Friday, 22 de February de 2019

JUSTIÇA


Tocantins

MPE busca apoio do TRE para a segunda eleição unificada do Conselheiros Tutelares

06 Feb 2019    16:20    alterado em 06/02 às 16:20
Ronaldo Mitt MPE busca apoio do TRE para a segunda eleição unificada do Conselheiros Tutelares

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, e o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância, Juventude e Educação, Promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior, estiveram no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesta terça-feira, 05, onde foram recebidos pelo presidente da instituição, desembargador Marco Villas Boas. Os membros do Ministério Público visitaram a corte eleitoral em busca de apoio para as eleições unificadas de conselheiros tutelares que acontecem no mês de outubro.

A colaboração trata da disponibilização de urnas eletrônicas para todos os municípios do Tocantins, tendo em vista que no ano de 2015, o Tribunal Eleitoral colaborou com os dispositivos em cinco grandes comarcas do Estado. O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, justificou que naquele ano, o Tocantins foi referência nacional em relação a informatização do pleito. “Já naquele ano, houve grande interesse e movimentação por conta das eleições nos municípios e por isso, há uma efervescência maior em relação a estas eleições”, disse José Omar.

O desembargador não descartou a possibilidade do atendimento integral de todos os municípios, porém ressaltou que os custos financeiros podem dificultar. “Vamos avaliar a viabilidade, se não for possível de forma integral, veremos a possibilidade de atender os municípios maiores”, afirmou Villas Boas, explicando que a demanda já será repassada à área técnica para estudos.

Um convênio com os municípios para o transporte das urnas foi a alternativa apontada pelo Promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior. Fiori também destacou que a utilização das urnas visa evitar situações de fraude e desequilíbrio no dia das eleições. “Além de agilizar o processo, a urna eletrônica confere transparência às eleições, principalmente nos municípios pequenos, onde as disputas são mais acirradas”, argumentou.

A reunião foi acompanhada também pelo Diretor-Geral do TRE, José Machado dos Santos e a analista do Ministério Público Sílvia Albuquerque Soares.

2ª eleição unificada de Conselheiros Tutelares
As eleições acontecem em todo o território nacional no dia 06 de outubro e terão o Ministério Público como fiscal do pleito. (Denise Soares)

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

O que você precisa saber para se prevenir da dengue, zika e chikungunya

Os casos prováveis de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti dispararam no Tocantins. O monitoramento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), apontou, em 2019, um aumento de 1.657,7% (3.867) dos casos de dengue, zika e chikungunya em

Presidente

Léo Barbosa é eleito presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul-Americanos

Ao final do evento foram homenageados o vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS), o ex-presidente do bloco, Rodrigo Minotto (PDT) e o ex-prefeito de Chapecó, Milton Sander (póstuma), um dos fundadores da UPM.


Defesa do Comércio

Diogo Fernandes lidera Frente Parlamentar em defesa do comércio

A justificativa para criação da Frente reside no fato da população palmense ser dependente dos órgãos públicos, uma vez que a administração governamental é a maior empregadora do município.


Impasse

Defensor Público atende chacareiros envolvidos em conflito agrário que perdura quase 30 anos

Área tem decisão para reintegração de posse, mas moradores alegam que adquiriram as terras e não foram ouvidos pela Justiça


TO-040

Governo vai reconstruir TO-040 entre Dianópolis e divisa com Goiás


Saúde

Governo institui Câmara Setorial para agilizar compra de materiais e remédios na área da Saúde


AL Tocantins

Deputados aprovam projetos do Ministério Público, TJ e Defensoria Pública


Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira