Thursday, 24 de May de 2018

Thursday, 24 de May de 2018

JUSTIÇA


Agenda Cidadã

Prefeitos buscam entender julgamentos de contas durante o Agenda Cidadã, ocorrido em Natividade

29 Aug 2017

Prefeitos da Região Sudeste participaram nesta terça-feira, 29, em Natividade, do terceiro encontro do Agenda Cidadã 2017, evento promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), juntamente com a Associação Tocantinense de Municípios (ATM). O encontro oportunizou a aproximação entre gestores públicos e conselheiros da corte de contas, ao acarretar a troca de conhecimentos sobre gestão, pareceres técnicos e análises processuais das contas municipais.
 
Presente em grande maioria das edições do Agenda Cidadã, o prefeito de Santa Rosa do Tocantins, Ailton Parente, afirmou ser importante a participação dos gestores em eventos promovidos pelo TCE. "Tanto a administração pública quanto as diretrizes que norteiam as fiscalizações das gestões municipais são dinâmicas, com constantes mudanças. É preciso ter essa integração com os conselheiros de contas, para que possamos conhecer essas variáveis e entender como são definidos os julgamentos, para que assim possamos evitar eventuais equívocos na prestação de contas", analisou Parente.
 
Transparência
 
Ao representar o presidente da ATM, Jairo Mariano, o prefeito de Novo Alegre do Tocantins, Fernando Pereira Gomes, reafirmou a parceria da associação com o TCE em ações que levem conhecimento aos gestores municipais. "Temos total respeito às instituições, principalmente aquelas que priorizam o desenvolvimento das administrações municipais. O Brasil atravessa um momento obscuro, quando a palavra de ordem é transparência", disse Gomes, ao pedir a seus pares que ajam como homens públicos, zelando pelos interesses e pelo bem estar das comunidades.
 
Rejeição de Contas
 
Por sua vez, o conselheiro e relator das auditorias dos Municípios da Região Sudeste, José Wagner Praxedes, apresentou os principais pontos que levam a rejeição de contas. "Podemos destacar o não cumprimento do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), bem como a falta de aplicação dos índices constitucionais de investimentos em Educação e Saúde", elencou Praxedes, que frisou ainda sobre o repasse de 7% do duodécimo às câmaras municipais, os cadastros junto ao TCE e o envio de remessas de dados contábeis, como o SICAP AP e LO.
 
Agenda Cidadã
 
Esta é a 10ª edição do Agenda Cidadã, cujo objetivo principal é orientar gestores, vereadores e servidores quanto às boas práticas da administração pública, bem como incentivar o exercício do controle social pela comunidade. A novidade neste ano é a ampliação do público-alvo, que conta agora com representantes dos conselhos municipais, ONGs, associações e sociedade. O primeiro encontro foi realizado em Araguaína e o segundo em Palmas.
 
O quarto e último encontro do Agenda Cidadã 2017 ocorre em Gurupi, nesta quinta-feira, 31.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

13

PARABÉNS!
PARABÉNS!

9

BOM
BOM

10

AMEI!
AMEI!

6

KKKK
KKKK

7

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

8

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

3

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Carlesse

Em Paraíso, Siqueira Campos defende eleição de Carlesse: "É um presente e uma revelação para o Tocantins"

Em um discurso breve e contundente, Siqueira Campos teceu elogios ao caráter e preparo político e administrativo de Mauro Carlesse.

Animais

Capim Dourado Shopping agora será Pet Friendly

A classificação “Pet Friendly”, ou “Amigo dos Animais”, é dada a estabelecimentos privados, ou mesmo repartições públicas, que permitem a livre circulação de animais de estimação em suas dependências


Esporte

Quadra poliesportiva inaugurada em Porto Nacional beneficia estudantes e comunidade

A nova estrutura recebeu investimentos da ordem de R$ 416 mil e foi construída com cobertura para oferecer condições favoráveis ao desenvolvimento das atividades esportivas e da melhoria da aprendizagem


Marcha a Brasília

XXI Marcha a Brasília começa nesta segunda-feira, 21; Abertura oficial é nesta terça-feira, 22

Debate com presidenciáveis, definição de pautas ao Congresso Nacional e diversas arenas temáticas estão na programação do encontro


Tocantins

MPE denuncia acusado de extorquir dinheiro de mulher com fotos íntimas


Eleições 2018

Na Fieto, Vicentinho indicou a possibilidade de reduzir a carga tributária do Tocantins


Educação

População de Guaraí ganha a 8ª unidade do Colégio da Polícia Militar


Rally Baja Jalapão

4º Rally Baja Jalapão 500: roteiro passará por três cidades


Márlon Reis

“Precisamos que o Governo diminua para que a Tocantins cresça”, diz Márlon Reis durante encontro na Fieto


Tocantins

Justiça do Tocantins descumpre decisão do STJ sobre prisão domiciliar



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira