O Girassol
OPINIÃO
OPINIÃO

Governo Wanderlei Barbosa: que a justiça seja justa e não afete o desenvolvimento do Tocantins

Para o bem dos tocantinenses, que o governador curraleiro Wanderlei Barbosa consiga concluir seu mandato em PAZ, transformando o Tocantins em grande celeiro para o Brasil e o mundo

Da Redação

24/04/2025

Divulgação/Reprodução.

Gestão do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) alavanca o desenvolvimento social e econômico do Tocantins.

O Estado do Tocantins tem demonstrado em números que a gestão do governador Wanderlei Barbosa (PL), vem alcançando índices positivos em todos os segmentos. De acordo com dados divulgados pela Conab, em relação ao 7º Levantamento da Safra de Grãos 2024/2025, o Tocantins se consolidou como o maior produtor de grãos da região Norte e o segundo das regiões Norte e Nordeste. Na educação, o Tocantins foi destaque essa semana como um dos estados com maior crescimento no número de matriculas na educação integral. De acordo com dados do Censo Escolar 2024, divulgado pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Tocantins ampliou o acesso à educação integral em todas as etapas do ensino da rede pública. Graças às ações desenvolvidas pelo governo, o estado aparece em 3ª colocação entre as regiões Norte e Nordeste com menor número de famílias situadas abaixo da linha da pobreza, de acordo com levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP).

Apesar de todos esses avanços na produção agrícola, educação e várias outras conquistas em diversos segmentos da administração do governador Wanderlei Barbosa, em especial os cuidados com a proteção das mulheres em situação de risco, proteção das comunidades indígenas e ribeirinhas, preservação do meio ambiente e fortalecimento do turismo ecológico, existe a presença de forças políticas que tentam desestabilizar a gestão através da divulgação de matérias negativas na imprensa nacional que põem em dúvida a continuidade do mandato do governador, criando com isso um ambiente de incertezas que tem como objetivo final atrapalhar o desenvolvimento em curso. 

Depois de divulgadas matérias “requentadas” em veículos da imprensa nacional sobre os desdobramentos das operações Maximus e Fames-19, com o  intuito de desestabilizar a gestão do governador Wanderlei Barbosa, com o episódio da prisão do seu sobrinho Thiago Marcos Barbosa, que teria alertado o tio sobre investigações em curso no Supremo Tribunal de Justiça (STF), tais notícias acabaram sendo desmentidas pelo próprio ministro Mauro Campbell, do STF,  que em entrevista ao portal UOL, afirma que o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) não teve conhecimento prévio da operação da Polícia Federal em relação às investigações em curso da Fames-19. Com essa declaração ao UOL, um dos maiores portais de notícias do Brasil, o ministro comprova o que foi dito pela defesa do governador Wanderlei Barbosa, que não teve, na época, conhecimento prévio da Operação da Polícia Federal que investiga pessoas ligadas à sua gestão.

A fala do atual corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell, sugere dúvidas em relação à fala gravada do sobrinho do governador Thiago Marcos Barbosa com o desembargador Helvécio Maia, no qual o ‘assessor mencionava o suposto acesso a inquéritos sigilosos e indicava que havia repassado informações ao “tio Wanderlei”. A PF investiga se, de fato, houve essa entrega e se ela configuraria tentativa de interferência’. Com essa possível conclusão dos fatos apontados pelo ministro Campbell, é importante mensurar se a fala do assessor Thiago Marcos Barbosa, gravada e em poder da Justiça, nada mais é do que um diálogo isolado de um jovem advogado dentro de um contexto que tenta incriminá-lo por algo de proporção maior, com intuito meramente político. 

É notório que o Tocantins se agigantou nos últimos anos em termos de crescimento em todos os setores. O governo do curraleiro Wanderlei Barbosa colocou o estado em primeiro lugar na produção de grãos na região Norte e segundo colocado nas regiões Norte e Nordeste. Conseguiu destaque nacional como um dos estados que mais matriculou jovens nas Escolas de Tempo Integral. Conseguiu que o estado ficasse em terceira colocação das regiões Norte e Nordeste com pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza, de acordo com Ranking de Competividade dos Estados, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Além de todos esses avanços apontados em âmbito nacional, soma-se a preocupação com o social, graças ao desempenho primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais do Tocantins, Karynne Sotero, que não mede esforços para percorrer o estado de ponta a ponta, levando ações aos menos favorecidos.

Diante de um Tocantins próspero de certezas, é importante que o Judiciário brasileiro cumpra sua missão de julgar de forma justa, sem a interferência de forças políticas que defendem suas próprias ambições em detrimento do bem comum de um Tocantins que a cada dia se consolida como um gigante na pecuária, na produção de grãos, turismo sustentável e principalmente justiça social. 

Para o bem dos tocantinenses, que o governador curraleiro Wanderlei Barbosa consiga concluir seu mandato em PAZ, transformando o Tocantins em grande celeiro para o Brasil e o mundo.

Wibergson Estrela Gomes – Editor - O GIRASSOL.