Wednesday, 21 de August de 2019

GERAL


Norte

Votorantim Cimentos capacita jovens em Xambioá

25 Aug 2009

No último dia 14/08, o Programa Evoluir, uma iniciativa da Votorantim Cimentos em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (SENAI), formou a primeira turma do curso técnico de Manutenção Mecânica em Xambioá, norte do Tocantins. São 24 alunos que depois de quase um ano de aulas diárias estão capacitados para o mercado de trabalho.

A cerimônia de formatura foi realizada na Feira Coberta de Xambioá. O evento contou com a participação dos formandos, seus familiares e convidados, além de representantes da Votorantim Cimentos, do SENAI e da prefeitura municipal.

O Programa Evoluir oferece cursos de capacitação técnica para jovens de cidades onde a Votorantim atua, ministrados em parceria com instituições de educação profissional, como o SENAI. Os alunos recebem transporte, uniforme, alimentação e bolsa-auxílio. Centenas de jovens já foram formados em todo o Brasil pela iniciativa que existe há quase 20 anos.

É o caso de Aline Santos Santana, de 19 anos. Ela sempre sonhou em fazer faculdade de Engenharia Mecatrônica, mas sem condições de pagar um curso superior viu no curso técnico de Manutenção Mecânica a chance de mudar de vida. "Acredito que vai ser mais fácil conseguir um emprego na área que gosto, porque agora sou uma profissional qualificada", comemora.

Amauri Sousa Amorim, 20 anos, também concluiu o curso técnico e concorda com a colega Aline Santana. Segundo o jovem, o programa foi uma experiência nova e ele pretende seguir carreira na área. "Quero colocar em prática tudo o que aprendi no curso e sei que meu esforço vai valer à pena, pois agora tenho formação para conseguir um bom emprego", diz Amauri.

 

Programa Evoluir

O Programa Evoluir, realizado pela Votorantim Cimentos e pelo Instituto Votorantim, promove a formação profissional de jovens entre 16 e 24 anos residentes em localidades onde a empresa possui unidades. Em 20 anos o programa já formou centenas de jovens em todo o Brasil.

Por meio do Programa Evoluir, a Votorantim Cimentos oferece aos jovens oportunidades de formação técnica em Manutenção Industrial Mecânica, Elétrica ou Mineração. Os cursos contemplam atividades socioeducativas, que priorizam o desenvolvimento pessoal, comunitário, profissional e ético dos jovens participantes.

Em 2009, dez municípios estão contemplados pelo programa, beneficiando cerca de 330 jovens nos estados de Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e no Distrito Federal.

 

Sobre a Votorantim Cimentos

Com mais de 70 anos (foi fundada em 1936), a Votorantim Cimentos possui atualmente operações no Brasil, Estados Unidos, Canadá e Bolívia. Uma das dez maiores empresas globais do setor de materiais básicos de construção, é líder no mercado brasileiro com mais de 40% de participação. Possui uma linha completa de produtos com mais de 40 itens nos segmentos de cimento, concreto, agregados, argamassa, rejuntamento, cal hidratada, gesso e calcário agrícola.

Entre suas diversas marcas, destacam-se Itaú, Votoran, Poty, Tocantins, Aratu, Votomassa e Engemix. Possui 34 unidades de produção no Brasil, 7 nos Estados Unidos e 1 na Bolívia. Mais de 100 centrais de concreto no Brasil e 150 na América do Norte. Tem aproximadamente 12 mil funcionários no Brasil e no Exterior. Em 2007, obteve faturamento líquido de R$ 5,6 bilhões e geração líquida de caixa (EBITDA) de R$ 1,6 bilhão.

COMPARTILHE:


Confira também:


Justiça

União pode bloquear repasses voluntários a estados, decide STF

A possibilidade do bloqueio está prevista no artigo 11 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), cuja validade é julgada nesta quarta-feira pelo plenário do Supremo.

Saúde

Pacientes do Tocantins correm o risco de ficar sem diálise

Instituto de Doenças Renais não recebe repasses desde abril. 140 pacientes serão prejudicados pela ausência de recursos para oferecer o tratamento adequado


Fotografia

Dia da Fotografia com a TIM: dicas para tirar boas fotos e ofertas em smartphones

Quando o assunto é fotografia, o foco é o mais importante na hora de fazer os cliques. O elemento a ser destacado deve estar claro e bem posicionado.


Festival Gastronômico

Prefeitura lança programação artística do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu

Os pratos serão avaliados por profissionais das áreas de alimentos e bebidas de Palmas para seleção dos vencedores do festival.


AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal


EDP

Projeto Aprender e Crescer inicia mais uma etapa em Palmas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira