Tuesday, 18 de September de 2018

Tuesday, 18 de September de 2018

JUSTIÇA


TRE

TRE-TO assina Termo de Cooperação para garantir aos presos provisórios e adolescentes o direito ao voto

13 Mar 2018    00:58
Lucas Nascimento TRE-TO assina Termo de Cooperação para garantir aos presos provisórios e adolescentes o direito ao voto

Para assegurar a participação dos presos provisórios e adolescentes nas eleições desse ano, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Marco Villas Boas, assinou, nesta segunda-feira (12/3), o Termo de Cooperação, entre o Tribunal e demais Instituições envolvidas no processo.

“Os presos provisórios e adolescentes internados, por não terem os direitos políticos suspensos, também têm o direito de votar. Essa garantia constitucional possibilita a esses cidadãos a participação democrática ativa nos pleitos eleitorais”, ressaltou o presidente do TRE-TO.

O presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ/TO), desembargador Eurípedes Lamounier, se colocou a disposição da Justiça Eleitoral “na parceria de garantir o direito à cidadania, que é um dever nosso, enquanto operadores do direito”, destacou.

O Termo visa regulamentar a matéria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) expedida na Resolução nº 23.554, que dispõe sobre a instalação de seções especiais em estabelecimentos prisionais e em unidades de internação de adolescentes, nas Eleições desse ano. A instalação das seções eleitorais nas unidades está condicionada à inscrição de, pelo menos, 20 eleitores aptos a votar em cada uma das unidades em questão.

Assinatura

Participaram da assinatura do Termo de Cooperação o Tribunal de Justiça do Estado (TJ/TO), a Procuradoria Regional Eleitoral, o Ministério Público Estadual (MPE/TO), a Defensoria Pública da União (DPU), a Defensoria Pública Estadual (DPE-TO), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB/TO), a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-TO), a Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju), o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca), o Conselho Penitenciário do Tocantins e a Diretoria de Administração e Infraestrutura Penitenciária e Prisional.

Autoridades

Estavam presentes na assinatura do Termo, a corregedora Regional Eleitoral, desembargadora Ângela Prudente; o procurador Regional Eleitoral,Álvaro Lotufo Manzano; o diretor geral do TRE-TO, José Machado dos Santos; o secretário Estadual da Segurança Pública, César Roberto Simoni de Freitas; o subsecretário de Cidadania e Justiça, Coronel Felizardo Ramos; o presidente em exercício da OAB-Seccional Tocantins, Célio Henrique Magalhães; o comandante Geral da PMTO, Coronel Edvan de Jesus Silva; a defensora pública estadual, Napocciani Pereira Póvoa – Titular da 25ª Defensoria Pública Criminal de Palmas e coordenadora do Núcleo Especializado de Assistência e Defesa ao Preso/NADEP; e Larissa Pultrini Pereira de Oliveira Braga – Titular da 27ª Defensoria Pública da Infância e Juventude de Palmas e coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente/NUDECA e o diretor de Administração e Infraestrutura Penitenciária e Prisional, Orleanes Souza Alves.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

68

PARABÉNS!
PARABÉNS!

60

BOM
BOM

58

AMEI!
AMEI!

84

KKKK
KKKK

59

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

38

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

59

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Eleições TRE TJ

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Cirurgias

Saúde realiza mutirão de cirurgias do aparelho digestivo e reduz fila de espera

A dona de casa Edilene Brito Gonçalves, de Pindorama, aguardava há um ano e dois meses a cirurgia de hérnia.

Saúde

Gestão Carlesse amplia em 100% quantidade de novos leitos de UTI em Gurupi

Carlesse afirma que mesmo governando há pouco tempo o Tocantins e que, mesmo diante das dificuldades financeiras, não tem deixado de lado o cuidado com a população.



Campanha

No desespero, Amastha usa hospitais municipais para criticar Carlesse e tem propaganda suspensa pela Justiça

Constatadas as irregularidades, o magistrado determinou a imediata suspensão da veiculação da propaganda de Amastha e estipulou multa diária de R$ 10 mil por inserção.


Irrigação

Carlesse fortalece projetos de irrigação São João e Manuel Alves com investimentos de mais de R$ 12 milhões

Além disso, o Governo do Tocantins autorizou o Consórcio Dianópolis a reiniciar as atividades de construção das obras complementares de drenagem no canal CP1 e nos setores hidráulicos da área piloto do Aproveitamento Hidroagrícola do Rio Manuel Alves.


Educação

Bernadete é a segunda candidata ao governo do Tocantins a firmar compromisso com a educação

Bernadete, que é educadora, afirmou que a Carta vem ao encontro do seu programa de governo, no qual destaca a educação como prioridade.


Jalapão

Carlesse garante que vai melhorar qualidade de vida no Jalapão com infraestrutura e fortalecimento da cultura e do turismo


Ponto de vista

O necessário tempo para as relações


Consumidor

Núcleo do Procon de Paraíso do Tocantins é aberto com estrutura moderna


Palmas

Colégio Interação promove noite de pizza e momento de confraternização para pré-vestibulandos


Educação

Projetos são classificados para o prêmio Professores do Brasil


Visitas

Pacientes do Hospital Infantil de Palmas recebem visita de atletas da CBV



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira