Wednesday, 11 de December de 2019

OPINIÃO


Ponto de vista

Inovação, pesquisa e desenvolvimento na prática acadêmica

16 Feb 2019
Inovação, pesquisa e desenvolvimento na prática acadêmica

Por Rafael Rápres
Redes sociais: @rapres
Telefone: +55(63) 9 8117-1300


Os processos pela busca de inovação tangem as características inclusas nos referenciais teóricos, e práticas já executadas em vários locais e é facilmente estimulada a partir da pesquisa e desenvolvimento.

Toda estrutura em volta da pesquisa e desenvolvimento é correlacionada aos métodos, ou seja, aqui observa-se que as organizações (públicas e privadas) precisam alancar atividades de busca na melhoria, não sendo elas o objeto excluso e heterogêneo da situação.

O objetivo de melhoria dos serviços ou produtos precisam de parcerias, que possibilitem a criação de novas tecnologias ou processos, aqui os centros de pesquisas universitários são grandes parceiros. Não faltam bons resultados de centros importantes como a Universidade de São Paulo (USP) com pesquisas em diversos setores, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que é uma das lideranças em desenvolvimento de Tecnologia ao lado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estes são alguns exemplos entre vários, que contribuíram e contribuem par a sociedade.

A universidades Federais, que tanto exercem influências com novas fontes de conhecimentos, seja através de novas pesquisas ou execução de melhorias, estão em boa parte sucateadas. Fator este da influência de crise econômica do país, exemplo prático dos congelamentos dos investimentos na área, por longos anos.

Quanto a solução, pouco sabemos se de fato será a curto prazo ou se devemos realmente esperar pelo milagre econômico da abertura comercial do país, e como estas empresas novas e estrangeiras irão contribuir em solo tupiniquim, ou se as mesmas estarão dispostas a implementar a viabilidade de pesquisa em solo brasileiro, com parcerias universitárias ou por centros próprio de pesquisa.

Desta reflexão, observamos que percamos com a competitividade por tempo, na pesquisa interna (nacional) e talvez sejamos abocanhados pelo mercado internacional, pagando patentes externas para diversas áreas.

Não que seja o fim da “picada”, mas que sirva de catapulta para reflexões. Principalmente pela comunidade acadêmica, afim de exigir diretos na melhoria da educação e de investimentos nos campos de pesquisas. Além de maior responsabilidade dos objetivos destas alancados quanto a sua relevância para o contexto social e econômico da nação.

Os próximos capítulos da saga educacional da pesquisa e desenvolvimento no país, é nebuloso e as vezes contraditório. Porém as mudanças econômicas e talvez política, possam ser interessantes para um futuro, principalmente se analisarmos o que de fato acontece no presente. A linha de progresso, nem sempre é escrita por linhas retas.

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação Krampus

Polícia Civil realiza Operação “Krampus" em Porto Nacional

Na primeira fase da operação, estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão

Adorno Zero

HGP realiza Campanha do Adorno Zero no ambiente hospitalar

O não uso de adornos pode evitar infecções relacionadas à assistência à saúde, bem como evitar acidentes de trabalho.



Boas novas

Governo apresenta resultados de projetos do Turismo de Base Comunitária no Jalapão, em Brasília

No Tocantins, o projeto iniciou nas comunidades do Mumbuca e Boa Esperança, no município de Mateiros, do Prata, em São Félix do Tocantins, e Barra do Aroeira, em Santa Tereza do Tocantins.


Europa

Comitiva do Tocantins é recebida na Embaixada Brasileira em Madrid

Durante o encontro, o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles e o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre reafirmaram o compromisso do país em cumprir os acordos internacionais para preservação da Amazônia.


Melhorias

Rodovia que liga Taquaruçú a Buritirana recebe manutenção corretiva e preventiva

As obras estão sendo realizadas pela Residência Rodoviária de Paraíso e além do tapa-buracos a via também recebe limpeza dos sistemas de drenagem


Intercâmbio Cultural

Vice-governador e Presidente da Ilha Príncipe manifestam Interesse em Programa de Intercâmbio Cultural


Palmas

Relatório final da LDO é aprovado em sessão extraordinária


CGE

Combate à Corrupção é tema de evento realizado pela Controladoria e parceiros


IML

Corpo de homem encontrado em Palmas aguarda identificação no IML


Endividamento

Palmenses continuam acima de média nacional quando o assunto é endividamento


CGE

Controladoria imprime perfil mais preventivo e ativador das forças políticas e sociais em 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira