Monday, 22 de July de 2019

OPINIÃO


Ponto de vista

Inovação, pesquisa e desenvolvimento na prática acadêmica

16 Feb 2019    19:37    alterado em 16/02 às 19:37
Inovação, pesquisa e desenvolvimento na prática acadêmica

Por Rafael Rápres
Redes sociais: @rapres
Telefone: +55(63) 9 8117-1300


Os processos pela busca de inovação tangem as características inclusas nos referenciais teóricos, e práticas já executadas em vários locais e é facilmente estimulada a partir da pesquisa e desenvolvimento.

Toda estrutura em volta da pesquisa e desenvolvimento é correlacionada aos métodos, ou seja, aqui observa-se que as organizações (públicas e privadas) precisam alancar atividades de busca na melhoria, não sendo elas o objeto excluso e heterogêneo da situação.

O objetivo de melhoria dos serviços ou produtos precisam de parcerias, que possibilitem a criação de novas tecnologias ou processos, aqui os centros de pesquisas universitários são grandes parceiros. Não faltam bons resultados de centros importantes como a Universidade de São Paulo (USP) com pesquisas em diversos setores, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que é uma das lideranças em desenvolvimento de Tecnologia ao lado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estes são alguns exemplos entre vários, que contribuíram e contribuem par a sociedade.

A universidades Federais, que tanto exercem influências com novas fontes de conhecimentos, seja através de novas pesquisas ou execução de melhorias, estão em boa parte sucateadas. Fator este da influência de crise econômica do país, exemplo prático dos congelamentos dos investimentos na área, por longos anos.

Quanto a solução, pouco sabemos se de fato será a curto prazo ou se devemos realmente esperar pelo milagre econômico da abertura comercial do país, e como estas empresas novas e estrangeiras irão contribuir em solo tupiniquim, ou se as mesmas estarão dispostas a implementar a viabilidade de pesquisa em solo brasileiro, com parcerias universitárias ou por centros próprio de pesquisa.

Desta reflexão, observamos que percamos com a competitividade por tempo, na pesquisa interna (nacional) e talvez sejamos abocanhados pelo mercado internacional, pagando patentes externas para diversas áreas.

Não que seja o fim da “picada”, mas que sirva de catapulta para reflexões. Principalmente pela comunidade acadêmica, afim de exigir diretos na melhoria da educação e de investimentos nos campos de pesquisas. Além de maior responsabilidade dos objetivos destas alancados quanto a sua relevância para o contexto social e econômico da nação.

Os próximos capítulos da saga educacional da pesquisa e desenvolvimento no país, é nebuloso e as vezes contraditório. Porém as mudanças econômicas e talvez política, possam ser interessantes para um futuro, principalmente se analisarmos o que de fato acontece no presente. A linha de progresso, nem sempre é escrita por linhas retas.

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira