Saturday, 16 de February de 2019

OPINIÃO


Setembro Amarelo

Fórum de Saúde Mental que aborda Prevenção de Vulnerabilidades e Suicídio acontece nesta sexta, 28

24 Sep 2018    17:33
Divulgação Fórum de Saúde Mental que aborda Prevenção de Vulnerabilidades e Suicídio acontece nesta sexta, 28

“Prevenção de Vulnerabilidades e Suicídio” é o tema do V Fórum de Saúde Mental que acontece nesta sexta-feira, 28, das 9 às 18 horas, no Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra). As inscrições podem ser feitas neste link ou no local do evento. O evento faz parte da programação do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

 

O Fórum tem como objetivo a articulação da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) com as demais redes que envolvem as áreas de assistência social, educação e saúde para a discussão do impacto das vulnerabilidades no suicídio para sua prevenção.

 

“Muitas vezes, o mês do Setembro Amarelo chama atenção para o sofrimento mental, que pode levar a ideação suicida. Mas as vulnerabilidades sejam estas sociais, econômicas, dentre outras, podem ter uma grande interferência na vida destas pessoas, e estratégias que visem à diminuição de vulnerabilidades tem grande impacto na valorização da vida”, ressalta a gerente de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Dhieine Caminski.

 

Dhieine ressalta ainda que embora o evento tenha como objetivo a articulação da rede, a mesa redonda sobre “Prevenção de Vulnerabilidades e Suicídio”, que acontece é aberta ao público em geral. 

 

São parceiros no Fórum a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), o Ceulp/Ulbra, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Fundação Universidade do Tocantins (Unitins).

 

Confira a programação:

 

8 horas - Credenciamento e inscrições no local

 

9 horas - Abertura com a formação da Mesa Redonda

Mesa Redonda: Prevenção de Vulnerabilidades e Suicídio - com Carlos Mendes Rosa (Psicanalista, Doutor em Psicologia pela PUC-Rio e coordenador do programa Mais Vida da UFT), Raphaella Pizani Castor Pinheiro (Psicóloga da internação do Hospital Geral de Palmas e especialista em Saúde da Família e comunidade), Dhieine Caminski (Psicóloga especialista em Saúde da Família pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e gerente de Saúde Mental da Semus), e Jeane Kudianauirú Karajá Ribeiro (Psicóloga e diretora de Políticas para Direitos Humanos na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social).

 

10h30 - Apresentação do Fluxo do Manejo de Violência Auto-provocada em Construção pela Rede de Atenção Psicossocial e Grupo Condutor de Saúde Mental de Palmas

 

11 horas - Debate e sessão de perguntas

 

12 horas - Intervalo

 

14 horas - Oficina de Estratificação de Risco em Saúde Mental para a Rede de Saúde de Palmas – Público-alvo: trabalhadores da Raps interessados (Centros de Atenção Psicossocial - Caps II e AD III, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Centros de Saúde da Comunidade, Núcleo de Assistência Henfil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Unidades de Pronto Atendimento (Upas Sul e Norte), Consultório na Rua, Palmas que te Acolhe, Hospital Geral Palmas, Hospital Infantil de Palmas, Hospital e Maternidade Dona Regina. (Ascom).

COMPARTILHE:


Confira também:

Crônica
O TEMPO

Porto Nacional

Travessia do Rio Tocantins com voadeiras inicia nesta sexta em Porto Nacional

A ponte continua aberta para pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos de urgência e emergência. Técnicos atuam na realização da inspeção da estrutura. Os dados coletados embasará o relatório sobre as condições da via.

CPI do PreviPalmas

Líderes dos blocos, Freitas e Negreiros, indicaram novos membros da CPI do PreviPalmas

A indicação de pelo menos três novos membros é necessária, visto que o ex-presidente da Comissão, Júnior Geo (PROS), e o ex-membro Léo Barbosa (SD), foram eleitos deputados estaduais.




  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira