Friday, 23 de August de 2019

OPINIÃO


Tocantins

Conselho de Medicina relata ao MPE problemas decorrentes da exoneração de médicos da rede pública

09 Jan 2019    20:16    alterado em 09/01 às 20:16
Ronaldo Mitt Conselho de Medicina relata ao MPE problemas decorrentes da exoneração de médicos da rede pública

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira, 9, representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM), que solicitaram a audiência com o objetivo de relatar prejuízos à saúde pública decorrentes da recente exoneração de médicos que integravam o quadro da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau).

Segundo o CRM, as exonerações ocorreram sem o devido planejamento, resultando no agravamento de problemas que já existiam, em especial a insuficiência de profissionais para a cobertura integral das escalas de plantões médicos e a não designação de um diretor técnico para cada unidade hospitalar, que é exigida por decreto federal.

Os integrantes do CRM informaram que ainda estão juntando informações, mas que existe o indicativo de que a maior parte das recontratações já realizadas prevê jornadas de trabalho inferiores para os médicos, o que aponta para a persistência da falta profissionais nas unidades da rede pública.

“Não estamos aqui por uma questão corporativa, mas para fazer uma defesa dos serviços de saúde prestados à sociedade”, justificou o presidente do CRM, Jorge Guardiola. Antes de ir ao MPE, eles se dirigiram ao Ministério Público Federal (MPF), para relatar a situação. No período da tarde, visitariam as secretarias estaduais de Saúde e de Segurança Pública.

O chefe do MPE ouviu o relato e avaliou: “Vamos torcer para que haja um entendimento o mais rápido possível, já que a saúde pública é uma área tão sensível e requer providências urgentes e de bom senso”. O Ministério Público acompanhará os desdobramentos dessa questão, segundo informou José Omar. (Flávio Herculano - Ascom MPE)

COMPARTILHE:


Confira também:


Fogo na Amazônia

Presidente autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios na Amazônia

O governo não informou o número de militares que poderão ser empregados nas ações de combate aos incêndios.

Criação de Tilápias

Governador participa de lançamento do projeto de criação de tilápias em tanques rede

No local, serão instalados 25 tanques rede (tamanho 4x4x4) com material de alumínio e telhas de aço inox. Serão colocados entre 2.500 e 3.000 alevinos (designação dada aos peixes recém-saídos do ovo e que já reabsorveram o saco vitelino) em cada tanque.



PPA

Governador Mauro Carlesse abre sétima consulta pública do PPA

Durante a abertura do evento o governador Mauro Carlesse anunciou que pretende implantar no Estado o projeto Pioneiros Pátria Amada, com foco no meio ambiente.


Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história

O novo fluxo e o planejamento estratégico na realização das cirurgias ortopédicas são resultado do comprometimento da atual gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que está regularizando e aumentando os estoques de medicamentos, materiais e insumos


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos

Além do ex-governador Siqueira Campos, o evento contou com a presença de políticos e autoridades de Gurupi e região.


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves


Projeto Orelhinha

Tocantins recebe, pela segunda vez, projeto que resgata autoestima de jovens


Operação Forâneo

Polícia Civil realiza “Operação Forâneo” em Lagoa da Confusão e desarticula associação criminosa por tráfico interestadual de drogas


Audiência

Delegados de Polícia Civil do Tocantins tem audiência Pública com o Ministro Sérgio Moro


Saúde

Cirurgia bariátrica: mudanças do físico ao emocional


Operação Medusa

Polícia Civil prende 15º suspeito da Operação Medusa



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira