Thursday, 23 de January de 2020

JUSTIÇA


Ato

Prefeita de Palmas assina termo de cooperação com o Judiciário para regularização fundiária urbana

05 Oct 2019
Rondinelli Ribeiro Prefeita de Palmas assina termo de cooperação com o Judiciário para regularização fundiária urbana

O presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Helvécio de Brito Maia Neto, o corregedor-geral da Justiça, João Rigo Guimarães, e a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, assinaram na noite desta quinta-feira (3/10), no gabinete da Presidência, o termo de cooperação para regularização fundiária urbana na Capital. “Trata-se de um momento histórico, um divisor de águas. Resolver a questão fundiária significa desenvolvimento para o município e dignidade para milhares de famílias”, comemorou a prefeita.

“Nós iremos dar todo o suporte técnico, jurídico e administrativo para que o Município possa promover a regularização, na verdade uma carta de alforria para o cidadão que, por não ter o registro formal do seu imóvel, hoje vive à margem da sociedade, já que não tem acesso a crédito e a outros benefícios”, lembrou o presidente do TJTO, ressaltando que o termo também beneficia o Judiciário, com a redução do número de litígios fundiários.

“É preciso desenvolver para arrecadar”, sintetizou o corregedor-geral da Justiça sobre a importância da regularização fundiária no processo de inclusão econômica e social da comunidade palmense. O processo de parceria do TJTO para regularização fundiária, tanto com o Estado quanto com os municípios, é tocado pela Corregedoria Geral da Justiça, por meio do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref), coordenado pelo juiz auxiliar da Presidência, Océlio Nobre. “A regularização fundiária não permite a quem tem a posse apenas o registro do imóvel, mas o exercício da cidadania”, lembrou Océlio.

Palmas foi o 17º município a aderir ao termo de cooperação com o TJTO para a promoção da regularização fundiária urbana. A Capital se junta a Palmeirópolis, Pequizeiro, Tocantínia, Guaraí, Carrasco Bonito, Sampaio, São Sebastião do Tocantins, São Miguel do Tocantins, Caseara, Santa Rosa, Maurilândia, Praia Norte, Itaguatins, Sítio Novo, Augustinópolis, Luzinópolis.


Mutirão Fiscal

A prefeita Cinthia Ribeiro, que também acertou com o presidente Maia Neto os últimos detalhes do 5º Mutirão de Negociação para Regularização Fiscal, de 14 a 20 de outubro, no Espaço Cultural, estava acompanhada do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária, do secretário municipal de Finanças, Rogério Ramos, do secretário-executivo da pasta, Glauber Santana Aires, e do procurador-geral do Município, Mauro Ribas.

Pelo JTTO, o juiz Manuel de Faria Reis Neto, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), que dará apoio direto, junto com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) de Palmas, comandado pela juíza Silvana Maria Parfieniuk, à Vara de Execuções Fiscais e da Saúde Pública de Palmas, cujo titular é o juiz Gil Corrêa, que está à frente do mutirão fiscal. O diretor-geral do TJTO, Jonas Demóstene Ramos, e as chefes de gabinete da Presidência, Glacielle Torquato, e da Corregedoria, Kênia Oliveira, também participaram da reunião. 

COMPARTILHE:


Confira também:


Serviço

Governo inicia nesta semana serviços de roçagem e sinalização viária na ponte FHC e em Taquaruçu

Serviços visam garantir a segurança viária e proporcionar melhores condições de trafegabilidade para usuários das vias estaduais

Ocorrência

Polícia Civil apreende aproximadamente 15 quilos de entorpecentes na BR-10, na saída para Porto Nacional

Durante a ação, as equipes da DENARC efetuaram em flagrante a prisão de do condutor do veículo


Avaliação

Hemocentro Coordenador de Palmas mantém aprovação acima de 93% dos pacientes e doadores

Foram entrevistados aproximadamente 32% dos doadores de sangue e 22% dos pacientes atendidos com doenças do sangue


Agenda

Mostra de Artes Cênicas abre seleção para grupos da Capital

O espetáculo receberá o cachê de 3 mil e o representante deverá emitir nota e se responsabilizar pelo repasse dos cachês da sua equipe e em toda parte técnica necessária para o espetáculo acontecer.


Kátia Abreu

Durante evento na capital, Kátia Abreu anuncia recursos para cirurgias bariátricas


Negócios

Sebrae e Prefeitura de Palmas formalizam parcerias para beneficiar pequenos negócios


Energisa

No Tocantins, mais de 10 mil clientes se cadastraram na Tarifa Social de energia em 2019


Segurança pública

CIOPAER apoia ação de captura de suspeitos


Em Palmas

Polícia Civil desvenda crime e prende homem por suspeita de homicídio ocorrido em conveniência


Infraestrutura

Trecho da TO-050 entre Porto e Palmas começa a receber serviços de manutenção



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira