Saturday, 20 de July de 2019

JUSTIÇA


Judiciário

Agenda Ambiental no TJTO inicia com sensibilização de magistrados e servidores

22 Nov 2014

O Tribunal de Justiça do Tocantins deu início nesta sexta-feira (21/11) ao projeto A3P, Agenda Ambiental na Administração Pública. Até o fim da tarde, magistrados e servidores representantes das 42 comarcas do estado participam de palestra de sensibilização sobre a questão socioambiental. Os trabalhos foram abertos pela presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente e pelo gestor do projeto, juiz Pedro Nelson de Miranda Coutinho.

Em seu discurso a presidente falou da importância do projeto ambiental para o Judiciário. "O Tribunal já tem ações socioambientais, mas que ocorrem de forma isolada. O A3P vem fortalecer e propagar essas boas iniciativas envolvendo todos nós que servimos a Justiça no Tocantins. Tenho certeza que esse projeto vai ser exemplo no Estado", afirmou a desembargadora Ângela Prudente.

Na oportunidade a presidente do Tribunal de Justiça assinou a Portaria nº4.119, que constitui a Comissão Gestora de implantação do A3P no âmbito do Poder Judiciário, tendo como presidente o juiz Pedro Nelson.  
Para o gestor do projeto, o A3P traz uma reflexão para o Judiciário sobre os processos de trabalho à luz da sustentabilidade. "A força deste projeto é a incorporação por cada um de nós de um novo paradigma, pensando profundamente no futuro que queremos para nós e nossos descendentes", reforçou o juiz.

Uma das primeiras iniciativas adotadas pelo Tribunal como reflexo da implantação do A3P foi a confecção de canecas de fibras de coco para servidores e magistrados, em substituição aos copos descartáveis. O material será encaminhado e distribuído no Tribunal de Justiça e em todas as comarcas tocantinenses. Além disso, serão tomadas ainda medidas para uma melhor gestão de resíduos, licitações sustentáveis, uso racional de recursos, dentre outras.

Palestras
O programa Agenda Ambiental na Administração Pública, conhecido pela sigla A3P, foi desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente. A abertura no Judiciário tocantinense contou com a presença da coordenadora do programa pelo Ministério do Meio Ambiente, Ana Carla Leite de Almeida e da assessora chefe de Gestão Socioambiental do Superior Tribunal de Justiça, Ketlin Feitosa Albuquerque, como palestrantes do evento.

Durante sua apresentação a coordenadora do projeto disse que é preciso satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias demandas. Ana Carla reforçou ainda que “nós brasileiros fomos criados com a concepção de que o Brasil é um país extremamente abundante ambientalmente e de que esse recurso natural não vai acabar. Isso dificulta a implantação de uma consciência ambiental". A palestrante ainda afirmou que para um mundo sustentável é preciso mudança de atitude. No período da tarde os participantes acompanham a palestra da assessora do STJ Ketlin Feitosa.

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira