Wednesday, 02 de December de 2020

GERAL


Igeprev

Superávit previdenciário faz do TO a melhor gestão institucional do país

18 Jul 2008

Com base na pesquisa realizada pelo Núcleo Atuarial de Previdência (NAP) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Tocantins possui a melhor gestão previdenciária institucional do país. O IGEPREV - Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins dividiu a colocação de primeiro lugar no ranking dos 26 Estados da Federação com o IPER - Instituto de Previdência de Roraima. A pesquisa do NAP aponta, também, o superávit financeiro com base nos anos anteriores, o que coloca o Estado em um patamar de constante crescimento socioeconômico. “O IGEPREV representa uma grande conquista tanto para a sociedade, quanto para o Estado. Tanto que desde 2002 não paramos de crescer nas pesquisas”, apontou o presidente do instituto, Joel Rodrigues Milhomem.

De acordo com o presidente, o patrimônio financeiro arrecadado pelo Instituto em 2007 representa 1.000, dentro de um Índice de Desenvolvimento Previdenciário (IDP). “Nós chegamos a uma colocação onde todos os Estados da federação gostariam de estar”, comemora. Milhomem explanou sobre a importância da difusão do IDP, dentro das instituições previdenciárias do País, como indicativo sobre a capacidade dos institutos em honrar despesas atuais e futuras com aposentadorias e pensões, devendo a ele, portanto, relatar possibilidades de reserva de recursos compatíveis com as necessidades futuras.

Sobre o patrimônio adquirido pela gestão, o presidente explanou que o IGEPREV tem hoje um saldo patrimonial de R$ 1 bilhão, o que representa um aumento de 500% em relação aos anos anteriores. “Temos um saldo considerável de entrada, sendo que gastamos, por mês, cerca de 400 mil”, explicou. O presidente disse que a gestão do governador Marcello Miranda tem priorizado autonomia para o setor. “No governo de Marcelo os recursos do IGEPREV aumentaram, e a cada dia estamos contribuindo para melhores condições de vida do idoso, e do servidor”, assegurou. A arrecadação mensal do Instituto tem como base as contribuições previdenciárias e a parte patronal do Estado.

 

O que é o IDP

O Índice de Desenvolvimento Previdenciário tem como meta a proposta de apresentar dados administrativos, com reforço as novas diretrizes e metas no campo de gestão administrativa setorial, em todos os Estados da federação. O índice indicou, no entanto, que o Tocantins superou diversos Estados, entre eles São Paulo, Rio de Janeiro e até Santa Catarina, que ficou em último lugar no ranking. A metodologia do sistema consiste em apurar diversos indicadores consistentes da realidade previdenciária. Além disso, desenvolve uma análise crítica dos atuais instrumentos de gestão e controle social, baseado, principalmente, na técnica atuarial.

O índice varia de 0 - sistema em ruína ou em extrema dificuldade - a 1 - sistema financeiro e atuarialmente equilibrado - possuindo gestão em nível de excelência. Os Estados que alcançam média entre 0 e 0,49 são considerados de nível baixo; de 0,5 a 0,79, nível médio; e acima, nível alto. O Estado de São Paulo, por exemplo, alcançou umas das piores gestões previdenciárias do país. Apenas o Rio de Janeiro responde sozinho por mais da metade do déficit estatal previdenciário do país, o que representa uma perda de R$ 24,5 bilhões aos cofres públicos.

COMPARTILHE:


Confira também:


Helvécio Maia

Governador em exercício assina decretos para criação do Comitê da primeira infância e inclusão de nome social de pessoas trans em órgãos da administração pública

Solenidade também contou com a entrega de armamentos, munições e uma nova viatura para o sistema prisional

Covid-19

Tocantins contabilizou 350 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 259.124 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 81.972 casos confirmados. Destes, 74.109 pacientes estão recuperados, 6.696 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.167 pacientes foram a óbito.



Aleto

Eduardo do Dertins participa de solenidade de entrega de equipamentos de segurança

Além do presidente da AL, participaram do evento os deputados Jair Farias (MDB), Olyntho Neto (PSDB), Cláudia Lelis (PV) e Valderez Castelo Branco (PP).


Serviço

IBGE/TO faz apelo para que empresas e escritórios de contabilidade respondam pesquisas econômicas

O IBGE ressalta que o levantamento é importante para retratar a realidade do segmento empresarial, industrial, construção civil, comércio e serviços e, dessa forma, embasar o planejamento econômico, as políticas públicas e os investimentos no estado.


Band

Erick Jacquin presta homenagem à mandioca no oitavo episódio do “Minha Receita”

Minha Receita vai ao ar toda quinta-feira, às 22h45, para todo o Brasil.


Revitalização

Avenida JK ganha espaço verde de convivência


Educação

Unitins oferta 534 vagas para o semestre 2021/1 em edital de transferência externa


Interior

Prefeitura de Miracema do Tocantins divulga resultado dos Editais da Lei Aldir Blanc


Meio Ambiente

Governo do Estado inicia o plantio de mudas no Parque Estadual do Lajeado em parceria com a ONG 8 Billion Trees


Campo

Com articulação do Ruraltins, produtores quitam passivo financeiro com Banco da Amazônia e garantem acesso à nova linha de crédito


Região central

Polícia Civil desarticula ponto de venda de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Miracema



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira