Thursday, 24 de September de 2020

GERAL


Conscientização

Trânsito: Detran-TO quer continuidade das parcerias

26 Sep 2011

O país viveu uma semana dedicada integralmente à reflexão quanto à segurança no trânsito. No Tocantins, entidades públicas e privadas e a sociedade civil se uniram em uma ampla programação. Primeiro veio o debate com especialistas, no I Fórum Detran-TO, dia 19, que se seguiu por uma ampla movimentação nas ruas, com blitzen educativas, passeios ciclísticos, caminhadas, ação em bares, panfletagem, palestras em escolas e simulações impactantes de acidentes, até dia 25, envolvendo todas as regiões do Estado na Semana Nacional de Trânsito.
 
Em Colinas, destacou-se audiência pública reunindo representantes dos três poderes. Em Palmas, simpósio de psicologia voltado ao tema mostrou que as entidades classistas também se mobilizaram. Em todo o Estado, as 25 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) garantiram a programação no interior. E, dando unidade à mensagem de conscientização de condutores, está sendo veiculada, até o próximo dia 30, uma campanha publicitária completa na mídia, com o tema “É tempo pra dar um basta nos acidentes de trânsito – Juntos podemos salvar milhões de vidas”. Mais de 40 mil panfletos foram distribuídos.
 
Para o Diretor Geral do Detran-TO, coronel Júlio César Mamede, o trabalho de conscientização tem que ser contínuo. Por isso ele espera prosseguir com a rede de parceiros que se formou para a Semana de Trânsito, unindo oficialmente mais de 25 órgãos e entidades e contando com o reforço de representações da sociedade.    
 
“Entendemos que as ações voltadas à redução dos acidentes têm que ser intersetoriais, contando com todos os entes do sistema de trânsito, e envolver também a sociedade civil, pois só com ela conseguiremos a mobilização necessária, mas, sobretudo, precisamos da mudança de comportamento por parte do nosso condutor”, avaliou Mamede.    
 
Ao longo da semana, parceiros foram se somando à programação, como empresas de transporte coletivo, de transporte de carga, taxistas, mototaxistas, proprietários de vans e os Centros de Formação de Condutores (CFCs).
 
Graças às parcerias, o Detran-TO conseguiu atingir condutores, estudantes das redes pública e particular, do ensino fundamental, médio e da educação de jovens e adultos, além de universitários. A turma da Universidade da Maturidade (UMA) também se fez presente.
 
Parceiros
Coordenada pelo Detran-TO, a programação da Semana de Trânsito teve como parceiros as secretarias estaduais de Segurança Pública, Educação, Saúde e Juventude e dos Esportes, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros,
Associação Tocantinense de Municípios (ATM), 22º Batalhão de Infantaria do Exército, Ministério Público Estadual (MPE), Instituto Médico Legal (IML), Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (SMSTT), Sest/Senat, Senac, Armazém Paraíba, Saneatins, Centros de Formação de Condutores (CFCs), Conselho Regional de Psicologia (CRP), Conselho Tutelar, Tribunal de Contas do Tocantins (TCE), Instituição Nacional de Avaliação Automotiva (INAA).

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 583 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 197.508 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 64.787 casos confirmados. Destes, 47.700 pacientes estão recuperados, 16.197 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 890 pacientes foram a óbito.

Eventos

Parlamentares apoiam retomada econômica das atividades do setor de Eventos

Em uma das propostas a deputada Cláudia Lélis solicita a Agência de Fomento do Estado do Tocantins apoio para a retomada das atividades econômicas do setor de Eventos, com a disponibilização de linha de crédito especial, incentivos fiscais e redução de tri




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira