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05/12/2019

Tocantins conquista 70 medalhas na Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas

O Estado teve três medalhas de ouro, sete de prata e 60 de bronze. Outros alunos foram premiados com Menção Honrosa e houve premiações para professores e escolas

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) divulgou arelação dos estudantes premiados na 15ª edição da Olimpíada Brasileira deMatemática das Escolas Públicas (Obmep). No Tocantins, foram três estudantespremiados com medalhas de ouro, sete com medalhas de prata e 60 com bronze. NoEstado, 19 unidades escolares foram premiadas pelo trabalho realizado com omaterial disponibilizado pela olimpíada, e 17 professores receberam destaquespelo desempenho nas etapas da Obmep.

Receberam medalhas de ouro os estudantes Matheus Amancio PainCosta, da Escola Municipal Anne Frank, de Palmas; Karlos Daniel FerreiraFrança, do Instituto Presbiteriano Educacional e Social, de Palmas, e GabrielAbreu Martins Soares, da Escola Presbiteriana de Colinas Tocantins.

Conquistaram medalhas de prata, os estudantes Felipe da SilvaBrito, do Colégio Estadual Lavandeira, da cidade de Lavandeira; Ricardo RochaAlves, da Escola Estadual José Seabra Lemos, de Gurupi; Bruna Aguiar da Silva,do Educandário Evangélico Ebenézer, de Gurupi; Michael Julio Cunha Gabino, doColégio Forças no Esporte Almirante Tamandaré, de Palmas; Ryan Alves Teixeira,da Escola Paroquial Cristo Rei, de Tocantinópolis; Eduardo Rodrigues Verzola, doEducandário Evangélico Ebenezer, de Gurupi; e Janaína Neres Evangelista, doColégio Estadual Meira Matos, de Aparecida do Rio Negro.

Todos os estudantes medalhistas e os que receberam mençãohonrosa poderão fazer parte do Programa de Iniciação Científica (PIC). Cadaestudante receberá uma carta, contendo as orientações para o processo deinscrição na 15ª edição do PIC, a partir do dia 16 de dezembro. Os alunosinteressados em participar do Programa de Iniciação Científica deverão entrarem contato com a equipe do programa pelo e-mail [email protected].

Neste ano, a olimpíada distribuiu, para estudantes de escolaspúblicas, um total de 522 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata, 4.508medalhas de bronze e 42.432 certificados de menção honrosa. Da rede particular,foram premiados 76 alunos com medalhas de ouro, 246 de prata 675 de bronze e 5.701certificados de menção honrosa.

A secretáriade Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, destacou a relevânciadas premiações. “É importante para as escolas participarem das olimpíadascientíficas, para ampliar a capacidade de ensino e de aprendizagem e ainda,terem a chance de ver reconhecidas as boas práticas que implementam. Essaparticipação do Tocantins na Obmep é muito significativa. Termos estudantes,professores e escolas premiados é um incentivo para que outros alunos comecem aparticipar mais das olimpíadas”, ressaltou.

Avaliando a olimpíada, o coordenador estadual da Região deAraguaína, Wiliam Carlos de Souza Luz, ressaltou a quantidade de premiações.“Em 2019, foram premiados 498 estudantes com medalhas e menções honrosas. Em2018, foram premiados 328 alunos, com medalhas e menções honrosas, um ótimocrescimento, que é creditado ao trabalho de desenvolvimento, principalmente,por professores, escolares, Secretaria de Estado da Educação, Juventude eEsportes e secretarias municipais de Educação”, esclareceu o professor Wiliam.

Medalha - esforço ededicação

O estudante Diogo da Silva Brito, do Centro de Ensino MédioOquerlina Torres, de Guaraí, comemora a conquista da medalha de bronze. “A Obmepexige raciocínio lógico e o Programa Escola Jovem em Ação me ajudou a ter maisconfiança no momento de realização das provas”, contou.

Obmep

A olimpíada foi criada em 2005 com o objetivo de popularizaro ensino de Matemática entre estudantes do ensino fundamental e médio. Nesteano, a Obmep registrou um total de 18.158.775 estudantes do ensino fundamentale médio, destes, 49.002 oriundos de escolas públicas e 5.829 de instituiçõesprivadas.

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