Thursday, 02 de April de 2020

JUSTIÇA


Alerta

Defensoria Pública requer prevenção contra o coronavírus a prefeituras que integram o Jalapão

20 Mar 2020
Defensoria Pública requer prevenção contra o coronavírus a prefeituras que integram o Jalapão

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em Ponte Alta do Tocantins requer providências imediatas de prefeituras que integram o Jalapão devido à intensa movimentação turística na região e à maior exposição da população à contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19). Ofícios e Recomendações foram expedidos aos municípios de Mateiros, Pindorama do Tocantins e Ponte Alta do Tocantins nesta quarta-feira, 18. 

O expediente recomenda aos poderes públicos das localidades a adoção de diversas providências, entre elas, a principal é a análise urgente da necessidade de suspensão do funcionamento de atrativos turísticos situados nos municípios, conforme a legislação aplicável e os parâmetros que conformam competência municipal relativa ao pedido.

Segundo a defensora pública Isabella Faustino Alves, o pedido é baseado no grande trânsito e fluxo de pessoas na região. “O fato da região do Jalapão, conhecida inclusive internacionalmente, tratar-se de um dos pólos mais turísticos do Estado do Tocantins, se não aquele que mais recebe turistas de outros Estados, torna sua população, neste momento, especialmente exposta à transmissão da pandemia.

Providências
A recomendação também requer a análise administrativa pelas Prefeituras acerca da viabilidade de promover, temporariamente, a suspensão de atendimentos ao público em repartições dos municípios, de modo a cooperar com as ações de prevenção ao contágio comunitário, assegurando o atendimento às demandas urgentes por meios telefônicos e digitais.

Quanto ao sistema de saúde, o pedido é para análise da necessidade de aquisição, por parte do município, de testes para detectar o Covid-19 e de ventiladores respiratórios adicionais para casos mais graves de contágio, além da urgente disponibilização de equipamentos de proteção individual aos profissionais de saúde do município.

A DPE-TO requisitou informações sobre quais providências foram adotadas com vistas aos eventuais atendimentos de pessoas suspeitas ou infectadas com o novo coronavírus. Foi demandado, ainda, as escalas de plantões das unidades de saúde daqueles municípios, bem como de outros serviços disponíveis e relação dos profissionais vinculados às unidade de saúde.

Sistema educacional
A defensora pública Isabella Faustino também encaminhou, mas nesta quinta-feira, 19, outras recomendações aos municípios de Ponte Alta do Tocantins, Pindorama e Mateiros, sendo estes últimos documentos focados nas ações de precaução à pandemia do Covid-19 nos estabelecimentos educacionais das cidades. Os ofícios recomendam, inclusive, a suspensão temporária das atividades, isto caso esta medida já não tenha sido feita.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Número de casos de covid-19 sobe para 7.910; mortes chegam a 299

O índice de letalidade aumentou de 3,5% para 3,8%.

Contenção de Gastos

Governador discute com poderes e instituições medidas para reduzir gastos públicos por causa da queda na arrecadação

Reunião convocada pelo Chefe do Poder Executivo reuniu os gestores para debater alternativas visando adequar as despesas à nova realidade financeira em virtude da crise causada pelo novo Coronavírus



Condenação

MPTO obtém condenação de ex-prefeito de Palmas Raul Filho e da esposa por esquema criminoso envolvendo empresa responsável por limpeza e coleta de lixo

Os dois políticos e mais 12 pessoas foram denunciados pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) por formação de quadrilha, corrupção passiva, fraude à licitação, dispensa de licitação fora das hipóteses previstas em lei, apropriação indébita e desvio de


Pandemia

Governo do Estado disponibiliza informações sobre contratos referentes à Covid-19 no Portal da Transparência

O objetivo é garantir a transparência e a publicidade quanto aos gastos referentes ao enfrentamento da Covid-19 no Estado


Atendimento remoto

Após ampliação, Delegacia Virtual bate recorde e registra 1028 ocorrências em março

O número foi muito superior ao registrado em fevereiro, que fechou com 626 Boletins de Ocorrência.


DOU

Mais de sessenta municípios tocantinenses têm incremento do PAB, informa ATM


Saúde

Ambulatório do Hospital Geral de Palmas é entregue após reforma


EDUCAÇÃO E PANDEMIA

Ano letivo poderá ter menos de 200 dias, diz Ministério da Educação


Pandemia

Portaria autoriza mototaxistas de Palmas a fazerem serviço de entregas durante período de isolamento social


Infraestrutura

Trecho da TO-010, entre Lajeado e Tocantínia, começa a receber melhorias


Alerta

Ayres defende que sem isolamento social municípios não podem decretar calamidade pública



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira