Tuesday, 02 de June de 2020

JUSTIÇA


Depen

Tocantins apresenta trabalho de reeducandas em mostra em Santa Catarina

15 Sep 2015

O Estado do Tocantins participa, desde o dia 14 até o próximo dia 17, da 1ª Mostra Laboral do Sistema Penitenciário Brasileiro, que reúne, em Florianópolis, experiências que vêm sendo desenvolvidas em todo o País na reinserção social de detentos por meio do trabalho. O evento é uma iniciativa do Ministério da Justiça, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e o Governo do Estado de Santa Catarina.

Realizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), na capital catarinense, a primeira edição da mostra nacional tem como objetivo promover um amplo debate sobre as políticas públicas de promoção de atividades laborais junto à população carcerária. Na ala de estandes expositores, o Tocantins apresenta o trabalho de produção artesanal realizados por reeducandas do Estado em algumas unidades prisionais. "Esse projeto, batizado de A arte que faz crescer proporciona o conhecimento de técnicas que utilizam materiais capazes de serem transformados em obras de arte", explica a gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda do Preso e Egresso, Odina Marques Cardoso.

Também é apresentado no estande, o projeto de ressocialização socioambiental, desenvolvido pela Unidade Feminina de Pedro Afonso em parceria o grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA) e o Juizado da Vara de Execuções Penais do município. O objetivo desse projeto junto às reeducandas é aumentar a autoestima delas através do contato com plantas e materiais recicláveis na construção de hortas e jardins, tornando produtivo o tempo ocioso da rotina prisional.

Mostra
A abertura oficial da 1ª Mostra Laboral do Sistema Penitenciário Brasileiro ocorreu na manhã desta terça-feira, 15, com a presença de vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, do diretor-geral do Depen, Renato De Vitto, e vários secretários estaduais, dentre eles a secretária de Defesa e Proteção Social do Tocantins, Gleidy Braga. "Esse intercâmbio de experiências desenvolvidas em todo o Brasil é bom no sentido de podermos mostrar o trabalho que desenvolvemos e adquirir novos conhecimentos através das iniciativas de outros estados", analisou ela.

Além de promover seminários e conferências, com a participação de autoridades, empresários, pesquisadores, representantes do terceiro setor e da sociedade, o evento reúne projetos desenvolvidos por governos de diversos estados, incluindo exposição de produtos fabricados em unidades prisionais do País.

O diretor-geral do Depen, Renato De Vitto, ressaltou a importância das políticas de promoção do trabalho, tanto no restabelecimento dos vínculos sociais dos detentos, como também na redução da população carcerária do País. "O Brasil conta hoje com uma população prisional de mais de 607 mil pessoas, o que representa um aumento de 575%, no período entre 1990 e 2014. Apesar do alto índice de encarceramento, os índice de violência não reduziram; ao contrário, aumentaram. Isso significa que não basta prender, é preciso investir na reinserção social do indivíduo, por meio do trabalho e da educação", ressalta.

Segundo dados do último relatório do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), relativo a junho de 2014, em todo o País, apenas 16% das pessoas privadas de liberdade exercem alguma atividade laboral nas unidades prisionais brasileiras, o que representa apenas 58.414 detentos.

COMPARTILHE:


Confira também:


Covid-19

Tocantins confirma 141 novos casos da Covid-19

Os dados contidos no boletim são consolidados com resultados de exames realizados no Lacen e notificações recebidas dos municípios até as 23:59h do último dia.

Edital

Divulgado resultado da segunda etapa do Edital Palmas Curte Arte em Casa

Artistas têm até 12 de junho para o envio de documentação e projetos à Fundação Cultural de Palmas


Violência Sexual

Cidadania e Justiça alerta para a preocupante redução das denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes

Diminuição no número de denúncias preocupa órgãos de defesa das crianças e dos adolescentes no cenário atual de pandemia do novo Coronavírus, quando as crianças estão convivendo mais com seus possíveis violadores


Pandemia

Unidades da Segurança Pública realizam higienização preventiva para o combate da Covid-19

O secretário da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, assegurou que as medidas de higienização continuarão sendo realizadas enquanto houver risco de contaminação pela Covid-19.


Coronavírus

Lacen recebe doações da Embrapa Pesca e Aquicultura para aumentar diagnósticos da Covid-19


Pela Web

Sebrae e Prefeitura de Palmas realizam Audiência Pública do Plano Municipal de Turismo


100% Digital

Agroecologia e Desenvolvimento sustentável são abordados na Agrotins 2020 100% Digital


SES

Secretaria de Estado da Saúde emite nota técnica sobre testes rápidos da Covid-19 em farmácias


Segurança

Secretaria da Segurança Pública entrega nova sede administrativa e operacional do Ciopaer


Pandemia

Tocantins abre credenciamento para empresas que ofereçam serviços de leitos de UTI



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira