Saturday, 21 de April de 2018

Saturday, 21 de April de 2018

OPINIÃO


Economia

5 passos para criar reserva financeira para final e início de ano

26 Oct 2017

Os gastos de final e início de ano costumam apertar o orçamento financeiro dos brasileiros. As despesas comuns em dezembro, como compras de presentes de Natal, ceias e celebrações, são seguidas pelas típicas de janeiro, como matrícula e material escolar, IPTU e IPVA, além de gastos de férias, com passeios e viagens.

Ainda dá tempo de criar uma reserva financeira estratégica para esse período, considerando os meses pela frente. Veja 5 orientações para poupar:
 
1- Saiba onde economizar

Faça um diagnóstico financeiro por 30 dias, se tiver renda fixa, ou por 90 se tiver renda variável. Durante o processo, verá de que forma gasta seu dinheiro e saberá quais despesas pode reduzir ou eliminar para criar a reserva financeira para o final de 2017 e começo de 2018.

Anote tudo o que gasta separando por tipo de despesa, incluindo cafezinhos e gorjetas. Assim, verá uma realidade muito diferente da que imagina. Você sabia que, em média, 20% dos gastos mensais de toda pessoa ou família são supérfluos e/ou desnecessários?

2- Reveja as despesas fixas

Aproveite o final do ano para rever suas despesas fixas. Pacotes de TV a cabo, internet e planos de celular, por exemplo, podem ser reconsiderados, pois com o passar do tempo surgem pacotes melhores e mais baratos. É válido rever também o consumo de água, energia elétrica e gás.

3- Estabeleça seus sonhos

Para viajar, festejar e pagar as despesas já previstas sem comprometer o orçamento, precisando recorrer ao endividamento, é válido definir os objetivos e traçar um orçamento de quanto gastará no período. Assim saberá o quanto precisa economizar mensalmente até lá.

4- Faça um planejamento

Para quem quer viajar, mas ainda não se planejou, é importante fazer um orçamento considerando todos os gastos, incluindo transporte, hospedagem, alimentação e passeios no local. Caso fique mais caro do que a situação financeira permite, há tempo para programar algo mais barato e/ou montar uma programação de passeios na própria cidade.          

5- Invista em curto prazo

Sonhos e objetivos de curto prazo são aqueles que se pretende realizar em até um ano, bem como este caso. É interessante aplicar dinheiro em caderneta de poupança, pois em dezembro e janeiro poderá retirar o valor sem pagar taxas, Imposto de Renda ou perder rendimentos – o que pode acontecer com outros investimentos. Outra opção interessante para o curto prazo é o Tesouro Direto.


*Reinaldo Domingos está a frente do canal Dinheiro à Vista. É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

9

PARABÉNS!
PARABÉNS!

8

BOM
BOM

8

AMEI!
AMEI!

6

KKKK
KKKK

8

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

7

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

5

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:

Gerente de Planejamento

Ciência & Tecnologia

Gerente de Planejamento


Vacinação

20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa na próxima segunda-feira, 23

Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis e não Transmissíveis a meta é vacinar pelo menos, 90% dos grupos prioritários

Secretariado

Mauro Carlesse reúne equipe de governo e empossa novos auxiliares

Carlesse reuniu a sua equipe de governo na tarde desta quinta-feira, 19, para discutir a continuidade das ações que já vinham sendo realizadas pela sua gestão



Polícia Civil

Polícia Civil prende suspeito de estuprar e engravidar criança de 11 anos no Extremo Norte do Estado

Policiais Civis da Delegacia de Sítio Novo do Tocantins efetuaram, na manhã desta quinta-feira, (19), a prisão de Emiliano Milhomem de Sousa, de 44 anos de idade


Exames Médicos

Equipes de UTI de Palmas realizam exames médicos gratuitos em 1200 alunos da ETI Almirante Tamandaré

Os atendimentos foram realizados na quarta, 18, e nesta quinta-feira, 19, aos estudantes das 40 turmas da Escola de Tempo Integral


Apaes

Deputada Dorinha indica a Federação das Apaes do TO para o prêmio Brasil Mais Inclusão

O prêmio é destinado a empresas, entes federados (União, estados, Distrito Federal e municípios), entidades ou personalidades que tenham realizado ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência


IFTO

Campus Palmas do IFTO contrata professores substitutos


Oi

Oi foca no operacional com lançamento de produtos digitais e apresenta diretrizes do negócio para 2018


Livro

Luana Ribeiro lança livro destinado a vereadores


Amastha

PSB de Amastha mantém mobilização e aguarda definição de tribunal para remarcar convenção


MPE

Irregularidades no laboratório de análises clínicas do município de Palmas motivam ação do MPE


Justiça Eleitoral

Servidores de Palmas reforçarão atendimento da Justiça Eleitoral na Capital


Ciência & Tecnologia

Gerente de Planejamento



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira