Saturday, 05 de December de 2020

GERAL


Naturatins

Tocantins soma mais de 26 mil registros de serviços ambientais acolhidos através do Atendimento On-line

28 Oct 2020
Tocantins soma mais de 26 mil registros de serviços ambientais acolhidos através do Atendimento On-line

Nesta quarta-feira, 28, o levantamento da Gerência de Atendimento e Análise Técnica (GAAT) do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) revela, que nos sete meses de recomendação para manter o distanciamento social, o Tocantins somou 26.085 registros de solicitação de serviços e entrada de procedimentos ambientais, somente por meio dos canais de comunicação virtual do Atendimento On-line do Instituto. Em média foram mais de 3.726 solicitações recebidas por mês, de forma virtual.

 

Com a informatização dos processos e integração dos procedimentos ambientais aos sistemas, na época, em fase de conclusão, o Naturatins encontrou condições de disponibilizar os canais de Atendimento On-line, para dar continuidade aos serviços por meio da internet, ainda no mês de março, a partir dos primeiro dias da recomendação de distanciamento social devido a Covid-19.

 

“Os desafios dos primeiros dias exigiram intensa dedicação e persistência das nossas equipes técnicas. Aprendemos lidar com a situação, ajustando procedimentos aos sistemas em funcionamento e às tecnologias recentemente implantadas e em fase de testes. Reorganizamos o fluxo, padronizamos códigos de serviços e aperfeiçoamos as rotinas das equipes”, relata Sebastião Albuquerque, presidente do Naturatins, ao complementar.

 

“Realizamos melhorias físicas e tecnológicas, observando os prazos e a legalidade ambiental. Atuamos de maneira estratégica, sob a determinação do Governo do Tocantins, junto com os órgãos parceiros nas atividades de campo e oferecemos nossa contribuição à sociedade”, avalia Albuquerque.

 

“No desempenho interno, enfrentamos a situação com a colaboração da expertise de todos os setores do Naturatins. Não podemos recusar o atendimento presencial, mas permanecemos recomendando que a população continue se utilizando dos canais virtuais e busque o atendimento presencial do Órgão, somente quando forem convocados”, pontua João Bento S. Barbosa, gerente de Atendimento e Análise Técnica do Instituto, que enfatiza.

 

“Ambas as modalidades de atendimento recebem de forma automática no sistema, um número de protocolo, que segue em ordem para o setor de análise, então não há diferença no prazo. A modalidade do atendimento virtual, por sua vez, proporciona economia, segurança à saúde dos visitantes e equipes, além de permitir o conforto do atendimento sem sair de casa, já que dispensa o deslocamento do interessado”, esclareceu o gerente.

 

Balanço

 

De acordo com o balanço da GAAT/Naturatins foram atendidos/abertos através dos canais de Atendimento On-line do Instituto, no período de 23/03 a 26/10/2020, 3.433 requerimentos, para abertura de novos processos ambientais, renovação de licenças, cadastro de responsáveis técnicos, entre outras atividades.

 

Também foram registradas 4.279 juntadas de documentos apensados em processos ambientais físicos e digitais, que tramitam no Instituto; 12.945 atendimentos relacionados à abertura de processos de Declaração de Uso Insignificante (DUI), Anuência Previa, entrega de Licenças Ambientais, Certidões de Tramitação de Processos Ambientais; e 5.428 atendimentos referentes ao andamento de Processos Ambientais e outros serviços.

 

A GAAT esclarece que esse balanço se refere somente às solicitações recebidas por meio dos canais do Atendimento On-line do Naturatins, e que, portanto, no montante apresentado não consta a soma das solicitações encaminhadas ao endereço físico do Órgão.

 

Atendimento On-line

 

No site naturatins.to.gov.br, o interessado encontra no canto superior direito da tela do computador, o banner do Atendimento On-line. Ao clicar sobre a imagem, o visitante tem acesso a uma lista de e-mails disponíveis para recebe sua solicitação, conforme a demanda.

 

Na GAAT a solicitação recebida passa por uma triagem e análise técnica, para ser protocolada e encaminhada ao setor responsável pelo procedimento. As solicitações com documentos ou informações incompletas prejudicam o andamento do serviço ou procedimento.

 

Na página do Atendimento On-line, com acesso direto através do endereço https://naturatins.to.gov.br/publicacoeseditais/atendimento-on-line/, estão disponíveis o canais de comunicação a seguir.

 

Para encaminhar ofícios, convites, informativos e demais documentos à Presidência do Naturatins, envie a correspondência ao e-mail naturatinsprotocolodocumentos@gmail.com

 

2 Para esclarecer dúvidas técnicas sobre atendimento ambiental envie a solicitação ao e-mail naturatinsatendimento@gmail.com; a solicitação para entrada dos documentos de processos ambientais deve ser encaminhada para o e-mail naturatinsprotocoloprocesso@gmail.com

 

3 Para realizar entrada dos processos na Plataforma Simplifica Verde, envie os documentos ao e-mail naturatinsprotocolodocumentos@gmail.com e receba o número SGD.

Para esclarecer dúvidas, encaminhar documentos ou obter orientações sobre procedimentos no Sispass - Sistema Informatizado de Passeriformes, a solicitação devem ser encaminhada para o e-mail fauna@naturatins.to.gov.br

COMPARTILHE:


Confira também:


Pesquisa

Índice de satisfação do eleitor com a Justiça Eleitoral do Tocantins é de 94,2%

Levantamento realizado em anos eleitorais aponta ainda relevante aumento no nível de confiança do eleitor em relação à Justiça Eleitoral.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira