Monday, 16 de December de 2019

OPINIÃO


Tocantins

Campanha de combate as DST/Aids busca chamar atenção para prevenção

30 Nov 2019
André Araújo – Governo do Tocantins Campanha de combate as DST/Aids busca chamar atenção para prevenção

Dezembro inicia com grande campanha de conscientização no Estado, no 1º dia do mês é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Todos os anos, desde 1988, os serviços de saúde ressaltam a importância da prevenção desta e das doenças sexualmente transmissíveis (DST). Em 2019, a campanha estadual vem com o slogan “Cuide bem de você, faça o teste do HIV. Use camisinha!”, com objetivo de salientar a importância da testagem rápida do HIV, disponível nas unidades de saúde, como também o uso do preservativo.

A responsável pela área técnica de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais (DST/IST/Aids), Caroline B. Costa da Luz informou que além da prevenção da Aids, a  campanha também aproveita para divulgar a acessibilidade aos testes rápidos na rede pública de saúde, na qual o Estado vem promovendo a formação de novos profissionais habilitados nos municípios para realização da técnica que permite, tanto o diagnóstico do HIV, quanto a avaliação para sífilis e hepatites virais B e C, nas Unidades Básicas de Saúde.

 

“Os testes rápidos estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde da maioria dos municípios do Estado e nos Serviços de Assistência Especializada – SAE (Araguaína, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Gurupi), Centros de Testagem e Aconselhamento – CTA (Araguaína e Palmas)”, disse Caroline.

 

A técnica explicou ainda que as ações da campanha estão pautadas no incentivo aos municípios a ofertarem testes-rápidos à população, distribuição de preservativos, palestras educativas e divulgação nas redes sociais e veículos de comunicação. A SES também está com incentivo à iluminação de prédios públicos (conforme a Lei nº 13.504 de 07 de novembro de 2017, que institui a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis).

 

 

Dados

O Tocantins possui 3.095 pessoas vivendo com HIV/Aids em tratamento, distribuídos nos Serviços de Assistência Especializada (SAE). Em 2019 foram notificados 254 casos de HIV e 50 casos de Aids, em 2018 foram 396 casos de HIV e 73 casos de Aids. 

COMPARTILHE:


Confira também:


Diligências

Polícia Civil localiza em Luzimangues veículo furtado na Capital na última sexta-feira

Diligências contaram com o apoio do unidade aérea do CIOPAER

Golpe no Whatsapp

Especialista alerta sobre golpe no whatsapp e dá dicas de como recuperar sua conta hackeada

Um golpe através do WhatsApp está fazendo vítimas por todo o Brasil. Os criminosos usam os dados presentes em anúncios online para clonar o WhatsApp de usuários e com isso tentar pedir dinheiro para familiares e amigos da vítima, se fazendo passar pela pes



Gurupi

Polícia Civil prende três suspeitos de envolvimento em vários crimes em Gurupi

As investigações continuam de maneira intensificada porque existe a suspeita de que os homens presos nesta tarde tenham sido os autores de um homicídio ocorrido na tarde do dia 24 de novembro, em Gurupi.


TJTO

Presidente do TJTO entrega sistema de câmeras em Fórum de Palmas e informa mudanças para 2020

O CFTV é o mais moderno e eficiente dos sistemas de vigilância, e conta com maior qualidade de imagens, análise de vídeo inteligente, gravação rêmora e comunicação segura.


Ação

Educação entrega primeira parte dos alimentos arrecadados com as apresentações do Balé Popular

Foram arrecadadas mais de 3,5 toneladas de alimentos durantes as apresentações realizadas neste fim de ano


Previdência

Igeprev consegue recuperar 25 milhões de fundo sem solidez patrimonial


Educação Superior

Ceulp/Ulbra é avaliado como a melhor instituição do Tocantins


Teatro

Grupo de teatro aborda temática do suicídio em espetáculo teatral para estudantes de escola pública em Taquaruçu


Palmas

Sessão de encerramento do ano legislativo é marcada por reflexões e agradecimentos


Disparidade

Pesquisa do Procon Tocantins aponta variação de até 177% nos produtos da ceia de natal


Indústria

Governador Mauro Carlesse recebe empresários do ramo ótico da Kenerson



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira