Saturday, 17 de February de 2018

Saturday, 17 de February de 2018

GERAL


Programa Tesouro Ver

Vice-presidente do Naturatins participa de apresentação do Programa Tesouro Verde

19 Oct 2017

Tânia Caldas/Governo do Tocantins
 
O Vice-presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Edson Cabral, esteve na manhã desta terça-feira, 17, em evento promovido pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), no auditório da Escola de Gestão Fazendária (Engefaz), durante a apresentação do "Programa Tesouro Verde", projeto piloto da Sefaz/GO, que busca aliar a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico por meio da comercialização de créditos de florestas de matas nativas.
 
Para o gestor do Naturatins a proposta do "Programa Tesouro Verde" é inovadora e requer aprofundamento na análise e discussão no Conselho Estadual do Meio Ambiente do Tocantins (Coema/TO). Segundo ele, o Programa apresentado consiste em valorar os ativos ambientais do estado do Tocantins de maneira integrada em uma plataforma digital de monitoramento.
 
"A iniciativa da Secretaria da Fazenda em discutir o assunto já implantado no vizinho estado de Goiás, é uma oportunidade para ampliar a integração dos atores públicos e privados, na construção de um modelo de desenvolvimento sustentável para o estado do Tocantins", apontou.
 
O vice-presidente considerou que é muito importante pensar em formas de remuneração para a conservação florestal. "É um desafio cultural que precisamos inserir na agenda econômica e social do Tocantins", concluiu.
 
O secretário da Fazenda, Paulo Antenor, destacou que a Sefaz/TO deve empreender estudos mais aprofundados sobre o assunto e buscar a transversalidade entre as secretarias afins, como Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e com o Naturatins. "Temos que nos debruçar em políticas em longo prazo, para não perder a oportunidade de negócios e de recursos", considerou.
 
O "Programa Tesouro Verde", foi apresentado pela coordenadora do  "Programa Brasil Mata Viva", Maria Tereza Umbelino e pelo servidor da Secretaria da Fazenda do estado de Goiás, Moacyr Salomão.
 
Além do vice-presidente do Naturatins, Edson Cabral prestigiaram o evento a subsecretária da Sefaz, Dilma Caldeira, o subsecretário da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Fábio Lelis, o diretor do Núcleo Regional da Defensoria Pública, em Palmas, o defensor Leonardo Coelho, no ato representando o Defensor Geral, Murilo da Costa Machado, o diretor da Secretaria de Planejamento, Romildo Dias, representando o secretário do Planejamento e Orçamento, Davi Torres. Também estiveram presente técnicos da Sefaz, Semarh e Naturatins.
 
Programa Brasil Mata Viva

O Programa Brasil Mata Viva nasceu da articulação de pessoas, comunidades rurais e instituições, na busca das soluções de proteger a natureza de acordo com a exigência legal. O Programa tem metodologia reconhecida internacionalmente pela BMV Standart, padrão de caracterização de créditos, que preconiza a Geração de Unidades de Créditos de Sustentabilidade, a partir da medição de indicadores ambientais, sociais e econômicos em regiões de florestas resultantes da medição de estoques de carbono.
 
Tesouro Verde

O programa piloto implantado no Estado de Goiás, alia o desenvolvimento econômico à preservação ambiental, criando condições para que sejam disponibilizados no mercado para comercialização os créditos de florestas, considerados ativos de natureza intangível originários da atividade de conservação e ampliação de florestas nativas tanto públicas quanto privadas. Com isso, objetiva-se estimular a expansão da base econômica em consonância com a dinâmica da economia verde. Para saber mais informação sobre a plataforma Tesouro Verde o acesso é pelo www.plataformatesouroverde.com.br. (Colaboração - Joésia Cardoso)

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

1

PARABÉNS!
PARABÉNS!

2

BOM
BOM

1

AMEI!
AMEI!

1

KKKK
KKKK

3

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

2

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

1

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Palmas

Prefeitura não cobrará mais taxa de revisão de IPTU

Zini reafirmou que a Prefeitura está à disposição dos contribuintes que observarem eventuais divergências de valores do imposto.

Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores

Prefeito da Capital reforça que gestão está aberta para atender a contribuintes que observarem eventuais distorções no valor venal do imóvel, base de cálculo do imposto


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7

Por Daniel Nascimento-e-Silva*


Palmas

Amastha prestigia abertura de empreendimento que investiu meio milhão de reais em Palmas

O empresário Daniel Oliveira, um dos sócios do Wings, afirmou que o planejamento para a instalação do estabelecimento começou há um ano e meio e há oito meses começou a implantação


Tocantins

Projetos sociais desenvolvidos nas unidades prisionais do Tocantins transformam vidas de detentos


Palmas

Prefeita em exercício entrega chave da cidade para presidente do Comadec


Ataídes

Em reunião com trabalhadores rurais, Ataídes concluiu programação no Bico do Papagaio, nessa quinta


Brasil

Deputados do Tocantins são homenageados por vereadores de todo Brasil


Câmara

Líderes de Câmaras Municipais de todo o país são recebidos na Câmara de Palmas


Irrigação

O que é irrigação inteligente?



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira