Saturday, 14 de December de 2019

JUSTIÇA


Panorama

Para advogada, Estatuto da Família desrespeita conceito básico da Constituição Federal

13 Mar 2015

Segundo a advogada, o artigo 2º do projeto define como entidade familiar apenas o núcleo social formado a partir da união entre homem e mulher, por meio de casamento ou união estável, ou ainda por comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes. "O dispositivo não reconhece as constituições familiares baseadas no afeto, o que desprestigia não somente uniões homoafetivas, mas qualquer outra composição que não esteja compreendida neste conceito", explica Luciana Maciel.

Ela lembra ainda que, contudo, propostas como essa, além de preconceituosas e, por essa razão, inconstitucionais, não são capazes de mudar a realidade. "Não deixarão de existir outros arranjos familiares porque a lei prevê uma forma definida, contudo, haverá aqueles que ficarão à margem da proteção estatal, o que não pode ser aceito em qualquer hipótese em um Estado laico e democrático", alerta.

Luciana Maciel ressalta que os operadores do Direito de Família continuam fundamentados no princípio da dignidade da pessoa humana, conceito basilar no ordenamento jurídico brasileiro. Ela acrescenta também que é preciso insistir no conceito amplo de entidade familiar. "Como o referido projeto seguirá para confecção de pareceres e discussões, faz-se necessário que seja defendido o direito daqueles a quem o projeto pretende excluir", salienta.

A advogada afirma que, para isso, é preciso esclarecer a população sobre o real conteúdo dessa proposta, sua efetividade e, posteriormente, incentivar a participação popular nas frentes de mobilização contra a aplicação prática. "Tais medidas são imprescindíveis para que nosso legislativo seja obrigado a exercer sua função principal, ou seja, realmente representar os anseios da população brasileira", arremata. (Geovana Nascimento)

COMPARTILHE:


Confira também:


SSP

Polícia Civil prende três pessoas e apreende 10,5 kg de pasta base de cocaína

Policiais monitoraram por cinco meses atuação criminosa. Droga era oriunda do estado do Mato Grosso.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira