Monday, 21 de September de 2020

JUSTIÇA


TJTO

Judiciário tocantinense volta a atender de 8 às 11 e das 13 às 18 horas

31 Jan 2020
Judiciário tocantinense volta a atender de 8 às 11 e das 13 às 18 horas

A partir desta segunda-feira (3/2), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e as 41 comarcas do Estado voltam a atender em seu horário tradicional, das 8 às 11 horas e das 13 às 18 horas.

Fundamentado no Decreto Judiciário Nº 621, que considerou a saúde física e mental dos servidores e a redução do movimento forense, o expediente corrido funcionará até esta sexta-feira (31/1). No âmbito do Judiciário tocantinense, o presidente do TJTO, Helvécio de Brito Maia Neto, já manifestou o interesse na implantação do horário corrido definitivo do meio-dia às 18 horas ou, alternativamente, de meio-dia às 19 horas. Com esse propósito, o desembargador já enviou ofício ao ministro Luiz Fux, relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4.598, que trata do tema, e aguarda posição favorável para que o horário seja efetivado.

Implantado pela primeira vez em julho de 2019, o horário corrido no TJTO foi destacado como referência positiva pelo presidente do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT), Carlos Alberto Alves da Rocha, durante audiência pública no Supremo Tribunal Federal (STF), convocada pelo ministro Fux, relator da referida ADI, questionando os dispositivos da Resolução 130/2011, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), acerca do horário de funcionamento dos tribunais.

Representando o presidente do Colégio de Presidentes dos TJs, Rocha  destacou os números positivos do TJTO durante o período de horário corrido de 7 horas (das 12 às 19 horas), entre os quais o aumento da produtividade dos juízes, que, mesmo em número menor, julgaram 1.881 processos a mais do que os julgados em julho de 2018. Ele ainda apresentou os dados revelando redução do consumo de energia na comparação entre os dois períodos.

"Ficou bem claro a postura do ministro Luiz Fux em debater o assunto com os tribunais de Justiça, demonstrando respeito e apreço pelo princípio da autonomia dos tribunais e do pacto federativo", afirmou à época o presidente do TJTO, Helvécio de Brito Maia Neto, agora aguardando a decisão do ministro que, se favorável, ficará a cargo do Judiciário tocantinense estabelecer o horário corrido ainda neste ano.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 259 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 193.657 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 63.423 casos confirmados. Destes, 46.178 pacientes estão recuperados, 16.379 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 866 pacientes foram a óbito.

Covid-19

Tocantins registra 717 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 192.422 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 63.167casos confirmados. Destes, 45.266 pacientes estão recuperados, 17.035 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 866 pacientes foram a óbito.



Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia

No total, foram disponibilizados o montante de R$ 2 bilhões para empresas a taxas de juros de 2,5% ao ano, bem abaixo ao praticado no mercado, e com prazo de carência até oito meses.


Justiça

Magistrado Pedro Nelson de Miranda Coutinho é o mais novo desembargador do Judiciário tocantinense

Além do corregedor-geral da Justiça, votaram os desembargadores Marco Villas Boas, Moura Filho, Jacqueline Adorno, Ângela Prudente, Eurípedes Lamounier, Maysa Vendramini, Etelvina Maria Sampaio Felipe e, por último, o presidente Helvécio Maia Neto.


Obras

Governador Carlesse assina Ordem de Serviço para recuperação de estradas vicinais em três municípios

Serviços serão executados em Cristalândia, Lizarda e Paranã


Justiça

Ministério Público expede parecer favorável a Delegados após Corregedoria instaurar sindicâncias


Eleições 2020

Prefeita Cinthia Ribeiro fecha convenção com apoio de seis partidos


Emprego

Sine Tocantins orienta trabalhadores para uma boa entrevista de emprego. Nesta quarta, 16, são 403 vagas no Estado


Covid-19

Boletim coronavírus (Covid-19): taxa de internações hospitalares sofre redução na Capital


Economia

Procon Municipal de Palmas divulga pesquisa de preços dos itens da cesta básica


Agricultura

Governo do Tocantins e Ministério da Agricultura retomam convênio e fortalece assistência a agricultores familiares



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira