Tuesday, 25 de June de 2019

OPINIÃO


Tocantins

Conselho de Medicina relata ao MPE problemas decorrentes da exoneração de médicos da rede pública

09 Jan 2019    20:16    alterado em 09/01 às 20:16
Ronaldo Mitt Conselho de Medicina relata ao MPE problemas decorrentes da exoneração de médicos da rede pública

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira, 9, representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM), que solicitaram a audiência com o objetivo de relatar prejuízos à saúde pública decorrentes da recente exoneração de médicos que integravam o quadro da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau).

Segundo o CRM, as exonerações ocorreram sem o devido planejamento, resultando no agravamento de problemas que já existiam, em especial a insuficiência de profissionais para a cobertura integral das escalas de plantões médicos e a não designação de um diretor técnico para cada unidade hospitalar, que é exigida por decreto federal.

Os integrantes do CRM informaram que ainda estão juntando informações, mas que existe o indicativo de que a maior parte das recontratações já realizadas prevê jornadas de trabalho inferiores para os médicos, o que aponta para a persistência da falta profissionais nas unidades da rede pública.

“Não estamos aqui por uma questão corporativa, mas para fazer uma defesa dos serviços de saúde prestados à sociedade”, justificou o presidente do CRM, Jorge Guardiola. Antes de ir ao MPE, eles se dirigiram ao Ministério Público Federal (MPF), para relatar a situação. No período da tarde, visitariam as secretarias estaduais de Saúde e de Segurança Pública.

O chefe do MPE ouviu o relato e avaliou: “Vamos torcer para que haja um entendimento o mais rápido possível, já que a saúde pública é uma área tão sensível e requer providências urgentes e de bom senso”. O Ministério Público acompanhará os desdobramentos dessa questão, segundo informou José Omar. (Flávio Herculano - Ascom MPE)

COMPARTILHE:


Confira também:


Sustentabilidade

Maior estacionamento solar do Brasil está localizado em Palmas

São mais de 1.000 metros quadrados utilizados nesse projeto, onde foram necessários instalar 500 painéis solares de 350 watts, cada

Aftosa

Primeira etapa da campanha registrou índice vacinal de 99,13% do rebanho tocantinense

Com um rebanho total de 8.356.175 bovídeos, o Tocantins registra índice vacinal acima de 99% na primeira etapa da campanha contra aftosa que também marcou o início da retirada da vacina contra a doença.


TJTO

Ex-prefeito de Taguatinga é condenado por não repassar a banco dinheiro de empréstimos feitos por servidores

Em sua decisão, o magistrado destacou que a conduta do ex-gestor, em se omitir do dever legal e contratual, quebrou um contrato e violou flagrantemente normas legais


Campo

Secretário da Agricultura apresenta potencial agropecuário para árabes

César Halum destacou a vocação agropecuária do estado e a posição estratégica do Tocantins com viabilidade econômica para investimentos.


Interior

Arraiá de Miracema conta com a participação de quadrilhas do município e da Capital


Tonolucro

Empresa completa marca de 1 milhão de entregas e consolida cultura de delivery na capital


AL

Sessão solene nesta terça-feira homenageia nordestinos residentes em Palmas


Votação

Presidente da Assembleia garante limpar a pauta de votação antes do recesso


Justiça

Violência contra a mulher: Defensoria está pronta para meter a colher sim


CAU/TO

Campanha “Compartilhando a Caminhada” arrecada calçados para instituições filantrópicas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira