Saturday, 14 de December de 2019

JUSTIÇA


Palmas

Núcleo de Polícia Comunitária participa de reunião na região Sul de Palmas

11 May 2019
Núcleo de Polícia Comunitária participa de reunião na região Sul de Palmas

Aconteceu, na noite desta quinta-feira, 9, uma Reunião Comunitária de Segurança com moradores da quadra 1203 Sul, em Palmas. A reunião foi realizada em uma igreja da região e teve o objetivo de ouvir as demandas da comunidade local sobre as questões de segurança pública, bem como levar estratégias de Polícia Comunitária aos residentes daquele setor.

Realizaram o evento integrantes do Núcleo de Polícia Comunitária, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), e policiais militares do 1º Batalhão da Polícia Militar (1°BPM).

Na ocasião, o major Thiago Monteiro, chefe do Núcleo de Polícia Comunitária da SSP, ministrou palestra sobre segurança comunitária e prevenção criminal, ressaltando a necessidade de engajamento e mobilização da comunidade, para maior integração com as forças de segurança e redução dos índices de criminalidade no local.

Ele também apresentou à comunidade ferramentas estratégias na área, como as Redes Comunitárias de Segurança e os Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEGs), nas quais a participação social é fator preponderante, sendo apresentado ainda o Curso de Agentes Comunitários de Segurança (CACS) como instrumento de preparação da comunidade para a atuação nestas estratégias.

A reunião também contou com a presença do delegado de Polícia Civil Antônio Gonçalves, que é chefe Adjunto do Núcleo de Polícia Comunitária. Ele esclareceu aos participantes sobre as atribuições e competências dos órgãos policiais, alertando para a importância do registro dos boletins de ocorrência. O delegado discorreu sobre a forma de acesso e utilização da  Delegacia Virtual, informando sobre a praticidade e celeridade que a população tem para o registro do boletim de ocorrência.

Já o capitão Goiamar Magalhães, que estava representando o 1° BPM, apresentou as principais ações desenvolvidas pela Polícia Militar e ressaltou a importância desta interação comunitária no sentido de otimizar o emprego operacional dos recursos. Ele explicou que a Base Comunitária de Segurança da quadra 906 Sul coordena as Redes Comunitárias de Segurança da Capital, utilizando estratégias de mobilização comunitária para a prevenção criminal.

Durante ao evento, moradores relataram sobre os esforços que estão sendo feitos para desenvolverem um projeto de vídeo monitoramento na região, fechamento das entradas e saídas clandestinas da quadra. Também falaram sobre a importância da continuidade destas ações de aproximação com as polícias. Com isso, ficou acordado que os líderes da quadra mobilizariam a comunidade para a realização de um CACS na região, em data a ser definida com o Núcleo de Polícia Comunitária.

COMPARTILHE:


Confira também:


SSP

Polícia Civil prende três pessoas e apreende 10,5 kg de pasta base de cocaína

Policiais monitoraram por cinco meses atuação criminosa. Droga era oriunda do estado do Mato Grosso.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira