Saturday, 31 de October de 2020

JUSTIÇA


Polícia

Instituto de Identificação confecciona retratos falados por videoconferência para auxiliar investigações

14 Jul 2020
Instituto de Identificação confecciona retratos falados por videoconferência para auxiliar investigações

A Polícia Civil do Tocantins, por meio do Núcleo Especializado de Reprodução Facial Humana e Prosopografia do Instituto de Identificação, órgão vinculado à Superintendência da Polícia Científica, confeccionou no mês passado dois retratos falados por meio de videoconferência com as vítimas. Um deles foi de um suspeito de homicídio ocorrido em Arraias, no sul do Estado; o outro, foi de um suspeito de estupro ocorrido em Lagoa da Confusão.

Normalmente os retratos falados são feitos de forma presencial, a vítima relata ao papiloscopista todas as características do suspeito e o retrato é confeccionado em tempo real na Delegacia de Polícia da cidade em que ocorreu o crime. Em decorrência da pandemia do novo Coronavírus e em atenção ao isolamento social e à quarentena houve redução de viagens dos profissionais responsáveis pela produção do serviço. Para não comprometer as investigações, os retratos falados estão sendo feitos de forma on-line por vídeo conferência, asseguradas todas as medidas de legitimidade do documento.

O papiloscopista Fábio Lanna, responsável por confeccionar os retratos falados, lembrou que é uma grande satisfação, em tempos de pandemia e crise econômica “poder executar um serviço que auxilia a investigação protegendo o funcionário e a vítima, além economizar várias horas de viagem e tudo isso sem prejuízo ao serviço prestado”.

Conforme destacou o delegado Andresson Alves de Souza, titular da 58ª Delegacia de Polícia de Lagoa da Confusão, que investiga o caso do estupro, os retratos falados são importantes ferramentas, especialmente nos casos de crimes praticados às escuras. “São crimes onde não temos testemunhas, ou quaisquer outras fontes de provas, mas tão somente autor e vítima. Os retratos falados também facilitam uma possível identificação em razão da proximidade do retrato falado com a realidade”, ressaltou.

Por sua vez, a delegada titular da 105ª Delegacia de Polícia de Arraias, Melícia Resende Ganzaroli de Ávila, ressaltou que o atendimento da solicitação de confecção do retrato falado foi célere e muito “eficiente a realização do ato pericial mediante videoconferência”.

Para a diretora de Papiloscopia, Naídes Cesar Silva, a experiência demonstrou grande êxito, uma vez que trouxe maior dinamicidade aos casos. Nessas situações, o tempo é um fator preponderante e o quanto antes a vítima for atendida, maior a memória que terá do autor do delito podendo descrever com mais clareza os traços faciais” reforçou a Diretora.

Serviço
A última alteração do Regimento Interno da Polícia Civil criou o Núcleo Especializado de Representação Facial Humana e Prosopografia (comparação facial), que trouxe mais eficiência aos serviços prestados. Este Núcleo atende a todo o Estado e em tempos de pandemia inovou realizando os retratos falados por videoconferência. Além disso, o Núcleo Especializado de Representação Facial Humana e Prosopografia realiza outros exames como as projeções de rejuvenescimento facial e de envelhecimento facial, importantes ferramentas para encontrar pessoas desaparecidas.

COMPARTILHE:


Confira também:


Tocantins

Atividade produtiva segue estável, mas empresários da indústria mantém confiança, de acordo com pesquisa da Fieto

Sondagem Industrial do 3º trimestre e Índice de Confiança de outubro estão disponíveis no site www.fieto.com.br.

Covid-19

Tocantins registra 331 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 234.022 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 75.425 casos confirmados. Destes, 63.347 pacientes estão recuperados, 10.981 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.097 pacientes foram a óbito.



Eleições 2020

Otoniel participa de debate realizado por acadêmicos da UFT nesta sexta-feira

Segundo os organizadores, o objetivo é oportunizar aos postulantes ao Paço municipal um espaço democrático para o debate de ideias e propostas para áreas fundamentais, como moradia, saúde, educação, geração de empregos e renda entre outras.


Campo

Governo trabalha na implantação de Unidade de Pesquisa e Extensão Rural do Tocantins

Unidade ocupará área de 28 ha, com a instalação de mais de 20 projetos de pesquisas voltado aos produtores rurais para replicação em suas propriedades


Meio Ambiente

Vice-governador Wanderlei Barbosa reforça compromisso do Tocantins com a preservação de seus biomas

As ações foram destacadas no I Encontro Internacional de Governadores pelo Clima


Meio Ambiente

Naturatins autua BRK Ambiental em mais de 8 milhões de reais por poluição ambiental


Região Central

Em Lajeado, Polícia Civil prende em flagrante suspeitos de roubo e estupro


22º BI

22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro comemora 25 anos de criação


Aleto

CCJ da Assembleia Legislativa analisa projetos para pandemia


Aleto

Projeto de Lei do deputado Valdemar Júnior cria Semana Estadual de Conscientização, proteção e orientação sobre a Síndrome de Rett


GT

Grupo de Trabalho-Terminais debate projeto de Concessão dos Terminais Rodoviários do Estado



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira