Thursday, 17 de October de 2019

GERAL


Evangélicos no TO

Universo de 60 a 80 mil eleitores

25 Aug 2010

O número de eleitores evangélicos é crescente no Tocantins. Segundo candidatos a uma vaga nas eleições deste ano, seja para deputado estadual ou federal, estima-se que cerca de 60 a 80 mil eleitores são evangélicos. De acordo com as estatísticas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/TO), o Estado apresenta um total de 948.920 eleitores. Na capital, o TRE-TO contabiliza 140.245 eleitores. Conforme a matemática dos números, quase 10% do eleitorado tocantinense é evangélico.
 
Os candidatos ao governo do Estado, Carlos Gaguim (PMDB) da coligação Força do Povo, e Siqueira Campos (PSDB), da coligação Tocantins Levado a Sério, buscam de forma “intensa” o apoio desses eleitores, tanto que no início desta semana, ambos realizaram reuniões com a classe.
 
Segundo o cientista político, professor João Portelinha, as religiões estão cada vez mais envolvidas nas políticas, e o número de eleitorado é crescente. “A tendência desse eleitorado é aumentar cada dia mais. Daqui uns 10 anos, podemos ter um candidato à presidência da República evangélico. A tendência é essa. Hoje, os candidatos escolhidos por esse eleitorado são preferencialmente evangélicos. O voto do evangélico a seu candidato é quase sempre certo, é voto cativo”, disse.
 
Questionado sobre os programas eleitorais veiculados na rádio e televisão, onde vários candidatos fazem uso da palavra “Deus” em seus discursos, o professor Portelinha disse que os candidatos brincam com o povo brasileiro. “Eles usam esse artifício para induzir o eleitor, mas é necessário cuidado para não transformar a Igreja de Cristo em um partido político”, diz.
 
Candidatos
O deputado estadual e candidato à reeleição, Pastor Pedro Lima (PR), voltou à base do governador e candidato à reeleição, Carlos Gaguim (PMDB). O pastor apoiava no início da campanha o candidato da coligação Tocantins Levado a Sério, Siqueira Campos (PSDB). Segundo o pastor Pedro Lima, 80% dos evangélicos da Ciad-Seta (Convenção Interestadual das Assembleias de Deus do Serviço de Evangelização do Tocantins e do Araguaia) exigiram que voltasse à base do Gaguim. “Temos uma base muito forte, e decidi seguir a orientação e pedido do nosso povo”, disse.

Na visão do candidato Pastor Delmore (PSDB), o aumento do eleitorado evangélico é crescente em todo o Brasil. “É algo inédito, histórico. Esses eleitores têm trabalhado a política da boa-fé e não usamos a igreja para pedir voto”, disse, informando ainda que política e religião não se misturam. “Até certo ponto política e religião não se misturam, para que isso aconteça é preciso muita cautela e fé”, disse.

COMPARTILHE:


Confira também:


Divisa de Estados

Governadores Mauro Carlesse e Mauro Mendes destacam aspectos positivos da rodovia Transbananal

Trecho em questão tem cerca de 90 km e corta a Ilha do Bananal, de Formoso do Araguaia (TO) a São Felix (MT).

Saúde

Opera Tocantins realiza quase 70 cirurgias em 10 dias e espera fechar outubro com mais de 150

As cirurgias acontecem em diversas Unidades Hospitalares do Tocantins sempre em horários diferenciado, fora da carga horária ordinária, como sábados, domingos, feriados, dias de ponto facultativo e ou em período noturno/madrugada.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira