Friday, 22 de February de 2019

GERAL


Serviço

Viveiro municipal de Tocantínia produz e distribui gratuitamente mudas de árvores frutíferas e nativas

08 Jan 2019    21:03    alterado em 08/01 às 21:03
Viveiro municipal de Tocantínia produz e distribui gratuitamente mudas de árvores frutíferas e nativas

A Prefeitura de Tocantínia por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Saneamento Básico, implantou o viveiro municipal para produção de mudas de árvores frutíferas e nativas da região para distribuir gratuitamente para os agricultores e comunidades indígenas com objetivo de recuperar nascentes dos rios e áreas degradadas no município.

Há um ano que o projeto de produção de mudas vem sendo desenvolvida pela prefeitura, onde antes o sistema de produção do viveiro era administrado pela Associação da Brigada de Incêndio Indígena Xerente do PREVFOGO/IBAMA, tendo como parceira a prefeitura.

Para o Secretário do Meio Ambiente, Francisco Nardes, o projeto tem o propósito de implantar o sistema de agroflorestal nas comunidades indígenas, além de recuperação das nascentes dos rios que estão sendo comprometidas no período de longa estiagem na região.

Os indígenas tem uma cultura ancestral de fazer roças tradicionais chamadas de “roça de toco” para cultivar cereais para o sustento da família. E praticamente quase todas as roças são feitas nas matas ciliares. Com a técnica do sistema Agroflorestal pretende-se recuperar todas as áreas de roças que foram desmatadas para plantação. Isso já está acontecendo com a participação das comunidades indígenas no processo de agrofloresta.
Agrofloresta é um sistema de produção que geralmente imita o que a natureza faz  normalmente com o solo sempre coberta pela vegetação. São vários tipos de plantas na mesma área protegendo uma as outras, ajudando a combater as pragas e doenças, dispensando a utilização de venenos nas plantas. Nesse sistema é encontrada uma mistura de culturas anuais como: árvores perenes e frutíferas e leguminosas.

Além da implantação do sistema de agrofloresta, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente já vem realizando nesse ano, o plantio de mudas de árvores nativas nas nascentes e as margens dos córregos Cercadinho, Salete e Jacó, e com a perspectiva de aumentar a plantação no próximo ano de 2019. 

COMPARTILHE:


Confira também:


Reunião

Governo e Prefeitura de Palmas debatem ICMS do diesel, regularização fundiária e hospital da Capital

Reunião ocorreu no fim da tarde desta quinta-feira, 21, no Palácio Araguaia

Impasse

Defensor Público atende chacareiros envolvidos em conflito agrário que perdura quase 30 anos

Área tem decisão para reintegração de posse, mas moradores alegam que adquiriram as terras e não foram ouvidos pela Justiça


TO-040

Governo vai reconstruir TO-040 entre Dianópolis e divisa com Goiás

A obra faz parte da nova fase do contrato de financiamento para o Estado pelo Banco Mundial, em um montante em torno de R$ 500 milhões, que prevê outras metas e estratégias para o Projeto de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (PDRIS) a serem cumprida


Saúde

Governo institui Câmara Setorial para agilizar compra de materiais e remédios na área da Saúde

Conforme o decreto, a Câmara de Acompanhamento de Ações e Serviços de Saúde se reunirá em sessões semanais, não sendo seus membros remunerados para a função.


AL Tocantins

Deputados aprovam projetos do Ministério Público, TJ e Defensoria Pública


Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado


Campo

Paulo Carneiro recebe em seu gabinete o presidente da APROSOJA Tocantins



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira