Wednesday, 20 de February de 2019

JUSTIÇA


MPE

MPE e entidades avaliam ações de projeto para garantia do direito ao transporte escolar e planejam atividades para 2019

04 Dec 2018    12:00

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância, Juventude e Educação (Caopije), reuniu-se na última sexta-feira, 30, com diversas entidades para monitorar as ações desenvolvidas no Projeto Transporte Escolar – Caminho Legal para Garantia de Educação para Todos e planejar ações para o primeiro semestre de 2019.


A reunião contou com a participação do coordenador do Caopije, Promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior, da Promotora de Justiça Zenaide Aparecida da Silva e de representantes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE), Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).


No evento, foram apresentadas as conquistas do Projeto Transporte Escolar – Caminho Legal para Garantia de Educação para Todos, como a aprovação do selo de aptidão dos veículos para o transporte de alunos, a realização de vistorias semestrais pelo Detran, a formação do Grupo Interinstitucional para Melhoria do Transporte Escolar, a organização do Dia “D” do Transporte Escolar e a Campanha Transporte Escolar Seguro.


Além disso, foram avaliadas as edições do Dia “D” em Mateiros e Dianópolis, iniciativa que teve como objetivo apresentar as ações de cada instituição envolvida na garantia do direito ao transporte escolar e mobilizar a comunidade na fiscalização do serviço público. Nessas edições foram coletadas inferências e questionamentos que serviram de base para as discussões e deliberações da reunião da sexta.


O Grupo de Trabalho deliberou sobre alguns pontos relacionados à melhoria da qualidade do transporte escolar, como a revisão do valor per capta de transporte escolar repassado pelo Estado aos municípios, a necessidade de regulamentação das adaptações para veículos diversos realizarem o transporte de alunos em situações singulares e a formatação de capacitação específica para os agentes envolvidos no transporte escolar.


Por fim, foram sugeridas ações para a organização do Dia “D” em Palmas e foi apresentada a estruturação do Plano de Ação do Projeto Transporte Escolar – Caminho Legal para Garantia de Educação para Todos, que tem como meta a realização de vistorias e o levantamento da qualidade do transporte escolar, por meio das vistorias educacionais, até dezembro de 2019.


COMPARTILHE:


Confira também:


Comunicação

Governo, Unitins e TV Cultura firmam parceria para transmissão da emissora no Tocantins

O reitor Augusto Rezende destacou que, “com os meios de comunicação [rádio e TV educativas], esperamos alavancar algumas ações de ensino, pesquisa e extensão da universidade”.

Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional

Durante a conversa, o parlamentar destacou que esteve em audiência pública na última sexta-feira, 15, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade

Ainda na solenidade, o presidente da Acipa, Joseph Madeira, recebeu das mãos do representante do deputado estadual Eduardo Siqueira Campos a propositura do título de cidadão tocantinense.


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado

Jair Farias também aposta no ecoturismo para desenvolver o Bico do Papagaio. "Um dos pontos turísticos mais bonitos do Tocantins está no Bico do Papagaio, que é o encontro das águas dos rios Araguaia/Tocantins", afirmou.


Campo

Paulo Carneiro recebe em seu gabinete o presidente da APROSOJA Tocantins


Região Central

Presidente da Adetuc e prefeito de Porto Nacional discutem projetos para a temporada de praia 2019


Região Central

Município de Guaraí recebe entretenimento com foco na preservação do meio ambiente


Contratos Temporários

Prefeitura de Palmas abre edital para contratação de 34 servidores temporários


Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional


Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira