Saturday, 14 de December de 2019

GERAL


África do Sul

Vantagens e desvantagens da Copa

29 Jun 2010

O sonho de qualquer país é  poder sediar uma Copa do Mundo. No Brasil não é diferente. Por ser ano de Copa, os alunos do 6º ao 9º ano do Centro Pedagógico Princípio da Sabedoria realizaram na última semana um workshop com o tema: “África do Sul e suas diversidades”. O objetivo do evento, segundo a coordenadora pedagógica da escola, Glaciane Durão, é mostrar aos alunos as riquezas que cada país possui. “Neste workshop estudamos as culturas, os recursos naturais, a religião, a economia e as vantagens e desvantagens de uma Copa do Mundo para o país que a sedia”, disse.

Para envolver os alunos, a escola trabalhou a confecção de maquetes, cartazes, apresentações de danças culturais e teatro. Segundo a aluna do 9º ano, Michelle Vargas Soares, 13 anos, a experiência foi enorme e conseguiu ter outra visão de uma Copa do Mundo. “A África do Sul é um país de miséria, mas com os estudos notamos que tem uma cultura brilhante, uma religião muito forte. Tem sido maravilhoso estudar a fundo a África do Sul”, argumenta a estudante.

Além das vantagens, foram apresentadas também as desvantagens de uma Copa do Mundo. Segundo a estudante do 8º ano, Ana Carolina Santana de Araújo, antes, durante e depois da Copa, o país sofre e ganha. “A Copa gera aumento de impostos, mas o país tem que investir muito dinheiro para a construção da estrutura do evento. No caso da África, a população local tem baixa qualidade de vida. Assim os recursos que a beneficiariam foram utilizados para a copa. Esta é uma das desvantagens que fica nos bastidores da organização”, disse.


Brasil


A realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil também foi discutida pelos alunos, professores e pais de alunos. De um lado há aqueles que pensam e apostam nos grandes investimentos no país, mas também há muitos que desacreditam e acham que os projetos do governo trarão gastos enormes. Para estes, esta verba deveria ser investida nos setores com dificuldades no Brasil como a saúde e a educação.  

“Para que tenhamos bons resultados, o governo brasileiro precisa trabalhar de forma ostensiva e de forma ambientalmente saudável”, explica a estudante Ana Carolina.


Integração

A ação da escola agradou não somente os alunos, mas também os pais dos estudantes. Segundo a mãe Júlia Gomes de Sá, o Princípio da Sabedoria sempre realiza eventos que abordam assuntos de grande relevância, incluindo toda a família. “Todos os dias aprendo uma coisa nova com minha filha. Participo de todas as atividades da escola. É uma delícia me envolver com os projetos da escola”, argumenta Júlia, mãe da Camila Sá, 10 anos, 7º ano.
 
Quem também não perde um evento da escola é a mãe da Catarina Aires, 10 anos, 7º ano, Narriman Aires. “Aqui somos uma família muito feliz. Esses eventos deixam as crianças livres para pensar, criar e aprender. Fico encantada com a felicidade estampada nos olhos delas. Eles sentem prazer em vir para a escola. O Princípio da Sabedoria e toda sua equipe estão de parabéns”, finaliza.

COMPARTILHE:


Confira também:


SSP

Polícia Civil prende três pessoas e apreende 10,5 kg de pasta base de cocaína

Policiais monitoraram por cinco meses atuação criminosa. Droga era oriunda do estado do Mato Grosso.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira