Wednesday, 16 de October de 2019

JUSTIÇA


CPI

DPE-TO vai informar dados de reclamações à CPI em Gurupi sobre BRK Ambiental

22 Sep 2019    15:36
Marcus Mesquita/Ascom DPE-TO DPE-TO vai informar dados de reclamações à CPI em Gurupi sobre BRK Ambiental

O defensor público-geral no Tocantins, Fábio Monteiro dos Santos, recebeu seis representantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal de Gurupi, município localizado a 230 Km de Palmas, que está elaborando um relatório investigativo contra a concessionária responsável pelo saneamento básico, a BRK Ambiental. A reunião foi realizada nesta quinta-feira, 19, na sede da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) na Capital, contando, ainda, com a participação do defensor público e coordenador do Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor (Nudecon), Daniel Silva Gezoni.

Presidida pelo vereador Jenilson Alves de Cerqueira, a CPI –  segundo os termos de criação da mesma – foi instaurada para “investigar a atuação da empresa de saneamento básico, BRK Ambiental, dentro do município de Gurupi, em especial no tocante à cobrança de tarifa de esgotamento sanitário, cobrança de tarifa mínima, instalação de redutores de entrada de ar na tubulação e demais obrigações”.

De acordo com o vereador Sargento Jenilson, por meio do apoio informacional que a DPE-TO se disponibilizou a oferecer, a CPI vai conseguir ter acesso a uma série de dados quantitativos sobre reclamações, coletivas ou individuais, e de possíveis ações judiciais contra a concessionária investigada, o que vai ser fundamental para a conclusão do relatório final a ser formalizado.

“Nós admiramos muito o trabalho da Defensoria e sempre a enxergamos como um grande braço de apoio porque, antes mesmo de construirmos a nossa ação no município, nós sabemos que a Defensoria atua em defesa dos cidadãos de baixa renda, dos consumidores tocantinenses, da população em geral. Os defensores nos receberam muito bem e com os dados quantitativos que nos serão passados de ações impetradas, diligências e atuações da Instituição neste tipo de causa, nós vamos obter o resultado desejado”, ressaltou o Sargento Jenilson.

De acordo com o defensor público-geral Fábio Monteiro, o setor de estatísticas da Corregedoria-Geral da DPE-TO já foi acionado para realizar o levantamento das ocorrências individuais e coletivas, sejam estas por meio do Nudecon ou até mesmo pelos Núcleos em Defesa das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac). “O nosso sistema é totalmente informatizado; por isto, por meio dele, nós vamos coletar as informações quantitativas de atendimento envolvendo a concessionária”, explicou o Defensor Público-Geral no Tocantins.

Já para o coordenador do Nudecon, o defensor público Daniel Gezoni, toda ação envolvendo contratos de concessão de serviços públicos exige um esforço conjunto de diversas instituições para que a justiça se faça atuante em prol da população: “É sempre muito importante quando o Poder Legislativo abraça uma causa como esta, porque todo enfrentamento a serviços concedidos de má qualidade é uma luta ingrata. Quando atuamos juntos, enquanto Defensoria Pública, Poder Legislativo, Ministério Público e outras instituições, nós nos fortalecemos e, assim tornamos mais eficiente a defesa da população”, enfatizou Daniel Gezoni.

Comissão de Gurupi

Estiveram presentes na reunião, também, os vereadores Ataíde Leiteiro, Cláudio do Trevo, e César da Farmácia e os assessores jurídicos Thaís Farias e Uemerson Oliveira.

COMPARTILHE:


Confira também:


Orçamento 2020

Governo do Estado protocola na Assembleia Legislativa Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2020

Projeto, que foi encaminhado para apreciação dos deputados estaduais traz metas e prioridades da Administração Pública Estadual para o exercício de 2020

Refis Palmas

Defensoria Pública inicia atendimentos jurídicos no Mutirão de Negociações Fiscais

A participação da Instituição na atividade se deve à parceria estabelecida com o Tribunal de Justiça do Tocantins e com a gestão municipal de Palmas



TJTO

TJ garante apoio à iniciativa de Kátia Abreu para aumentar adoção de crianças acima de três anos

Esta foi a terceira reunião do grupo desde a realização de um seminário no final de agosto, promovido pela parlamentar, para debater o tema.


Região Central

Prefeitura divulga balanço econômico do 1º Festival Gastronômico de Miracema

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, em 10 estabelecimentos, incluindo hotéis, pousadas e dormitórios, com cerca de 320 leitos, a média de ocupação foi de 86.25%


Vestibular Unitins

Inscrições para o Vestibular Unitins 2020/1 se encerram nesta quarta-feira, 16

As provas serão aplicadas nos quatro municípios onde a Unitins tem unidade.


Palmas

Câmara autoriza Executivo a contratar financiamento para obras de infraestrutura


Campo

Simpósio do Desenvolvimento da Aquicultura mostra potencial da cadeia da produção de peixe no Tocantins


Consumidor

Projetos desenvolvidos com crianças no Tocantins são apresentados a Escola Paulista de Defesa do Consumidor


Panorama

Confiança dos empresários do comércio tem leve aumento em outubro


Segurança

Polícia Civil realiza projeto Academia Itinerante em Gurupi na próxima semana


Economia

Governador recebe empresários interessados em implantar projeto de aproveitamento do lixo



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira