Thursday, 22 de February de 2018

Thursday, 22 de February de 2018

JUSTIÇA


Biometria

“O voto do eleitor do Tocantins está ainda mais seguro”, afirma Gilmar Mendes em solenidade no TRE-TO

05 Jun 2017

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, veio ao Tocantins na tarde desta sexta-feira (2/6) para solenidade de encerramento do projeto Tocantins 100% Biométrico. Ao lado da presidente do TRE-TO, desembargadora Ângela Prudente, e da vice-presidente e corregedora eleitoral, desembargadora Jacqueline Adorno, o Ministro comemorou a conquista do Regional tocantinense, que se apresenta em posição de destaque no cenário nacional por ser o primeiro Estado a concluir o cadastrado biométrico dos eleitores em 2017.
 
Para o presidente do TSE a conclusão da biometria no Tocantins marca o início de um novo paradigma no processo eleitoral do Estado. "O voto dos eleitores do Estado está ainda mais seguro, o Tocantins é 100% Biométrico, podendo contar com a identificação das digitais em todos os seus municípios como mais uma ferramenta de transparência e segurança na hora do voto", ressaltou.
 
O presidente do TSE também parabenizou toda a equipe de magistrados e servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) pela dedicação em concluir do cadastro de todos os eleitores. "O dia de hoje marca a conclusão exitosa de um longo período de dedicação e trabalho em equipe na conclusão da coleta das digitais de todos os eleitores deste Estado, que tem dimensões territoriais nacionais e locais de difícil acesso, como as aldeias indígenas e região do Jalapão", destacou.
 
Identificação Civil

Ainda durante a visita, o ministro falou sobre a importância da Biometria para Identificação Civil Nacional (ICN) que utilizará a base de dados biométricos da Justiça Eleitoral e a base de dados do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc). "É um projeto importante,  que utilizará o banco de dados da biometria, as informações serão armazenadas e geridas pelo TSE, que as manterá atualizadas e adotará as providências necessárias para assegurar a integridade, a disponibilidade, a autenticidade e a confidencialidade de seu conteúdo", explicou o presidente do TSE.
 
Biometria

A presidente do TRE-TO, desembargadora Ângela Prudente, ressaltou que o  Projeto da Biometria foi conduzido com um planejamento rigoroso das ações e a definição de cronograma de execução, alinhados à disponibilidade orçamentária. E ressaltou a emprenho e comprometimento de magistrados, servidores e parceiros. "É um momento de reconhecimento, gratidão e agradecimentos. Reafirmo que o sucesso da Biometria só foi possível graças ao trabalho de equipe e o esforço concentrado de todos, magistrados, servidores, colaboradores, além do imprescindível de parceiros municipais e imprensa. Mas deixo o meu agradecimento também para o povo do Tocantins, que atendeu ao nosso chamado. Somos um Tocantins 100% Biométrico!", afirmou.   
 
Ao relembrar a trajetória da biometria no Estado, a desembargadora também detalhou as ações estratégicas utilizadas. "Realizamos audiências públicas nas 29 Zonas Eleitorais, com autoridades locais, líderes comunitários, representantes religiosos e agentes de saúde. Fomos até os eleitores por meio de itinerantes, estivemos presentes nos 118 municípios, além de atendimentos prioritários nos assentamentos, povoados, aldeias indígenas e locais de difícil acesso, inclusive com a utilização de equipamento via satélite para acesso a internet", revelou.
 
A presidente ainda destacou que aliada a essas iniciativas, foi utilizado um Sistema de Monitoramento, com a evolução diária das metas e o mapeamento do desempenho de cada Zona Eleitoral em tempo real, visualizados através de recurso tecnológico inédito entre os Tribunais Regionais, denominado de "Vídeo Wall".
 
Durante a visita o ministro Gilmar Mendes, acompanhado pela imprensa e pelos magistrados do TRE-TO, conheceu a sala de monitoramento localizada no 2º piso do Tribunal.
 
"Com essa importante ferramenta para o gerenciamento do projeto, monitoramos diariamente e de forma online cada passo da execução da Biometria", explicou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-TO, Jader Gonçalves.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

0

PARABÉNS!
PARABÉNS!

0

BOM
BOM

0

AMEI!
AMEI!

0

KKKK
KKKK

0

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

2

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

0

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Procon

Procon/TO não constata redução anunciada pela Petrobrás e notifica postos de gasolina em Palmas

A Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon-TO), notificou 20 postos de combustíveis de Palmas/TO, nesta terça-feira, 20

Assembléia Legislativa

CCJ analisa proposta que proíbe instalação de radares móveis em locais ocultos

Com o intuito de proibir a instalação, o parlamentar apresentou projeto, encaminhado na sessão desta quarta-feira, 21, à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa



Saúde

Deputados mobilizam-se para evitar perda de recursos na Saúde

Com a avocação, o projeto será incluído na ordem do dia da próxima sessão ordinária, prevista para a manhã desta quinta-feira, 22, e deve ser aprovado com facilidade para que o Estado não seja punido pelo governo federal


Tocantins

Tocantins recebe oficinas de formação do projeto Formação para o Controle Social no SUS

O evento promovido pelo Conselho Nacional de Saúde é destinado a membros dos conselhos de saúde e lideranças de movimentos


Unitins

Unitins comemora 28 anos com consolidação em três regiões do Estado

Universidade pública foi criada no dia 21 de fevereiro de 1990 e atualmente oferta educação superior a quase dois mil acadêmicos


TRE

TRE-TO descentraliza atendimentos e vai até eleitores das regiões de difícil acesso e assentamentos


Hanseníase

Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde com foco no combate a hanseníase é lançado no Tocantins


Cláudia Lelis

Vice-governadora entrega benefícios durante aniversário de Mateiros


Violação de Direitos

Defensoria Pública denuncia violação de direitos de camponeses em Palmeirante, no Norte do Estado


Vicentinho

Deputado federal Vicentinho Junior esteve em Palmeirópolis e municípios do Sudeste


Dimas

Ao lado de Vicentinho Alves, Dimas recebe respaldo total do prefeito de Wanderlândia



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira