Sunday, 05 de April de 2020

OPINIÃO


Saúde

Hospital e Maternidade Dona Regina celebra 20 anos

17 Jun 2019
André Araújo Hospital e Maternidade Dona Regina celebra 20 anos

Nascido do processo de descentralização dos serviços de ginecologia, obstetrícia e pediatria do Hospital de Referência de Palmas, o Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) foi criado em 21 de junho de 1999, com 94 leitos e 195 funcionários. Para celebrar os 20 anos de serviços prestados à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará um cerimônia, na próxima sexta-feira, às 9h, na frente da unidade.

Para a diretora geral da unidade, Débora Petry “é o momento de celebrar 20 anos de muitos avanços e conquistas, quando o Dona Regina beneficiou diretamente cerca de 350 mil habitantes, já que é a única referência em alta complexidade para atender partos em toda a macrorregião de saúde centro sul a qual é referência”, destacou.

De acordo com dados da SES, estima-se que em 20 anos, cerca de aproximadamente 70 mil crianças nasceram na maternidade, que desde 2002 conta com um banco de leite humano e conquistou o título de Hospital Amigo da Criança (estratégia lançada pela Organização Mundial da Saúde e UNICEF em 1991, com o objetivo de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no âmbito hospitalar). O Banco de Leite da unidade atende em média 45 crianças diariamente.

Além da ampliação que recebeu em 2008, o hospital em 2010 passou a oferecer às parturientes o direito de acompanhante  de livre escolha na hora do parto e recebeu a certificação do Método Canguru (modelo de assistência ao recém-nascido prematuro e sua família, internado na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal, que permite que os pais tenham uma maior participação nos cuidados).

Em 2011, aderiu ao programa Rede Cegonha (estratégia que tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no País e contribui para a aceleração da redução das taxas de mortalidade materna e neonatal).

O HMDR também conta com o Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (SAVIS), que busca diminuir os danos psicossociais e físicos decorrentes da violência sexual, através do acolhimento humanizado e acompanhamento por período mínimo de seis meses. No serviço foram atendidos 256 casos novos, com um total de 1.644 atendimentos no ano de 2018.

“Atualmente o Hospital e Maternidade Dona Regina oferece um atendimento integral à mulher e ao bebê, com 25 especialidades médicas, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeuta ocupacional, odontólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem”, enfatizou Débora Petry.

COMPARTILHE:


Confira também:


COVID-19

Pesquisadores da USP desenvolvem ventilador pulmonar de baixo custo

Batizado de Inspire, equipamento pretende suprir demanda de hospitais

COVID-19

Segurança Pública inicia mapeamento georreferenciado para monitoramento do novo Coronavírus no Tocantins

A primeira fase de aplicação da tecnologia pela Polícia Científica está voltada a pacientes da Capital, mas o objetivo é estender para todo o Estado e, dessa forma, facilitar maior controle e prevenção de contágio do vírus.



Palmas

Projeto Sextou na Sacada: inovação e solidariedade em condomínio de Palmas

Bares e casas noturnas fechadas, festas, comemorações e encontros cancelados, shows proibidos, distâncias e recolhimento são inevitáveis. O caos vira ingrediente para traçar planos, reinventar um (re)começo


Norte do TO

Governo do Tocantins apresenta medidas de contenção ao novo coronavírus em Araguaína

Reunião abriu precedentes para outros momentos de debate e parcerias entre município e estado


Meio Ambiente

Naturatins participa de conservação de nascentes em aldeia Xerente

Como parte da ação, foram plantadas 500 mudas de palmeiras nativas - buriti e bacaba - produzidas em viveiro construído dentro da Aldeia Porteira, que recebe apoio técnico do órgão ambiental do Estado e de outros parceiros ; meta é chegar a 10 mil mudas at


Pandemia

Sedem prorroga prazo de validade de alvarás de localização e funcionamento


Economia

Grande indústria química se instala em Gurupi atraída pelos incentivos fiscais do Governo


Covid-19

Mulher de 31 anos é o décimo caso confirmado de Covid-19 na Capital


Campo

Condições climáticas favorecem a produção de grãos no Tocantins na safra 2019/2020


Pandemia

Palmas tem mais um caso confirmado de coronavírus


Veterinários

CRMV Tocantins alerta população sobre Fake News de que animais transmitem novo coronavírus



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira