Monday, 22 de October de 2018

GERAL


Setembro Amarelo

UFT endossa campanha do Setembro Amarelo em todos os câmpus

18 Sep 2018    15:19

Em todo o país, é realizada neste mês, a campanha Setembro Amarelo com a adesão de várias cidades e instituições. Na Universidade Federal do Tocantins (UFT), além da gestão, os cursos de graduação vêm desenvolvendo atividades durante todo o ano com palestras, oficinas e atividades relativas ao tema.

Uma das principais iniciativas da UFT foi a criação do Programa de Promoção à Vida e à Saúde Mental (Programa Mais Vida), por meio da Portaria nº 559, de 11 de abril de 2018, que implanta uma política institucional de bem-estar e saúde mental para a comunidade acadêmica. Professor Carlos Rosa durante apresentação do Programa Mais Vida. (Foto: Vinicius Venâncio)Professor Carlos Rosa durante apresentação do Programa Mais Vida. (Foto: Vinicius Venâncio)O programa traz estratégias de prevenção e enfrentamento à saúde mental de estudantes, servidores e terceirizados, com ações que valorizem a qualidade de vida, o bem-estar social e a saúde.

A Comissão Gestora do programa é composta por docentes, técnicos-administrativos e acadêmicos, e suas ações estão alicerçadas nos seguintes eixos: Prevenção universal, Prevenção seletiva, Prevenção indicada e Intervenção preventiva. 

Para o presidente da Comissão que gere o Programa Mais Vida da UFT, professor Carlos Mendes Rosa, o programa é institucional e está no seu início, uma vez que ainda não possui uma estrutura física, a priore, porém, diversas atividades já estão em andamento por meio das pró-reitorias como o UFT em Movimento, ampliação dos  auxílios por meio dos editais mensais do Programa de Atenção à Saúde (PSaúde), além de rodas de conversas, palestras e oficinas. 

Pesquisa

O Comitê Gestor do Programa Mais Vida da UFT, realiza nesse semestre, em todos os câmpus da Universidade, pesquisa sobre a origem do adoecimento mental dos acadêmicos, intitulada de "Caracterização Institucional”. "Estamos na fase caracterização institucional para tentarmos viabilizar mecanismos de prevenção mais adequados, saber quem são essas pessoas e quais as formas de sofrimento que estão acontecendo na Universidade", pontuou Rosa.

De uma maneira mais ampla, em Palmas, pesquisas acadêmicas já foram realizadas e o resultado de uma delas, com artigo já publicado na revista Tempus - Actas de Saúde Coletiva (Brasília), em 2016.  Com o título “Perfil epidemiológico das tentativas de suicídio em Palmas-Tocantins, de 2010 a 2014”, dos autores Daniela Aparecida Araújo Fernandes, Neci Sena Ferreira e José Gerley Diaz Castro, o artigo apresenta um estudo epidemiológico descritivo e quantitativo, utilizando dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).  Na pesquisa, foi identificado que os registros de tentativas de suicídio em Palmas estão acima da média nacional, o que sugere a necessidade de estratégias de promoção/prevenção e intervenção para redução da morbimortalidade.

Estamos aqui!

No Brasil, a campanha Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, oferece apoio online no site, pelo telefone 188, via Skype ou por e-mail. O atendimento é feito por voluntários treinados. A conversa é anônima e tem sigilo completo.

Na UFT, alunos, docentes e técnicos-administrativos podem entrar em contato com os setores de apoio psicopedagógico em cada câmpus. "As pessoas podem e precisam falar sobre o sofrimento psíquico, e precisamos do auxilio de todos os setores, como os professores, centros acadêmicos, servidores como um todo, para que a comunidade acadêmica possa ter uma melhor qualidade de vida, com a conscientização de criar esses espaços de diálogo dentro de cada câmpus", explicou Rosa.

Confira os contatos no seu câmpus!

CâmpusQuem procurar?Onde?Contatos
AraguaínaServiço Integrado Multiprofissional e Interdisciplinar de Assistência Estudantil (Simae) Sid AlvesBala I, 1º Piso, de segunda a sexta-feira, de 14h. às 20hTelefone: (63) 3416-5656 / 3416-5638 ou e-mail: sidalvesjr@uft.edu.br
ArraiasDivisão de Assistência Estudantil (Diest) - Roberta GamaSala Diest - Câmpus de ArraiasTelefone: (63) 3653-3404
 GurupiServiço de Apoio Social e Psicopedagógica (SASP) - Romário Barbosa Bala ITelefone: (63) 3311-1655 ou e-mail: saspgurupi@uft.edu.br
 MiracemaNúcleo de Apoio Psicopedagógico e Social (NAPS) -Hareli Garcia Av. Lourdes Solino, S/N, Setor Universitário Telefone: (63) 3366-8611
 PalmasSetor de Apoio ao Estudo e a Carreira (APEC) Sala 28 - Bloco II Telefone: (63) 3229-4745 ou e-mail: apoiopsicopedagogico@uft.edu.br
 Porto NacionalServiço Integrado Multiprofissional de Assistência Estudantil (Semae) - Janaina Vilares Bloco CGE, Sala 10Telefone: (63) 3363-9419 ou e-mail: semacporto@uft.edu.br
 TocantinópolisDivisão de Estágio e Assistência Estudantil (Diest) - Cristina FonsecaSala Diest - Prédio Acadêmico - Unidade CentroTelefone: (63) 3471-6025

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

12

PARABÉNS!
PARABÉNS!

10

BOM
BOM

10

AMEI!
AMEI!

18

KKKK
KKKK

12

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

10

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

10

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

setembro amarelo campanha

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Brasil

Ministra rebate Eduardo Bolsonaro e diz que instituições são sólidas

No vídeo que circulou nas redes sociais, Eduardo Bolsonaro está em uma sala de aula e diz que “para fechar o STF nem precisa mandar um jeep, basta mandar um cabo e um soldado”.

Negócios

Governador Mauro Carlesse intensifica política de atração de investidores para o Tocantins

Mauro Carlesse já tem previsto em sua agenda, ainda sem data marcada, visitas ao Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, na cidade de Maringá.



Serviço

Saúde e Medicina 4.0

O que podemos observar em nossa era contemporânea é a modernização em todas as áreas com os avanços tecnológicos, e nesta premissa surgem os novos métodos de aprendizado com o auxílio da Tecnologia da Informação.


Eleições 2018

Jair Bolsonaro diz que não existe ameaça de fechar Supremo e fala em desconhecer declarações do filho

"Não existe isso de crítica e fechar STF. Se alguém falou em fechar o STF, tem que consultar o psiquiatra", afirmou. "Eu desconheço, duvido. Alguém tirou de contexto".


Beleza

Musa do Brasileirão, Bianca Leão conta como perdeu barriga depois de gravidez

Ela conclui contando que parou de comprar muita besteira para dentro de casa


Brasil

Acidentes de trânsito com vítimas caem 18% até agosto, revela DPVAT


Ocorrência

Suspeito de aplicar vários golpes é preso pela Polícia Civil em Guaraí


Estado

BRK Ambiental apresenta programa de estágios e ensina consumo consciente para universitários em evento em Gurupi


Educação Superior

Equilíbrio financeiro e busca pela melhoria da qualidade de ensino marcam primeiros seis meses da atual gestão da Unitins


Cinoterapia

Projeto com cães no HGP e Infantil comemora um ano


Serviço

Inscrições abertas para o Curso de Supervisão em Serviço Social



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira