Monday, 14 de October de 2019

GERAL


Ajuste Fiscal

Wanderlei Barbosa ressalta ajuste fiscal e ordem de construção da Ponte de Porto Nacional

01 Oct 2019    20:16
Divulgação Wanderlei Barbosa ressalta ajuste fiscal e ordem de construção da Ponte de Porto Nacional

O equilíbrio fiscal na administração pública é a chave para o crescimento. Foi seguindo este objetivo, focado na responsabilidade fiscal que a gestão do governador Mauro Carlesse e do seu vice-governador Wanderlei Barbosa, colocou o Tocantins nos trilhos, resgatando a credibilidade do Estado e a confiança da população. Depois de anos de estagnação da economia e de desequilíbrio financeiro provocados por administrações passadas.

A responsabilidade com os gastos públicos e a consequente adequação do Tocantins com a Lei de Responsabilidade Fiscal alcançada pelo Governo atual já gera resultados, o Estado voltou a pagar os salários de todos os servidores, a partir deste mês de outubro, no primeiro dia útil de cada mês.

Nova Ponte de Porto Nacional

Com equilíbrio das contas e reenquadrado à Lei de Responsabilidade Fiscal, o Tocantins passa a ser visto com mais credibilidade. Os desentraves começam a ocorrer e as obras se tornam concretas. Nesta segunda-feira 30 de setembro, o Governo autorizou o início das obras da construção da nova ponte de Porto Nacional.

O governador em exercício, Wanderlei Barbosa, ressalta a importância da obra da ponte para a economia do Tocantins. “A ponte tem uma importância histórica na economia e desenvolvimento de Porto Nacional e região. Essa obra é esperada há mais de 40 anos, já que apresenta problemas desde o primeiro ano de sua construção. Porto Nacional, e todo o Tocantins, vivem a expectativa da construção da nova ponte, que nunca aconteceu, embora tenha sido anunciada por vários governadores, inclusive com eventos. Desta vez é diferente. O governador Mauro Carlesse tomou a atitude transparente e eficiente que é a construção da nova ponte pela empreiteira Rivoli, que atualmente está desimpedida de qualquer embaraço legal para iniciar as obras. Então, o Governo retoma essa obra histórica de grande importância para a região de Porto Nacional e todo o Estado”, explica Wanderlei Barbosa.

Emirados Árabes

Como estado que, na contramão da maioria dos demais, trilha um caminho de crescimento da economia e equilíbrio das contas públicas, o Tocantins chama a atenção dos olhares internacionais. O governador Mauro Carlesse está em Dubai até onde assinou, na segunda-feira, 30, com o subsecretário de Comércio Exterior e Indústria do Ministério da Economia da União dos Emirados Árabes, Abdulla Al Saleh, e o diretor Executivo da Agência de Desenvolvimento de Investimentos de Dubai, Fahad Al Gergawi, um Memorando de Entendimento entre o Governo do Tocantins e o Governo da União dos Emirados Árabes (UEA). O documento permite uma condição especial de negociação com a Federação e o Tocantins é o primeiro dos estados brasileiros que tem acesso às portas de negociações dos Emirados Árabes em 2019.

Saúde

Também na área da saúde o Tocantins retoma o caminho do equilíbrio, entrando para o seleto grupo de estados com serviços de cirurgias cardíacas pediátricas congênitas, procedimento de alta complexidade que irá atender a demanda reprimida de pacientes que estavam sendo encaminhados para outros estados. Em setembro foram realizadas em Araguaína, no Hospital Dr. Eduardo Medrado, dois procedimentos cirúrgicos em crianças de dois e quatros anos que aguardavam na Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade (CNRAC). As cirurgias foram um sucesso e as crianças passam bem, sendo acompanhadas pela equipe multiprofissional do Hospital.

De 2016 a 2018, o Estado do Tocantins gastou cerca de dez milhões de reais com transferência de pacientes para outros Estados em busca de tratamento cirúrgico cardíaco, este total foi gasto com a transferência de apenas 52 crianças que buscaram o atendimento via judicial. Se contabilizados os pacientes regulados pela CNRAC, este gasto é muito maior, pois no mesmo período foram transferidas 136 crianças.

Atualmente existem cerca de 11 centros de tratamentos cardíacos pediátricos no país, sendo que a maioria deles está localizada no Sul e Sudeste. Com a implantação do serviço, o Tocantins se torna referência para a Região Norte e Nordeste, dando um grande salto na qualidade dos atendimentos prestados em alta complexidade para crianças.


COMPARTILHE:


Confira também:


Campo

Carlesse lança plantio da safra 2019/2020 e destaca investimentos do agronegócio no Tocantins

Safra 2018/2019 deve alcançar 4,8 milhões de toneladas, valor 6% superior ao da safra anterior

Investimentos

Governador Mauro Carlesse recebe executivos da VLI e conhece novos projetos da empresa para o Estado

Na oportunidade, Governador convidou os executivos a participarem da audiência pública sobre a construção da Transbananal, em Gurupi, no próximo dia 18



Sul do TO

Governador e Primeira-dama prestigiam festa das crianças em Gurupi

Na ocasião, o governador Mauro Carlesse anunciou o lançamento do programa Pátria Amada Mirim, na próxima quinta-feira, em Palmas


Consumidor

Procon Tocantins oficia MPE sobre devolução do dinheiro dos ingressos da ExpoPalmas

A data anunciada para a ExpoPalmas foi de 18 a 22 de setembro. Mesmo com dois dias de evento, no dia 20 se setembro foi anunciado o cancelamento de todos os shows.


Contratempo

BRK não cumpre contrato e causa transtornos para população de Colinas

Para a renovação do contrato com a empresa de saneamento, a gestão do município fez algumas exigências, sendo elas: a universalização do fornecimento de água e esgoto; reparos em ruas e avenidas; e o investimento no valor de R$ 1 milhão na forma de obras


Educação

Projeto pede inclusão de mensagens no combate ao abuso sexual infantil e o consumo de drogas nos livros das escolas públicas de Palmas


Ação

DPE realiza mais uma edição do “Transforme uma vida: apadrinhe uma criança” no Lar Batista


Consumidor

Com 70% de acordos feitos, Procon Tocantins divulga balanço da Semana de Renegociação de Dívidas


SSP

Tocantins é beneficiado com projetos e recursos em reunião do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Segurança Pública


Palmas

A Semana Nacional do Crédito abre caminhos para pequenos empresários alavancarem negócios


Política Florestal

Instaladas comissões especiais que vão analisar política florestal e regularização fundiária



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira