Monday, 26 de August de 2019

OPINIÃO


Luto

Crônica: Só pra dar um toque

17 Feb 2010


Era um sujeito franzino, trêmulo, mas tinha uma grande cabeça, o Antonio. O povo da praça, a voz e a cara do povo vestido de verde, que todos nós vestimos que é o terno da nossa esperança. Um homem de grande poder astístico e analítico que conheci na TV e depois aqui, nesta Palmas que nos traz grandes almas. O Antonio, o que eu conheci bem de perto há cinco anos e que em 2009 ficou mais próximo, era um misto de alegria, seriedade e um senso, grande senso de humor, liberdade e amor ao próximo. No início deste ano, encontrei com ele no Shopping e ficamos algum tempo conversando. Ele comendo uma pizza pequena que gostava de comer eventualmente em um cantinho aprazível do lugar. Em menos de 15 minutos, falou comigo e outras 20 pessoas que o viam e o cumprimentavam.

O Antonio foi um sujeito aparentemente calmo. Sua calma o trouxe para o Tocantins, para Palmas. Ele trocou a ponte aérea Rio-São Paulo pela de Palmas – Brasília. Ele estava fora da TV, gostava do Carlos Alberto, o Nóbrega, mas não se sentia bem com o senhor Abravanel que queria um humor chulo. Ele, sensível e de bom senso, preferiu se resguardar. Tinha e sempre teve coisas melhores pra brincar, provocar e criticar. Na internet ontem, no site do Estadão, estava lá um vídeo dele com o Chico Anísio, outro que foi colocado para escanteio no humor da TV que trocou o cérebro pela língua descontrolada das palavras fáceis e perigosas. Ah, o vídeo continha uma sátira muito bem elaborada pelo seu Antonio e além das falas, uma música com o nome: “É só pra dar um toque”. O Antonio, esse cara misterioso que preferia fazer arte falando sério brincando com as palavras me disse que tinha planos para este ano e iria voltar para a TV aqui no Tocantins.

Ao saber que além de jornalista, eu também tocava gaita, me convidou para fazer um quadro em um futuro programa, onde ele seria um pescador, contando histórias e suas sempre inteligentes anedotas e eu seria o que eu sou, um gaitista, que ficaria tocando fazendo um fundo musical e teria alguma fala que era pra não dizer que só sabia soprar. Pois o seu Antonio foi convidado por Deus a sair da nossa cena no último dia de carnaval, no princípio da última noite, sem fazer muito estardalhaço, que é coisa de gente de bom senso e ainda, em um esquete bem preparado: dentro de um barco, com a esposa e seus dois netos, que eram parte do atual amor que ele dedicava. O mesmo amor que dedicou ao criar os filhos. Era mesmo um grande multiartista esse Antonio Arnaud Rodrigues. Sua alma agora vai criar outros personagens para a diversão e deleite das almas próximas, coisa que ele sempre soube fazer com maestria. À família, meus cumprimentos e um toque: A dor é para os que perdem. Deus sempre soube o que faz. O pai, o amigo, o irmão, o marido, o amigo, tudo fica muito bem guardado. Afinal, a canção que se canta de emoção, com choro de tristeza ou alegria, é uma imagem viva.  Mas na arte é que a gente engana a ausência com a lembrança, e o seu Antonio só deixou boas lembranças.

Roberto de Oliveira – Jornalista e músico

COMPARTILHE:


Confira também:


Meio Ambiente

Biodiversidade perdida em queimadas na Amazônia levará décadas para se recuperar

Especialistas entrevistados pelo Brasil de Fato avaliam que determinadas espécies podem demorar até mesmo séculos

Tocantins

Quatro estados pedem ajuda das Forças Armadas para combate a incêndios

Os estados de Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará pediram ajuda do Executivo federal para combater incêndios florestais.



Educação

Unitins comemora 5 anos de implantação do Campus de Augustinópolis e realiza I Encontro de Egressos da unidade

Reitor entregou um carro para o campus durante o evento e anunciou a entrega de mais de 200 diplomas dos cursos de Direito e Enfermagem


Escândalo

Aprovada convocação de secretário da Administração e do diretor do Plansaúde

São de autoria da deputada Vanda Monteiro (PSL) mais dois requerimentos aprovados. Ela pede a reforma da ponte entre os municípios de Itaguatins e Maurilândia, além de recursos para a construção do campus da Unitins no município de Augustinópolis.


Turismo

Palestras e discussões marcam II Encontro Internacional de Jornalistas em Salvador

A economia criativa no Turismo foi abordada pelo ex-secretário de Turismo da Bahia, presidente do Instituto Pensar, pesquisador e estudioso, Domingos Leonelli.


Cidadania

Cidadania e Justiça apoia a realização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla


Seu Bolso

TIM lança oferta diferenciada para clientes do Tocantins


PPA

Governador Mauro Carlesse abre sétima consulta pública do PPA


Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira