Saturday, 20 de July de 2019

GERAL


Praça do Girassóis

Unitins lança Projeto de Arborização da Praça dos Girassóis com doação e plantio de mudas nativas do Cerrado

07 Jun 2019    15:16
Divulgação Unitins lança Projeto de Arborização da Praça dos Girassóis com doação e plantio de mudas nativas do Cerrado

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) está doando mil mudas de árvores nativas do cerrado à Secretaria Executiva da Governadoria para o Projeto de Arborização da Praça dos Girassóis.

 

O início das ações do projeto se deu na manhã desta sexta-feira, 07, em alusão à Semana de Meio Ambiente, com o plantio de 50 mudas na Ala Sul da praça por membros da comunidade acadêmica e do Governo do Estado. Entre as espécies plantadas hoje estão oiti, cajuzinho, mogno e jacarandá.

 

O engenheiro agrônomo da Praça dos Girassóis, Sérgio Antônio Batista, explica que antes do plantio houve o trabalho de controle de pragas como formigas e cupins, além da revisão do sistema de irrigação dos canteiros, observando tubulações de água e esgoto além da parte elétrica que também é subterrânea.

 

Segundo ele, cerca de 55 canteiros da praça receberão o plantio conforme o sistema de irrigação for sendo revisado, de modo que até o fim do ano as mil mudas estejam plantadas. A preocupação com o sistema de irrigação se dá em virtude da necessidade de água para o desenvolvimento das mudas, já que neste período não há registro de chuvas na região.

 

 “Nós temos muita área verde, mas somo carentes de sombreamento. Esse projeto de arborização da praça é para a formação de corredores verdes como, por exemplo, para que a pessoa que desce no ponto de ônibus ande na sombra até chegar ao Palácio Araguaia”, explicou Sérgio Batista acrescentando ainda o cuidado com o espaçamento entre as árvores para evitar pragas urbanas como lagartas. A estimativa dele é de que em dois anos já haja sombreamento dessas árvores plantadas hoje.

 

Uma das alunas da Unitins que participou do plantio das mudas hoje é a Fernanda Barros Ataíde, do 5º período de Engenharia Agronômica. Para ela, o sentimento de plantar as mudas é único. "É importante, é uma sensação única. Daqui uns anos ao passar por aqui vou poder dizer ‘Nossa, aquela ali eu que plantei’. Isso é ter história para contar, é muito gratificante”, diz a acadêmica.

 

A Praça dos Girassóis tem área de aproximadamente 570 mil m², sendo a maior da América Latina e a segunda maior praça do mundo, contando com vários pontos turísticos de visitação como o Memorial Coluna Prestes, o Monumento aos 18 do Forte de Copacabana, o Monumento de Súplica aos Pioneiros, o Relógio do Sol, entre outros. Mas, de acordo com o engenheiro agrônomo, percebeu-se que a visitação aos pontos pode ser ampliada com a arborização da praça.

 

“A ideia é melhorar a arborização da praça. As pessoas que caminham pelo local reclamam que tem muito sol, pouco sombra, e nos estacionamentos também. Então, vamos melhorar essa questão com árvores nativas cultivadas pela Unitins”, explica o coordenador do curso de Engenharia Agronômica da Unitins, professor doutor Arison José Pereira.

 

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, que acompanhou a ação e fez o plantio de algumas mudas com os alunos e secretários de Estado, ressaltou que a segunda etapa do projeto de arborização deverá ser desenvolvida no segundo semestre envolvendo também o curso de Sistemas de Informação da Universidade Estadual, com alunos produzindo mecanismos ou ferramentas tecnológicas de identificação das plantas, com QR Code para que os visitantes possam conferir nos smartphones qual espécie é aquela: nome popular, nome científico, entre outras informações técnicas.

 

As mudas doadas pela Unitins foram cultivadas no viveiro localizado no Complexo de Ciências Agrárias (CCA) da universidade, em Palmas. O reitor Augusto Rezende pontuou que a instituição está aberta a novas parcerias para contribuir com a arborização da Capital e de todo o Estado.

 

Ação integrada

O projeto de arborização será realizado de forma integrada entre a Unitins e a Governadoria, contando com apoio de outras patas do Governo como Naturatins, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria da Administração (Secad) e Secretaria de Comunicação Social (Secom).

 

Para Edson Cabral, secretário de Administração, o plantio de mudas iniciado hoje “é um gesto simples, porém muito importante e que demonstra também um olhar para as gerações futuras”. Cabral pontuou que a Praça dos Girassóis é um ponto de convivência, passeio e lazer familiar que ganhará muito com o conforto térmico propiciado pelas sombras das árvores.

 

Além da arborização

A secretária da Governadoria, Juliana Passarin, ressaltou que o Governo está trabalhando na revitalização da Praça dos Girassóis, indo muito além da arborização. De acordo com ela, há o cuidado com a iluminação da praça, que está sendo melhorada, instalação de bebedouros de água no local, sendo que um já está ativo na academia da praça, e reforma em alguns pontos turísticos como o Memorial Coluna Prestes.  (Ascom/Unitins).

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira