Tuesday, 24 de April de 2018

Tuesday, 24 de April de 2018

GERAL


São Félix do TO

Turismo alavanca o desenvolvimento de São Félix do Tocantins

03 Apr 2017

Cejane Borges / Governo do Estado
 
A cada ano o município de São Félix do Tocantins investe mais no potencial turístico da região. Quem visita o Jalapão necessariamente irá passar pela cidade e conhecer os atrativos naturais que se destacam no roteiro de turismo. Com o título de Portal do Jalapão, São Félix está inserido no trecho como uma opção rotativa, seja no início dos passeios ou na finalização da viagem. E quem passa pelo município se encanta com a beleza natural da região.
 
A cidade conta com muitas opções de turismo: fervedouros, cachoeiras, balneários e rios. Para quem quer explorar a beleza das piscinas naturais que não afundam, o Fervedouro Bela Vista se destaca com seus 75 metros de profundidade e água cristalina. Além dele, a região conta com o Fervedouro Alecrim, também de incrível beleza. No município tem ainda duas cachoeiras, a Prata e das Araras, que são opções imperdíveis para quem visita o Jalapão. Na comunidade quilombola do Prata, a associação dos artesãos é parada certa para a aquisição do artesanato de Capim Dourado e o doce de Buriti. Margeia a cidade o Rio Soninho, excelente para a prática de rafting, por contar com águas de corredeiras e remansos. O esporte é muito procurado por turistas que amam aventuras. Além disso, a esplendorosa Serra da Catedral fica próxima à cidade.
 
São Félix conta com uma população média de 1.500 pessoas, entre moradores da zona urbana e rural, e o turismo tem imprimido uma nova realidade à região. A cidade vem se transformando em um canteiro de obras. Investidores têm ampliado a rede hoteleira e de alimentação, fomentando os arranjos turísticos locais e absorvendo a mão de obra da cidade.
 
Para o prefeito do município, Marlen Ribeiro, o turismo tem alavancado a economia e promovido oportunidades a todos. "Estamos investindo no potencial turístico de São Félix, que envolve toda a comunidade, do pequeno ao grande empreendedor. Mais turistas significam mais hotéis, mais restaurantes, mais hortas, mais pessoas trabalhando", destaca o prefeito.
 
Para isso, Marlen Ribeiro tem contado com o apoio do Governo do Estado do Tocantins, por meio do repasse, em dia, dos recursos de saúde e educação, além da constante manutenção das estradas e da presença efetiva da Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto) no município, dando suporte à infraestrutura. "Temos uma excelente parceria com o governador Marcelo Miranda e, em conjunto, estamos desenvolvendo a região por meio do incremento ao turismo, dos programas que fortalecem o desenvolvimento humano como o Sabores do Quilombo, que promovemos em parceria com a Secretaria de Turismo. Além disso, até junho de 2017 vamos dobrar o número de leitos hoteleiros em São Félix", informou Marlen.
 
Para contribuir com o desenvolvimento local, o Governo do Tocantins tem uma atenção especial em relação às estradas, mantendo constante equipe na região efetuando o patrolamento e a manutenção preventiva para o transporte dos moradores, dos turistas e de material para a região. Além disso, os postos de atendimento da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) e do Instituto Rural do Tocantins (Ruraltins) funcionam na cidade dando todo o suporte necessário à gestão municipal. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) também realiza projetos no município. São Félix conta ainda com uma escola estadual de ensino médio para atender a população. E vale ressaltar que o gestor municipal é também professor de carreira, servidor público dos quadros da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes.
 
Para quem visita o Jalapão, as estradas off road são um atrativo a mais e fazem parte da aventura. Para as amigas Ana Cristina Vasconcelos, Patrícia dos Santos e Rute Teixeira, turistas de São Paulo, o mais impressionante na região é a beleza intocada e o ecoturismo de forma não massiva. "Amamos cada lugar e a estrada de terra é ótima, faz parte da emoção e mantém a região preservada, os lugares intocados e com um acesso mais exclusivo. Quem ama o ecoturismo vem pra ver a natureza de verdade, sem o chão preto", comenta Ana Cristina. As amigas aproveitaram cada atrativo de São Félix, em especial o revigorante banho na Cachoeira das Araras.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

4

PARABÉNS!
PARABÉNS!

4

BOM
BOM

5

AMEI!
AMEI!

2

KKKK
KKKK

3

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

3

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

2

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Eleições 2018

PT Nacional tira partido de Amastha e coliga com a senadora Kátia Abreu

Kátia Abreu e o PT do Tocantins chegaram a iniciar o diálogo, mas a parlamentar não aceitou a indicação do advogado Célio Moura ou da secretária-geral petista, Márcia Barbosa, para vice-governador na chapa.

Guaraná Antarctica

Guaraná Antarctica mostra em nova campanha o que é capaz de fazer pela Seleção Brasileira

O refrigerante mais brasileiro de todos suspende exportação para países adversários do Brasil até o final de julho. O que é original do Brasil, fica no Brasil, para fortalecer a nossa seleção


Saúde

Empenhados mais de R$ 1,7 milhão em emendas da saúde da deputada Dorinha

O Ministério da Saúde empenhou na última semana mais de R$ 1,7 milhão em emendas impositivas que foram destinadas pela deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) que beneficiam dez cidades tocantinenses


Meio Ambiente

Naturatins discute a redução de peixes nos rios tocantinenses e a construção de barragens

O professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o doutor Fernando Pelicice, discorreu sobre os Impactos da construção de barragens sobre a ectiofauna


Eleições 2018

Márlon Reis anuncia coronel Edvan como vice dizendo que são os únicos que podem fazer a mudança de verdade no Tocantins


Eleições 2018

PSDC do Tocantins se rebela, deixa base de Amastha e apoia Kátia Abreu


Panorama

TIM acelera a Transformação Digital em uma nova parceria com a Microsoft em Inteligência Artificial


Polícia Civil

Polícia Civil prende suspeito de estuprar e engravidar criança de 11 anos no Extremo Norte do Estado


Exames Médicos

Equipes de UTI de Palmas realizam exames médicos gratuitos em 1200 alunos da ETI Almirante Tamandaré


Apaes

Deputada Dorinha indica a Federação das Apaes do TO para o prêmio Brasil Mais Inclusão



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira