Saturday, 20 de July de 2019

GERAL


Recreação

Unidade socioeducativa de semiliberdade de Araguaína promove atividades recreativas a socioeducandos

07 Jun 2019    09:49

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no artigo 4º informa que é dever do poder público assegurar com absoluta prioridade a efetivação dos direitos referentes ao esporte e lazer  da criança e do adolescente. Buscando a garantia desse direito aos adolescentes cumpridores de medida socioeducativa no regime semiliberdade aSecretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Unidade de Semiliberdade de Araguaína (USL), promove, desde 2017, atividades recreativas aos socioeducandos da unidade.

Vale destacar que a prática do lazer é fundamental para o desenvolvimento físico e social da criança e do adolescente, e proporciona entre outros benefícios: a integração social, adoção de hábitos saudáveis e alívio de ansiedade, características importante para a ressocialização dos socioeducandos.

O chefe da Unidade de Semiliberdade de Araguaína, Davi Almeida Borba, explica para que as atividades sejam realizadas é necessário que os socioeducandos tenham bom comportamento, caso contrário as ações são paralisadas. As atividades são supervisionadas por agentes de segurança socioeducativa e são realizadas duas vezes na semana, em praças ou rios da cidade.

Borba afirma que após o início das ações de lazer foi notada mudança de comportamento dos socioeducandos. “Eles estão mais calmos e obedientes, também melhoraram o rendimento escolar”. O chefe da unidade informa que as atividades são uma maneira de recompensá-los pelo bom comportamento, e que pretendem continuar com essas ações. “Precisamos reinseri-los na sociedade. Então é necessário fazer esse trabalho”, reforçou.

Um dos socioeducandos da unidade, M.H.C.S., 18, demonstra muito interesse em participar das atividades recreativas e avalia positivamente essa iniciativa. “Acho necessário esse momento de recreação, pois passamos muito tempo fechados em uma casa, saindo apenas para aulas em cursos e escola. A recreação estimula o nosso bom comportamento dentro da unidade”, garantiu.

APOIO DO JUDICIÁRIO

O chefe da unidade informou que as atividades recreativas realizadas têm ciência do juiz da comarca, este demonstra apoio para o desenvolvimento desse tipo de ação garantidora de direitos e ressocializadora.

MAIS AÇÕES

Pensando no desenvolvimento contínuo dos adolescentes cumpridores de medida socioeducativa está agendada uma visita dia 26 de junho, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde os alunos irão conhecer ações dos cursos de medicina veterinária e zootecnia. (Ascom). 

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira