Tuesday, 25 de June de 2019

OPINIÃO


Ponto de vista

A Diversidade Cultural como agente de formação de quem somos

15 Sep 2018    23:13
A Diversidade Cultural como agente de formação de quem somos

Por Thaís Almeida de Aguiar, graduada em Direito pela Faculdade Católica do Tocantins

Vivemos em um país rico em culturas. O Brasil passou por grandes épocas que contribuíram para a formação da sociedade que conhecemos. As terras brasileiras foram habitadas por indígenas, portugueses, africanos, cada um trouxe tradições e costumes que compõe o cenário cultural do país na atualidade.

A diversidade cultural, presente nas cinco regiões do país, se mescla e forma a nossa identidade. As religiões, os costumes, festas, roupas, comidas típicas revelam um país com ampla gama de tradições.

Ao percebemos a grandeza cultural que nos rodeia, devemos voltar nosso olhar para o respeito e aceitação daquilo que somos. A cultura é parte da formação de uma nação, que constroem o sentimento de inclusão e solidariedade. É necessário ter consciência de que a intolerância cultural e a aversão àquilo que difere de nossas crenças são um erro e um atraso social.

O respeito, o direito a uma vida digna, com a possibilidade de expressar o que pensamos e sentimos deve ser um dos pilares da construção do nosso país, com a ciência de que nossos direitos serão preservados. A Constituição Federal de 1988 em seu artigo 5º garante a livre manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato, é inviolável a liberdade de consciência e crença, sendo livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença.

Isto posto, a diversidade cultural do Brasil é um agente de formação de quem somos, de nossa identidade, a legislação brasileira assegura o exercício de nossas crenças com respeito ao semelhante, cabendo a nós aplicar a solidariedade e o importância naquilo que nos é contrário e diferente.

COMPARTILHE:


Confira também:


Sustentabilidade

Maior estacionamento solar do Brasil está localizado em Palmas

São mais de 1.000 metros quadrados utilizados nesse projeto, onde foram necessários instalar 500 painéis solares de 350 watts, cada

Aftosa

Primeira etapa da campanha registrou índice vacinal de 99,13% do rebanho tocantinense

Com um rebanho total de 8.356.175 bovídeos, o Tocantins registra índice vacinal acima de 99% na primeira etapa da campanha contra aftosa que também marcou o início da retirada da vacina contra a doença.


TJTO

Ex-prefeito de Taguatinga é condenado por não repassar a banco dinheiro de empréstimos feitos por servidores

Em sua decisão, o magistrado destacou que a conduta do ex-gestor, em se omitir do dever legal e contratual, quebrou um contrato e violou flagrantemente normas legais


Campo

Secretário da Agricultura apresenta potencial agropecuário para árabes

César Halum destacou a vocação agropecuária do estado e a posição estratégica do Tocantins com viabilidade econômica para investimentos.


Interior

Arraiá de Miracema conta com a participação de quadrilhas do município e da Capital


Tonolucro

Empresa completa marca de 1 milhão de entregas e consolida cultura de delivery na capital


AL

Sessão solene nesta terça-feira homenageia nordestinos residentes em Palmas


Votação

Presidente da Assembleia garante limpar a pauta de votação antes do recesso


Justiça

Violência contra a mulher: Defensoria está pronta para meter a colher sim


CAU/TO

Campanha “Compartilhando a Caminhada” arrecada calçados para instituições filantrópicas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira