Friday, 19 de July de 2019

JUSTIÇA


Carta de São Paulo

Colégio de Presidentes chega ao fim com manifestação sobre as competências da Justiça Eleitoral

07 Jul 2019    23:43    alterado em 07/07 às 23:43
Lucas Nascimento Colégio de Presidentes chega ao fim com manifestação sobre as competências da Justiça Eleitoral

Os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais deliberaram, ao fim da tarde desta sexta-feira (05/07), sobre as proposições resultado dos debates da 76ª edição do Colégio de Presidentes dos TREs (Coptrel). Foram dois dias de programação, organizada pelo TRE-SP na capital paulista.

Conforme a Carta de São Paulo, os magistrados deliberaram pela realização de estudos mais aprofundados sobre os impactos da proposta de unificação das eleições no processo eleitoral e as repercussões da medida para o eleitorado. Os presidentes também reafirmaram que a Justiça Eleitoral tem “plenas condições de exercer o processamento e julgamento dos crimes comuns conexos aos eleitorais, nos termos da decisão do Supremo Tribunal Federal no inquérito 4435” e definiram pelo incentivo de práticas voltadas à sustentabilidade e proteção do meio ambiente no âmbito da Justiça Eleitoral.

Durante todo o dia, diversos temas foram abordados em painéis sobre temas como a utilização da inteligência artificial na Justiça, os impactos da unificação das eleições, o atual cenário econômico brasileiro, as metas e indicadores do Judiciário. Já o ministro aposentado Eros Grau fez uma palestra sobre “A Lei e a Justiça” e também foi apresentado um relatório dos debates realizados na reunião de diretores gerais e no encontro dos assessores de comunicação.

Para o presidente do TRE-TO, desembargador Eurípedes Lamounier, o encontro foi bastante produtivo e oportuno para a nova gestão que se inicia no Tocantins.  “Foi uma grata satisfação tomar posse no dia primeiro e já ter tido a oportunidade de participar de um evento dessa magnitude. Os assuntos tratados aqui no Coptrel têm muita relevância e guardam muita similitude com o que se propõe a justiça eleitoral”, ponderou. Ainda conforme o presidente, o encontro é fundamental para aprimorar cada vez mais o processo eleitoral. “As eleições respaldam a questão do governo democrático e devemos trabalhar para que a Justiça Eleitoral avance cada vez mais”, complementou.

“Esse 76º encontro foi muito produtivo. Nos preocupamos com a estrutura dos tribunais, com a preparação dos tribunais para as próximas eleições no tocante aos aspectos materiais e as funcionalidades; estivemos a discutir questões relativas às mídias sociais, sobre o funcionamento dos tribunais dentro das suas competências e novas atribuições. Tudo isso procuramos discutir para sugerir melhorias e aprimorar o processo eleitoral como um todo”, avaliou o presidente do Coptrel, desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, presidente do TRE-SP.

COMPARTILHE:


Confira também:


Internet

Por eventuais abusos, Procon notifica FaceApp, Apple e Google sobre aplicativo que envelhece usuários

O app, sucesso nas redes sociais, simula faces em idades avançadas

TRE-TO

Justiça eleitoral promove debate com indígenas e fomenta inclusão dos povos no processo político

O projeto de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas é realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), por meio da Escola Judiciário Ministro Humberto Gomes de Barros.



TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef

Nesta temporada, todos os desafios do MasterChef Brasil seguem valendo prêmios. Após a conquista do avental, os vencedores das provas individuais acumularão R$ 1 mil em compras no cartão Carrefour


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019

As inscrições dos reeducandos e socioeducandos iniciaram dia 15 e finalizam dia 26. As provas acontecem dia 8 e 9 de outubro.


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019

O presidente da Adetuc destacou também o importante papel que órgãos do Governo têm tido para colaborar a realização da temporada de praias deste ano.


Investimento

Wanderlei Barbosa apresenta ações de turismo e cultura à artesãos de Taquaruçu


SSP

Com base em investigações da Polícia Civil Ministério Público denuncia servidora por peculato


Tocantins

Inscrições para o 1° Prêmio de Jornalismo da Adpeto continuam abertas


Campo

Comunidade rural se torna caso de sucesso por meio do Crédito Fundiário


Segurança

Duas crianças vítimas de acidente de trânsito no Sudeste do Tocantins são resgatadas pela aeronave da SSP


História de transformação

Dona Naninha e família são homenageadas em evento em Natividade (TO)



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira