Wednesday, 21 de February de 2018

Wednesday, 21 de February de 2018

JUSTIÇA


Biometria

Etapa final da Biometria movimenta Cartório Eleitoral de Araguatins

14 Mar 2017

Seguindo o cronograma de visitas às Zonas Eleitorais em processo de Biometria, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargadora Ângela Prudente, se reuniu com autoridades locais da 10° Zona Eleitoral de Araguatins, nesta segunda-feira (13/3), para tratar sobre o cadastramento biométrico.
 
Os municípios de Araguatins, Buriti do Tocantins, Cachoeirinha, Esperantina e São Bento fazem parte da 10° Zona Eleitoral, que atualmente possui 40.258 eleitores.
 
A ZE tem se destacado no atendimento e já bateu recorde de atendimento ao cadastrar em um só dia 500 eleitores. A mobilização tem sido resultado da parceria entre a Justiça Eleitoral e os cinco municípios, que cederam servidores e estão auxiliando na divulgação das informações.
 
Mas mesmo com o número grande de comparecimentos, mais de 31 mil eleitores ainda não  compareceram ao Cartório para a revisão eleitoral e o cadastramento biométrico.
 
Por isso, a presidente enfatizou que o prazo para o cadastramento não será prorrogado e termina no dia 26 de maio. "Além disso, se o eleitor não comparecer ao Cartório dentro desse prazo, não  poderá justificar a ausência, podendo ter o título de eleitor cancelado, trazendo prejuízos tanto para o cidadão quanto para o município", destacou a presidente do TRE-TO.
 
"É de extrema importância a parceria com as prefeituras para a disponibilização de local e servidores para os atendimentos itinerantes. Nesse momento precisamos unir forças em benefício dos cidadãos", destacou o juiz eleitoral José Carlos Tajra Reis.
 
O prefeito de Araguatins Cláudio Santana reforçou que o município está comprometido com o projeto da Biometria. "Trabalhamos prezando pela transparência e sabemos que a biometria é fundamental para termos eleições cada vez mais limpas, então estamos divulgando por onde passamos a importância do cadastramento", relatou.
 
O promotor eleitoral, Breno Simonassi, que também acompanhou a audiência, reforçou, "caso haja uma redução  no número de eleitores desses municípios, a população  não poderá, por exemplo, reivindicar mais leitos nos hospitais, pois o cálculo feito pela União é baseado no número de eleitores".
 
A região tem um grande número de assentamentos e após sugestão do vereador de Araguatins Sérgio Gomes, uma nova estratégia será realizada para atender eleitores da zona rural, como os distritos de Macaúba, Falcão, Natal, Povoado Transaraguaia, Araguanópolis e Maringá.
 
O chefe de Cartório, Helder Bezerra, prontamente se dispôs a atender a solicitação . "Vamos montar um cronograma e uma logística de transporte para o atendimento desses eleitores", garantiu.
 
Itinerantes

Os atendimentos itinerantes estão acontecendo nos municípios de São Bento do Tocantins e Cachoeirinha e segue até o dia 24/3. E nos municípios de Buriti do Tocantins e Esperantina acontecem do dia 27/3 até 5/5.

Também participaram da reunião o prefeito de Araguatins, Cláudio Santana, o prefeito de Buriti Américo Borges, o diretor geral do TRE-TO, Flávio Leali e o coordenador de sistemas eleitorais e logística do TRE-TO, Rogério Nogueira.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

0

PARABÉNS!
PARABÉNS!

0

BOM
BOM

0

AMEI!
AMEI!

0

KKKK
KKKK

0

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

0

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

0

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Brasil

ATM comemora aprovação de projeto que libera R$ 2 bilhões aos Municípios brasileiros

Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 01/2018 foi aprovado em sessão conjunta nesta terça-feira, 20; projeto vai a sanção presidencial

Hanseníase

Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde com foco no combate a hanseníase é lançado no Tocantins

Com o intuito de dar continuidade ao combate da hanseníase no Tocantins, o Secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, participou no município de Esperantina, da inauguração dos atendimentos do Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde


Cláudia Lelis

Vice-governadora entrega benefícios durante aniversário de Mateiros

Durante as comemorações de 27 anos de Mateiros, na manhã desta terça-feira, 20, na região do Jalapão, a vice-governadora, Claudia Lelis, entregou o novo escritório do Ruraltins e anunciou para o mês março a entrega da delegacia da cidade


Violação de Direitos

Defensoria Pública denuncia violação de direitos de camponeses em Palmeirante, no Norte do Estado

A luta da Defensoria Pública em defesa às famílias da Gleba Palmeirante é feita juntamente à Comissão Pastoral da Terra (CPT), visto a gravidade das ameaças e perseguições


Vicentinho

Deputado federal Vicentinho Junior esteve em Palmeirópolis e municípios do Sudeste


Dimas

Ao lado de Vicentinho Alves, Dimas recebe respaldo total do prefeito de Wanderlândia


Rio de Janeiro

Intervenção no Rio de Janeiro afeta reforma da Previdência


Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7


Palmas

Amastha prestigia abertura de empreendimento que investiu meio milhão de reais em Palmas



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira