O GIRASSOL

Palmas/TO,

Justiça
Serviço

05/07/2020

Telegram passa a ser utilizado como canal de denúncias de violações de direitos humanos

A denúncia recebida pelo Telegram, aplicativo de mensagens instantâneas, será analisada e encaminhada aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos.

Lauane dos Santos/ Governo do Tocantins

A Ouvidoria Nacionalde Direitos Humanos (ONDH) disponibilizou mais um canal para fazer denúncias deviolações de direitos humanos e de violência contra a mulher, por meio de umaconta no Telegram, aplicativo de mensagens instantâneas, para o registro decasos em todo o país.

Conforme informaçõesdo site da Ouvidoria Direitos Humanos, para utilizar o canal, basta apenasdigitar “Direitos Humanos Brasil” na busca do aplicativo. Após receber umamensagem automática, o cidadão será atendido por uma pessoa da equipe dacentral única dos serviços. A denúncia recebida será analisada e encaminhadaaos órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos.

“O Telegram é mais umcanal para atender denúncias de violações de direitos humanos e de violênciacontra a mulher. Destacamos que os canais de denúncias são ferramentas efetivasna luta contra violações de direitos, pois são acessíveis, democráticos eeficazes, sendo serviços gratuitos, funcionando 24 horas por dia e todos osdias da semana, inclusive sábado, domingos e feriados, além do que a denúnciapode ser anônima”, explica a diretora de Direitos Humanos da Secretaria deEstado da Cidadania e Justiça, Sabrina Ribeiro.

Canais de denúncias

Com o Telegram, agoraexistem quatro ferramentas para o atendimento de vítimas e o registro dedenúncias de violações de direitos humanos e de violência doméstica e familiarcontra a mulher. Além da nova plataforma, há o canal telefônico (Disque 100 eLigue 180), o aplicativo Direitos Humanos Brasil e o site da Ouvidoria/ONDH.

DisqueDireitos Humanos – Disque 100

Entre os grupos atendidospelo Disque 100, estão crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas comdeficiência, pessoas em restrição de liberdade, população LGBT e população emsituação de rua. O serviço também está disponível para denúncias de casos queenvolvam discriminação ética ou racial e violência contra ciganos, quilombolas,indígenas e outras comunidades tradicionais.

Centralde Atendimento à Mulher - Ligue 180

As denúncias deviolência contra a mulher são registradas pelo Ligue 180. Oserviço cadastra e encaminha os casos aos órgãos competentes. Além disso,a plataforma recebe reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dosserviços de atendimento.

(Cominformações do site do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos)

Assuntos Relacionados
#direitos humanos#telegram
Confira Também
Inclusão

Turismo lança aplicativo de turismo acessível

Seciju

Governo do Tocantins realiza dia D de atendimentos em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos

Tocantins

Divulgado resultado das entidades habilitadas ao Fórum para Eleição do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos

Brasil

Câmara lança canal no Telegram para divulgação de informações à sociedade

Especial

Cinco formas de denunciar violações de direitos humanos sem sair de casa