Tuesday, 19 de June de 2018

Tuesday, 19 de June de 2018

JUSTIÇA


TRE

TRE-TO assina Termo de Cooperação para garantir aos presos provisórios e adolescentes o direito ao voto

13 Mar 2018    00:58
Lucas Nascimento TRE-TO assina Termo de Cooperação para garantir aos presos provisórios e adolescentes o direito ao voto

Para assegurar a participação dos presos provisórios e adolescentes nas eleições desse ano, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Marco Villas Boas, assinou, nesta segunda-feira (12/3), o Termo de Cooperação, entre o Tribunal e demais Instituições envolvidas no processo.

“Os presos provisórios e adolescentes internados, por não terem os direitos políticos suspensos, também têm o direito de votar. Essa garantia constitucional possibilita a esses cidadãos a participação democrática ativa nos pleitos eleitorais”, ressaltou o presidente do TRE-TO.

O presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ/TO), desembargador Eurípedes Lamounier, se colocou a disposição da Justiça Eleitoral “na parceria de garantir o direito à cidadania, que é um dever nosso, enquanto operadores do direito”, destacou.

O Termo visa regulamentar a matéria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) expedida na Resolução nº 23.554, que dispõe sobre a instalação de seções especiais em estabelecimentos prisionais e em unidades de internação de adolescentes, nas Eleições desse ano. A instalação das seções eleitorais nas unidades está condicionada à inscrição de, pelo menos, 20 eleitores aptos a votar em cada uma das unidades em questão.

Assinatura

Participaram da assinatura do Termo de Cooperação o Tribunal de Justiça do Estado (TJ/TO), a Procuradoria Regional Eleitoral, o Ministério Público Estadual (MPE/TO), a Defensoria Pública da União (DPU), a Defensoria Pública Estadual (DPE-TO), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB/TO), a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-TO), a Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju), o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca), o Conselho Penitenciário do Tocantins e a Diretoria de Administração e Infraestrutura Penitenciária e Prisional.

Autoridades

Estavam presentes na assinatura do Termo, a corregedora Regional Eleitoral, desembargadora Ângela Prudente; o procurador Regional Eleitoral,Álvaro Lotufo Manzano; o diretor geral do TRE-TO, José Machado dos Santos; o secretário Estadual da Segurança Pública, César Roberto Simoni de Freitas; o subsecretário de Cidadania e Justiça, Coronel Felizardo Ramos; o presidente em exercício da OAB-Seccional Tocantins, Célio Henrique Magalhães; o comandante Geral da PMTO, Coronel Edvan de Jesus Silva; a defensora pública estadual, Napocciani Pereira Póvoa – Titular da 25ª Defensoria Pública Criminal de Palmas e coordenadora do Núcleo Especializado de Assistência e Defesa ao Preso/NADEP; e Larissa Pultrini Pereira de Oliveira Braga – Titular da 27ª Defensoria Pública da Infância e Juventude de Palmas e coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente/NUDECA e o diretor de Administração e Infraestrutura Penitenciária e Prisional, Orleanes Souza Alves.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

55

PARABÉNS!
PARABÉNS!

50

BOM
BOM

50

AMEI!
AMEI!

61

KKKK
KKKK

48

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

32

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

26

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Eleições TRE TJ

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Copa 2018

Japão bate a Colômbia por 2 a 1 com gols de Kagawa e Okada

Colômbia e Japão jogaram nesta terça-feira (19), em Saransk. Logo aos 3 minutos de jogo o zagueiro colombiano Carlos Sanchez tocou com o braço uma bola que iria em direção ao gol e o árbitro, além de marcar o pênalti, expulsou Sanchez e a Colômbia passou

Copa 2018

Seleção brasileira começa a se preparar para enfrentar a Costa Rica

O treino da Seleção Brasileira foi aberto à imprensa. Após os trabalhos, os jogadores foram liberados e devem se reapresentar no hotel nesta terça pela manhã.



Copa 2018

"Musa do Panamá" promete pintar o corpo com as cores do país caso a seleção seja campeã da Copa do Mundo

O concurso 'Musa da Copa - O Original' foi elaborado pelo produtor e fotógrafo Felipe Camargo


Eleições 2018

Vice-prefeito de Pindorama defende eleição de Carlesse; “momento é de eleger o melhor para o Tocantins”

O vice-prefeito lembrou ainda das ações desenvolvidas pelo candidato a vice-governador, Wanderlei Barbosa, que segundo ele conhece a realidade de cada município tocantinense


Adapec

Prazo para plantio de soja nas várzeas tropicais é prorrogado

Entre as razões apontadas pela Adapec na portaria, estão a importância socioeconômica da cultura da soja para o Estado


Premiação

Professora da rede municipal leva R$ 10 mil do Programa Nota Quente Palmense


Educação

Ceulp/Ulbra está com inscrições abertas para o Vestibular Extra


Região Central

1ª Pedalada Cultural Cooperativista leva mais de 200 ciclistas em tour histórico por Pedro Afonso


Copa 2018

Gol contra a Alemanha causa “terremoto artificial” na Cidade do México


Copa 2018

Musa de Portugal acredita no título e enaltece o maior do mundo


Copa 2018

Uruguia: José Giménez acende a pólvora celeste



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira