembro em Manaus pela presidente da República, Dilma Rousseff, a ministra do MDS, Tereza Campello, e governadores do Norte.

Segundo o diretor-geral do Sipam, Rogério Guedes, a infraestrutura tecnológica contribuirá para ampliar o acesso dos programas sociais do governo federal na região, beneficiando as famílias que vivem em situação de pobreza. Além disso, após de instalada a rede, o Sipam terá acesso aos dados do Cadastro Único. A ideia é acrescentar essas informações ao banco de dados já existente do Sipam sobre a Amazônia. Assim, poderá ampliará sua base de informações. “O conhecimento desses dados ajudará o governo federal na implementação de outras políticas públicas, mudando a realidade dessa população na Amazônia”, ressalta Guedes.

Localidades onde serão instaladas as primeiras 24 antenas
Almerim, Novo Repartimento, Pacaja, Redenção (todos Pará), Laranjal do Jari (Amapá), Ananas (Tocantins), Apui, Eirunepe, Envira, Guajara, Ipixuna, Pauini, Tapaua, Canutama, Carauari, Manicore, Novo Aripuana, Tabatinga, Amatura, Maues, Nova Olinda de Norte, Parintins, Barreirinha, Urucara (todos no Amazonas).

COMPARTILHE:


Confira também:


Home Office

Ipea: percentual de brasileiros em home office cai para 11,7% em julho

Aumenta a participação de brancos e mulheres no trabalho remoto

Pandemia

Tocantins registra 128 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 193.917 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 63.544 casos confirmados. Destes, 46.511 pacientes estão recuperados, 16.166 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 867 pacientes foram a óbito.



Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água

A campanha ‘Água, use com consciência para não faltar’ é uma iniciativa do Governo do Estado em Parceria com a ATS


Prevenção

Neurocientista alerta que apenas conversar não resolve o problema de quem pensa em cometer suicídio

Neurocientista, filósofo e psicanalista Fabiano de Abreu em entrevista à revista Capricho, explica que a “DM Aberta”, apesar da boa intenção, não deve ser apresentada como uma ajuda eficiente para quem pensa em suicídio


Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia

No total, foram disponibilizados o montante de R$ 2 bilhões para empresas a taxas de juros de 2,5% ao ano, bem abaixo ao praticado no mercado, e com prazo de carência até oito meses.


Justiça

Magistrado Pedro Nelson de Miranda Coutinho é o mais novo desembargador do Judiciário tocantinense


Obras

Governador Carlesse assina Ordem de Serviço para recuperação de estradas vicinais em três municípios


Justiça

Ministério Público expede parecer favorável a Delegados após Corregedoria instaurar sindicâncias


Eleições 2020

Prefeita Cinthia Ribeiro fecha convenção com apoio de seis partidos


Emprego

Sine Tocantins orienta trabalhadores para uma boa entrevista de emprego. Nesta quarta, 16, são 403 vagas no Estado


Covid-19

Boletim coronavírus (Covid-19): taxa de internações hospitalares sofre redução na Capital



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira