Saturday, 31 de October de 2020

GERAL


Panorama

Tocantins restabelece Fundo Estadual de Recursos Hídricos para garantir investimentos no setor

18 Mar 2015

Um grande avanço para a Política Estadual de Recursos Hídricos foi conquistado recentemente quando, por meio de decreto administrativo, o governador Marcelo Miranda, assinou documento dando nulidade à Medida Provisória nº 36, de 18 de setembro de 2014, emitida pela antiga gestão, que retirava os investimentos decorrentes de compensações ambientais do Fundo Estadual.
As compensações são oriundas das quatro grandes usinas hidrelétricas (Peixe/Angical, Luís Eduardo Magalhães, Isamu Ikeda e Estreito) presentes no Estado. No ano passado, cerca de R$ 7 milhões deixaram de ser investidos após as determinações da administração anterior, que além de autorizar a retirada do fundo, ainda destituiu o Conselho Estadual dos Recursos Hídricos. Com isso, todos os projetos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos ficaram comprometidos.
Os recursos visam o financiamento de pesquisas acadêmicas que serão utilizadas na implementação de ações e ferramentas responsáveis pelo  fortalecimento do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, do qual fazem parte os comitês de bacias e o Conselho Estadual de Recursos Hídricos, que foi restabelecido este ano. Além disso, parte do fundo será destinado para estruturar e revitalizar os quatro comitês de bacias hidrográficas do Estado (Lago de Palmas, Rio Formoso, Manuel Alves, Lontra e Corda), dando poder de atuação, além de contribuir com a gestão descentralizada dos recursos destinados à preservação ambiental. Também estão previstas a criação de novos comitês de bacias e ações que visem preservar nascentes e a perenização de rios federais importantes como o Araguaia e o Tocantins.
De acordo com a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Meire Carreira, com a retirada destes recursos e destinação para o Tesouro Estadual, todas as ações da Secretaria foram afetadas. "Foi um verdadeiro retrocesso, a saída destes investimentos. Tão logo assumimos a pasta, dialogamos com o governador Marcelo Miranda e hoje podemos celebrar a retomada das nossas atividades", afirmou.
Segundo a Semarh, para este ano está previsto o repasse de mais de R$ 9 milhões, que serão investidos nos projetos de construção de barraginhas na região sudeste do Estado, no programa Nascente Viva de reflorestamento de mananciais, nos trabalhos de pagamentos ambientais oriundos das preservações daquelas nascentes e atividades que visem à educação ambiental.

COMPARTILHE:


Confira também:


Tocantins

Atividade produtiva segue estável, mas empresários da indústria mantém confiança, de acordo com pesquisa da Fieto

Sondagem Industrial do 3º trimestre e Índice de Confiança de outubro estão disponíveis no site www.fieto.com.br.

Covid-19

Tocantins registra 331 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 234.022 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 75.425 casos confirmados. Destes, 63.347 pacientes estão recuperados, 10.981 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.097 pacientes foram a óbito.



Eleições 2020

Otoniel participa de debate realizado por acadêmicos da UFT nesta sexta-feira

Segundo os organizadores, o objetivo é oportunizar aos postulantes ao Paço municipal um espaço democrático para o debate de ideias e propostas para áreas fundamentais, como moradia, saúde, educação, geração de empregos e renda entre outras.


Campo

Governo trabalha na implantação de Unidade de Pesquisa e Extensão Rural do Tocantins

Unidade ocupará área de 28 ha, com a instalação de mais de 20 projetos de pesquisas voltado aos produtores rurais para replicação em suas propriedades


Meio Ambiente

Vice-governador Wanderlei Barbosa reforça compromisso do Tocantins com a preservação de seus biomas

As ações foram destacadas no I Encontro Internacional de Governadores pelo Clima


Meio Ambiente

Naturatins autua BRK Ambiental em mais de 8 milhões de reais por poluição ambiental


Região Central

Em Lajeado, Polícia Civil prende em flagrante suspeitos de roubo e estupro


22º BI

22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro comemora 25 anos de criação


Aleto

CCJ da Assembleia Legislativa analisa projetos para pandemia


Aleto

Projeto de Lei do deputado Valdemar Júnior cria Semana Estadual de Conscientização, proteção e orientação sobre a Síndrome de Rett


GT

Grupo de Trabalho-Terminais debate projeto de Concessão dos Terminais Rodoviários do Estado



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira