Saturday, 16 de November de 2019

JUSTIÇA


Consumidor

Projetos desenvolvidos com crianças no Tocantins são apresentados a Escola Paulista de Defesa do Consumidor

15 Oct 2019    21:54
Projetos desenvolvidos com crianças no Tocantins são apresentados a Escola Paulista de Defesa do Consumidor

Conhecidos como ferramentas que tem dado certo no auxilio das crianças para a compreensão do conteúdo sobre os direitos do consumidor, o projeto “Aprendendo direito do consumidor: o desenvolvimento cognitivo infantil sob o enfoque de super-heróis” e o “Fiscal Mirim”, foram apresentados ao diretor da Escola Paulista de Defesa do Consumidor, Marcus Vinícius Pujol e ao diretor de estudos e pesquisas, Denis Uehara, na manhã desta segunda-feira, 14.  Os projetos foram apresentados pelos colaboradores do Procon Tocantins/núcleo regional de Araguaína, Renata Vasconcelos e João Antônio Moreira, autores da idéia.

Após a exposição, os servidores foram convidados a participar de um ciclo de palestra “Mestres do consumidor” que abordará a “Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais” (LGPD), no próximo dia 15 de novembro. O evento contará com a presença do jurista Fernando Capez. Autor de 20 obras no campo do direito, principalmente direito penal, Capez também é professor universitário, foi deputado estadual e hoje é procurador de Justiça, licenciado, do Ministério Público de São Paulo.

Os representantes do Procon Tocantins também foram convidados para participarem de uma capacitação de educação para o consumo infantil que acontecerá no final  de novembro deste ano e também para o congresso internacional de direito do consumidor que acontece em 2020.


Projetos

O projeto “Aprendendo direito do consumidor: o desenvolvimento cognitivo infantil sob o enfoque de super-heróis” visa trabalhar educação para o consumo com crianças, usando uma modalidade de palestras com linguagem didática de forma lúdica e cênica. As fantasias dos super-heróis permeiam no imaginário popular infantil e essa abordagem tem se mostrado eficiente sobretudo com crianças de menor idade. Já o Fiscal Mirim aguça na criança hábitos que fazem toda diferença para a formação de um cidadão e consumidor consciente, como  

a pesquisa de preços e atenção às  informações dos produtos.

 

Troca de experiências

A visita à Escola Paulista de Defesa do consumidor renderam outras experiências para os servidores do Procon Tocantins. Segundo a coordenadora de educação para o consumo do núcleo regional do Procon de Araguaína, Renata Vasconcelos, “a visita à escola foi de suma importância porque houve troca de experiências sobre defesa do consumidor, bem como sobre projetos desenvolvidos tanto na área de educação para o consumo quanto em outras atividades desenvolvidas pelo órgão de defesa do consumidor do Estado”, explicou.

Para o superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana  “a participação do Procon no cenário nacional  assinala  que estamos no caminho certo. É um conjunto de atitudes que tem gerado grandes resultados para o nosso Estado. De um lado há um governo que apóia o servidor na expansão de seus conhecimentos e na outra ponta são servidores comprometidos com o trabalho, promovendo assim um intercambio de experiências e conhecimento”, concluiu.

COMPARTILHE:


Confira também:


Atenção

Energisa reforça orientações de segurança em caso de temporais

Em 50 dias, mais de 400 postes foram derrubados por eventos climáticos severos no Tocantins

Serviço

Governo, por meio do Sine, orienta trabalhadores para habilitar a Carteira de Trabalho Digital

Para acessar a Carteira de Trabalho Digital é necessário obter a senha de acesso no Acesso.gov.br. Para aqueles que não possuem a senha, poderão adquiri-la através do Aplicativo da CTPS Digital, ou clicando no link a seguir Acesso.gov.br




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira