Monday, 06 de April de 2020

GERAL


Literatura

Um giro pela Academia Tocantinense de Letras

13 Aug 2008

Fundada em 12 de dezembro de 1990, em Porto Nacional, a Academia Tocantinense de Letras (ATL) foi a primeira entidade privada a se constituir no Tocantins e a “empunhar a bandeira de luta em prol do resgate, da preservação e divulgação de nossos valores culturais, de nossas raízes, usos e costumes”, como define o autor Juarez Moreira Filho em seu livro “Perfil da Academia Tocantinense de Letras”.

De acordo com Eduardo Silva, atual presidente da Academia, a ATL foi fundada em Porto Nacional devido a tradição cultural da cidade, mas teve sua sede transferida para Palmas por ser esta a capital do Estado.

A sede provisória da Academia fica na Biblioteca Jaime Câmara, no Espaço Cultural. Idealizada pelos escritores Ana Braga, José Liberato Costa Póvoa e Juarez Moreira Filho, a entidade já teve na presidência Liberato Costa Póvoa, Margarida Lemos, Mary Sônia Valadares, Juarez Moreira Filho e Isabel Dias Neves. O atual presidente é escritor e membro efetivo da 30ª Cadeira da Academia, que tem como patrono Frei Gil Villanova.

A escolha do presidente da ATL acontece a cada três anos, na data de aniversário da entidade, por meio da votação dos acadêmicos. A última votação aconteceu em dezembro de 2006, quando foi eleito o atual presidente.

A ATL é composta por 40 cadeiras, cada uma delas possui um patrono e um membro efetivo. Os patronos das cadeiras são grandes nomes na história do Estado. Já os membros efetivos são convidados escolhidos pelos próprios membros da Academia nas sessões realizadas. Eduardo explica que normalmente nas Academias de Letras, as cadeiras são ocupadas por escritores que possuem publicações e são registrados como tal. Mas aqui, devido ao fato de as cadeiras não terem sido ocupadas por escritores na primeira sessão, em 1991, esses lugares estão sendo substituídos aos poucos, já que o cargo é vitalício. “Hoje, poucos membros não são escritores registrados”, explica o presidente.

Quando algum membro da Academia falece, são analisados os currículos dos candidatos a ocuparem a cadeira vazia. Para se candidatar a membro da ATL, os candidatos devem seguir os pré-requisitos estabelecidos pela Academia, sendo que uma das exigências é ter pelo menos um livro publicado.

 

A função da ATL

De acordo com o presidente da ATL, o principal objetivo da instituição é cultuar a língua Portuguesa e “incentivar todo e qualquer tipo de arte, não somente a Literatura”, garante. Eduardo explica que toda forma de arte também é uma forma de comunicação, a diferença é que a Literatura necessita de um veículo material, que é o texto publicado, para divulgar e transmitir ao público as idéias dos autores. Além de outras coisas, o presidente afirma que a Academia existe para dar um suporte ao escritor, já que a mesma “incentiva a produção de texto, luta pela publicação do mesmo e proporciona a divulgação deste. Tudo isso, sem falar da parte legal que envolve direitos autorais; por isso, o escritor deve ser registrado”, conclui.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Brasil registra 11.130 casos de covid-19 e 486 mortes

Na região Norte, o Amazonas concentra o maior número de casos, com 417, além de 14 mortes.

Tocantins

Tocantins tem 17 casos confirmados de Covid-19

Palmas concentra o maior número de casos confirmados com 12 pacientes diagnosticados. A cidade de Araguaína tem quatro casos confirmados e Dianópolis uma confirmação do Covid-19.


Palmas

Projeto Sextou na Sacada: inovação e solidariedade em condomínio de Palmas

Bares e casas noturnas fechadas, festas, comemorações e encontros cancelados, shows proibidos, distâncias e recolhimento são inevitáveis. O caos vira ingrediente para traçar planos, reinventar um (re)começo


Norte do TO

Governo do Tocantins apresenta medidas de contenção ao novo coronavírus em Araguaína

Reunião abriu precedentes para outros momentos de debate e parcerias entre município e estado


Meio Ambiente

Naturatins participa de conservação de nascentes em aldeia Xerente


Pandemia

Sedem prorroga prazo de validade de alvarás de localização e funcionamento


Economia

Grande indústria química se instala em Gurupi atraída pelos incentivos fiscais do Governo


Covid-19

Mulher de 31 anos é o décimo caso confirmado de Covid-19 na Capital


Campo

Condições climáticas favorecem a produção de grãos no Tocantins na safra 2019/2020


Pandemia

Palmas tem mais um caso confirmado de coronavírus



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira