Friday, 25 de September de 2020

OPINIÃO


Saúde

Governo promove mutirão no HGP com procedimentos em lesão de colo de útero

08 Oct 2019
Divulgação Governo promove mutirão no HGP com procedimentos em lesão de colo de útero

Com o intuito de zerar a fila de espera por procedimentos eletivos, um mutirão de conizações na prevenção do câncer de colo do útero foi promovido neste domingo, 6, no Hospital Geral de Palmas (HGP). A conização é o nome do tratamento cirúrgico que consiste na remoção de um fragmento do colo do útero (em forma de cone). Este procedimento é realizado em algumas mulheres com suspeita de câncer de colo de útero, com intuito de diagnosticar e tratar a lesão.  A iniciativa mobilizou a equipe da oncoginecologia, e equipe de apoio da unidade. No total foram 15 mulheres contempladas com a ação.

O mutirão faz parte da estratégia Opera Tocantins, criada pela Lei Nº 3.369/2018, que dá direito ao Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (Pagh-Cirúrgico) conferindo aos profissionais contemplados na norma, desde que atuem na realização do procedimento cirúrgico eletivo em horários que não coincidam com o cumprimento de sua jornada ordinária ou extraordinária, podendo o profissional atuar aos sábados, domingos, feriados, dias de ponto facultativo e durante a semana inclusive em período noturno e madrugada.

“Este mutirão beneficiou várias mulheres na intenção de que elas não desenvolvam a doença e seja feito uma cirurgia curativa, diminuindo a proporção de menos limite no futuro reprodutivo e sexual. E vai  ser dado seguimento com acompanhamento ambulatorial para  um período mínimo de dois anos”, afirmou a médica ginecologista e obstetra Franciely Batista de Oliveira.

Segundo o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo “o Mutirão faz parte do Opera Tocantins e vem beneficiar as pacientes que aguardavam por este tipo de procedimento eletivo na nossa unidade. Nosso principal objetivo é zerar a fila de espera. O mutirão contou com uma equipe qualificada de profissionais dedicados à assistência destas pacientes”, destacou.

A Elivane Babosa veio do município de Paraíso do Tocantins, aguardava para fazer o procedimento. “Me ligaram me avisando do mutirão e foi bom, já vou fazer logo ”, afirmou.

A Senhora Ana Francisca da Gloria veio de Lizarda."Foi bom este mutirão, tranquilo e já vou para casa", declarou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 670 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 199.194 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 65.354 casos confirmados. Destes, 48.564 pacientes estão recuperados, 15.889 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 901 pacientes foram a óbito.

Eleições 2020

Podemos registra chapa com candidatos a prefeito, vice e 29 vereadores

Candidato a prefeito, Alan Barbiero enaltece chapa proporcional do partido: “sem dúvidas, temos o melhor, mais completo e qualificado grupo para disputar as vagas no Legislativo Municipal”


Fakes News

Qual será o impacto das fake news nas eleições municipais?

O papel de prefeitos e governadores no que diz respeito ao controle da pandemia também foi alvo de fake news, especialmente depois que o STF (Supremo Tribunal Federal) declarou a autonomia dos Estados e municípios para definir regras sobre isolamento.


Obras em Palmas

Propostas para 2ª etapa do CAF em Palmas serão conhecidas em outubro

São previstos R$ 25,8 mi em obras de infraestrutura nos setores Santa Fé, Morada do Sol I, II e III dentro do Programa de Requalificação Urbana


Ações

Vice-governador apresenta ações de combate à pandemia e incêndios florestais no 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal


Saúde

Câmara de Palmas convoca Audiência Pública para prestação de contas da saúde


Convênio

Vice-governador Wanderlei Barbosa e ministro Onyx Lorenzoni assinam convênio de R$ 2,5 milhões para Programa de Aquisição de Alimentos


Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água


Prevenção

Neurocientista alerta que apenas conversar não resolve o problema de quem pensa em cometer suicídio


Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira