Wednesday, 02 de December de 2020

GERAL


Imigração na Europa

Tocantinenses não pensam em voltar, apesar do rigor

18 Jul 2008

Enquanto os brasileiros comemoram o centenário da imigração japonesa (intitulando-os como insólitos responsáveis pelo desenvolvimento do país), os europeus estão em busca de uma divisão étnica, e esquecem que, há algumas décadas, “inundaram a América Latina, correndo com medo das bombas da Segunda Guerra”, como bem lembrou a presidente do vizinho Chile, Michelle Bachelet.

O governo europeu aprovou na última semana novas regras para expulsar imigrantes ilegais. A decisão gerou polêmica em todo o mundo, inclusive nos países em que a União Européia estabelece relações econômicas. As normas serão impostas aos imigrantes ilegais que residem na Europa, dentro dos 27 países que compõem a UE.

As normas estabelecidas pela chamada “Directiva do Retorno”, impõem direitos e deveres aos estrangeiros ilegítimos. De acordo com o dossiê da diretiva - que ainda tramita no Parlamento Europeu - os imigrantes ilegais têm um prazo de 30 dias para retornarem ao seu país de origem; caso desobedeçam ao prazo, eles podem ser presos em centros de detenção especial por até 18 meses, até o fim do processo, para assim serem expulsos. Os imigrantes só poderão voltar a visitar a UE cinco anos após o processo de deportação. Ainda de acordo com o dossiê, crianças desacompanhadas poderão ser presas, caso não haja possibilidade de contato com a família.

O decreto imporá ao governo de cada país a missão de prover direitos aos presos, incluindo refeições básicas e assistência jurídica gratuita. As regras foram votadas por diversos países que compõem a UE e que fazem parte dos esforços para criar uma política de asilo e imigração comum na Europa a partir de 2010. A norma da União, que já foi previamente aprovada pelos governos dos 27 países do bloco, entrará em vigor dois anos após sua publicação oficial. Estimativas indicam que há oito milhões de imigrantes ilegais nos 27 países do bloco.

COMPARTILHE:


Confira também:


Helvécio Maia

Governador em exercício assina decretos para criação do Comitê da primeira infância e inclusão de nome social de pessoas trans em órgãos da administração pública

Solenidade também contou com a entrega de armamentos, munições e uma nova viatura para o sistema prisional

Covid-19

Tocantins contabilizou 350 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 259.124 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 81.972 casos confirmados. Destes, 74.109 pacientes estão recuperados, 6.696 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.167 pacientes foram a óbito.



Aleto

Eduardo do Dertins participa de solenidade de entrega de equipamentos de segurança

Além do presidente da AL, participaram do evento os deputados Jair Farias (MDB), Olyntho Neto (PSDB), Cláudia Lelis (PV) e Valderez Castelo Branco (PP).


Serviço

IBGE/TO faz apelo para que empresas e escritórios de contabilidade respondam pesquisas econômicas

O IBGE ressalta que o levantamento é importante para retratar a realidade do segmento empresarial, industrial, construção civil, comércio e serviços e, dessa forma, embasar o planejamento econômico, as políticas públicas e os investimentos no estado.


Band

Erick Jacquin presta homenagem à mandioca no oitavo episódio do “Minha Receita”

Minha Receita vai ao ar toda quinta-feira, às 22h45, para todo o Brasil.


Revitalização

Avenida JK ganha espaço verde de convivência


Educação

Unitins oferta 534 vagas para o semestre 2021/1 em edital de transferência externa


Interior

Prefeitura de Miracema do Tocantins divulga resultado dos Editais da Lei Aldir Blanc


Meio Ambiente

Governo do Estado inicia o plantio de mudas no Parque Estadual do Lajeado em parceria com a ONG 8 Billion Trees


Campo

Com articulação do Ruraltins, produtores quitam passivo financeiro com Banco da Amazônia e garantem acesso à nova linha de crédito


Região central

Polícia Civil desarticula ponto de venda de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Miracema



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira