Saturday, 07 de December de 2019

GERAL


Recreação

Unidade socioeducativa de semiliberdade de Araguaína promove atividades recreativas a socioeducandos

07 Jun 2019

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no artigo 4º informa que é dever do poder público assegurar com absoluta prioridade a efetivação dos direitos referentes ao esporte e lazer  da criança e do adolescente. Buscando a garantia desse direito aos adolescentes cumpridores de medida socioeducativa no regime semiliberdade aSecretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Unidade de Semiliberdade de Araguaína (USL), promove, desde 2017, atividades recreativas aos socioeducandos da unidade.

Vale destacar que a prática do lazer é fundamental para o desenvolvimento físico e social da criança e do adolescente, e proporciona entre outros benefícios: a integração social, adoção de hábitos saudáveis e alívio de ansiedade, características importante para a ressocialização dos socioeducandos.

O chefe da Unidade de Semiliberdade de Araguaína, Davi Almeida Borba, explica para que as atividades sejam realizadas é necessário que os socioeducandos tenham bom comportamento, caso contrário as ações são paralisadas. As atividades são supervisionadas por agentes de segurança socioeducativa e são realizadas duas vezes na semana, em praças ou rios da cidade.

Borba afirma que após o início das ações de lazer foi notada mudança de comportamento dos socioeducandos. “Eles estão mais calmos e obedientes, também melhoraram o rendimento escolar”. O chefe da unidade informa que as atividades são uma maneira de recompensá-los pelo bom comportamento, e que pretendem continuar com essas ações. “Precisamos reinseri-los na sociedade. Então é necessário fazer esse trabalho”, reforçou.

Um dos socioeducandos da unidade, M.H.C.S., 18, demonstra muito interesse em participar das atividades recreativas e avalia positivamente essa iniciativa. “Acho necessário esse momento de recreação, pois passamos muito tempo fechados em uma casa, saindo apenas para aulas em cursos e escola. A recreação estimula o nosso bom comportamento dentro da unidade”, garantiu.

APOIO DO JUDICIÁRIO

O chefe da unidade informou que as atividades recreativas realizadas têm ciência do juiz da comarca, este demonstra apoio para o desenvolvimento desse tipo de ação garantidora de direitos e ressocializadora.

MAIS AÇÕES

Pensando no desenvolvimento contínuo dos adolescentes cumpridores de medida socioeducativa está agendada uma visita dia 26 de junho, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde os alunos irão conhecer ações dos cursos de medicina veterinária e zootecnia. (Ascom). 

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governo do Estado quer qualificar operações logísticas de empresa referência mundial em tecnologia instalada no Tocantins

Estudos realizados pelo Centro de Desenvolvimento e Pesquisa da Corteva no Estado trazem mais produtividade ao agronegócio brasileiro

Meio Ambiente

Governo do Tocantins participa do maior evento de Mudanças Climáticas do mundo

O vice-governador Wanderlei Barbosa representará o Tocantins na Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, a COP 25



Câmara

Damaso integra comissão especial que irá debater PEC da 2ª instância

A Constituição estabelece que ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. Atualmente, o trânsito em julgado ocorre depois do julgamento de recursos aos tribunais superiores


CGE

Controladoria e parceiros realizam evento em alusão ao Dia Internacional Contra a Corrupção nesta segunda, 9

Programação contará com premiação de vencedora da rede estadual do Concurso de Desenho e Redação da CGU sobre o mesmo tema.


Carlesse

Carlesse participa da troca de comando no Corpo de Bombeiros e destaca importância de uma mulher assumir o 1º Batalhão

Tenente-coronel Andreya de Fátima Bueno é a primeira mulher a assumir o posto de comando de batalhão no Estado


Palmas

Arte leva esperança e tranquilidade aos pacientes do HGP


Infraestrutura

Governo realiza recuperação de pontos críticos da TO-239 entre Itacajá e Itapiratins


Região central

Polícia Civil conclui investigações sobre estupro de vulnerável em Miranorte


Solidariedade

Governo atende mais de 30 aldeias indígenas no Tocantins com o Criança Feliz


Capital por um dia

Governador anuncia implantação de Colégio Cívico-Militar em Miracema


"Salve Maria"

Modelo do aplicativo “Salve Maria” poderá ser implantando no TO



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira