Sunday, 20 de January de 2019

OPINIÃO


Ponto de vista

A Diversidade Cultural como agente de formação de quem somos

15 Sep 2018    23:13
A Diversidade Cultural como agente de formação de quem somos

Por Thaís Almeida de Aguiar, graduada em Direito pela Faculdade Católica do Tocantins

Vivemos em um país rico em culturas. O Brasil passou por grandes épocas que contribuíram para a formação da sociedade que conhecemos. As terras brasileiras foram habitadas por indígenas, portugueses, africanos, cada um trouxe tradições e costumes que compõe o cenário cultural do país na atualidade.

A diversidade cultural, presente nas cinco regiões do país, se mescla e forma a nossa identidade. As religiões, os costumes, festas, roupas, comidas típicas revelam um país com ampla gama de tradições.

Ao percebemos a grandeza cultural que nos rodeia, devemos voltar nosso olhar para o respeito e aceitação daquilo que somos. A cultura é parte da formação de uma nação, que constroem o sentimento de inclusão e solidariedade. É necessário ter consciência de que a intolerância cultural e a aversão àquilo que difere de nossas crenças são um erro e um atraso social.

O respeito, o direito a uma vida digna, com a possibilidade de expressar o que pensamos e sentimos deve ser um dos pilares da construção do nosso país, com a ciência de que nossos direitos serão preservados. A Constituição Federal de 1988 em seu artigo 5º garante a livre manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato, é inviolável a liberdade de consciência e crença, sendo livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença.

Isto posto, a diversidade cultural do Brasil é um agente de formação de quem somos, de nossa identidade, a legislação brasileira assegura o exercício de nossas crenças com respeito ao semelhante, cabendo a nós aplicar a solidariedade e o importância naquilo que nos é contrário e diferente.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

83

PARABÉNS!
PARABÉNS!

61

BOM
BOM

61

AMEI!
AMEI!

66

KKKK
KKKK

60

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

33

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

57

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Diversidade Opinião Palmas

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Panorama

Brasil já recebeu 1,1 milhão de imigrantes e 7 mil refugiados

Em visita às instalações da operação, em Roraima, a secretária nacional de Justiça, Maria Hilda Marsiaj, disse que “os pedidos de refúgio se acumulam porque precisam ser analisados minuciosamente e, muitas vezes, já não cumprem os requisitos”.

Recuperação de Rodovias

Governo intensifica serviço de manutenção de rodovias

O Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), iniciou, nesta sexta-feira,18, os serviços de manutenção (tapa-buracos) na TO-020, trecho entre Palmas e Novo Acordo.




  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira