Tuesday, 15 de October de 2019

OPINIÃO


“Outubro Rosa”

Governo incentiva campanha de prevenção ao câncer de mama no mês de outubro

03 Oct 2019    10:09    alterado em 03/10 às 10:09
Governo incentiva campanha de prevenção ao câncer de mama no mês de outubro

Durante o mês de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), as secretarias municipais de saúde e todos os entes envolvidos no tratamento de câncer realizam atividades e compartilham informações em busca de conscientizar o maior número de pessoas sobre o câncer de mama, segunda maior causa de morte de mulheres no mundo.  As ações fazem parte da campanha denominada “Outubro Rosa”, um movimento internacional criado na década de 90.

No Tocantins, conforme dados da Gerência da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer, em 2019 iniciaram tratamento no Hospital Geral de Palmas (HGP) 36 mulheres com diagnóstico de câncer do colo do útero e 73 pacientes com câncer de mama. Em Araguaína, no Hospital Regional de Araguaína (HRA) foram atendidas 95 pacientes com câncer de mama este ano.

Segundo o gerente da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer, Rodrigo Cândido, “após a realização da mamografia, se o resultado for alterado, a paciente é encaminhada para consulta com o mastologista. Quando detectado nódulo, é realizada a biópsia. Existem dois protocolos de tratamento que dependem do estágio do tumor: o 1º protocolo e inicia com a retirada da mama, processo chamado mastectomia, seguido de quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia por cinco anos. O 2º protocolo começa com quimioterapia para diminuir o tumor, cirurgia com retirada da mama, seguida de radioterapia e hormonioterapia por cinco anos”, explicou.

O Ministério da Saúde orienta o exame de mamografia em mulheres assintomáticas na faixa etária de 50 a 69 anos. “Para as pacientes que possuem nódulo ou caroço na mama, o exame deve ser realizado em qualquer faixa etária”, destacou Rodrigo, acrescentando que os exames de mamografia poderão ser solicitados pelos profissionais médicos ou enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde.

Serviços
O Estado possui duas Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons), uma em Palmas (HGP) e outra em Araguaína (HRA). O Serviço de Diagnóstico de Mama é oferecido em Palmas, Araguaína, Augustinópolis e Gurupi. Já os serviços de mamografia sob a gestão Estadual realizam os exames de mamografia, conforme solicitação via Sistema de Regulação (SISREG) pelo município de residência da paciente e estão implantados no Hospital Regional de Gurupi, Hospital Regional de Araguaína, Hospital Regional de Augustinópolis e Policlínica João Coelho de Azevedo no município de Paraíso.

COMPARTILHE:


Confira também:


Refis Palmas

Defensoria Pública inicia atendimentos jurídicos no Mutirão de Negociações Fiscais

A participação da Instituição na atividade se deve à parceria estabelecida com o Tribunal de Justiça do Tocantins e com a gestão municipal de Palmas

Refis 2019

Parte dos R$ 60 milhões que Município espera receber custeará melhorias na malha viária do Sul de Palmas

O município de Palmas tem a receber R$ 600 milhões. Segundo o Tribunal de Justiça (TJ), parceiro no mutirão, há atualmente 23 mil processos judiciais relativos a débitos fiscais no Município de Palmas em andamento no Judiciário.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira