Thursday, 23 de May de 2019

OPINIÃO


Ponto de vista

Inovação, pesquisa e desenvolvimento na prática acadêmica

16 Feb 2019    19:37    alterado em 16/02 às 19:37
Inovação, pesquisa e desenvolvimento na prática acadêmica

Por Rafael Rápres
Redes sociais: @rapres
Telefone: +55(63) 9 8117-1300


Os processos pela busca de inovação tangem as características inclusas nos referenciais teóricos, e práticas já executadas em vários locais e é facilmente estimulada a partir da pesquisa e desenvolvimento.

Toda estrutura em volta da pesquisa e desenvolvimento é correlacionada aos métodos, ou seja, aqui observa-se que as organizações (públicas e privadas) precisam alancar atividades de busca na melhoria, não sendo elas o objeto excluso e heterogêneo da situação.

O objetivo de melhoria dos serviços ou produtos precisam de parcerias, que possibilitem a criação de novas tecnologias ou processos, aqui os centros de pesquisas universitários são grandes parceiros. Não faltam bons resultados de centros importantes como a Universidade de São Paulo (USP) com pesquisas em diversos setores, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que é uma das lideranças em desenvolvimento de Tecnologia ao lado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estes são alguns exemplos entre vários, que contribuíram e contribuem par a sociedade.

A universidades Federais, que tanto exercem influências com novas fontes de conhecimentos, seja através de novas pesquisas ou execução de melhorias, estão em boa parte sucateadas. Fator este da influência de crise econômica do país, exemplo prático dos congelamentos dos investimentos na área, por longos anos.

Quanto a solução, pouco sabemos se de fato será a curto prazo ou se devemos realmente esperar pelo milagre econômico da abertura comercial do país, e como estas empresas novas e estrangeiras irão contribuir em solo tupiniquim, ou se as mesmas estarão dispostas a implementar a viabilidade de pesquisa em solo brasileiro, com parcerias universitárias ou por centros próprio de pesquisa.

Desta reflexão, observamos que percamos com a competitividade por tempo, na pesquisa interna (nacional) e talvez sejamos abocanhados pelo mercado internacional, pagando patentes externas para diversas áreas.

Não que seja o fim da “picada”, mas que sirva de catapulta para reflexões. Principalmente pela comunidade acadêmica, afim de exigir diretos na melhoria da educação e de investimentos nos campos de pesquisas. Além de maior responsabilidade dos objetivos destas alancados quanto a sua relevância para o contexto social e econômico da nação.

Os próximos capítulos da saga educacional da pesquisa e desenvolvimento no país, é nebuloso e as vezes contraditório. Porém as mudanças econômicas e talvez política, possam ser interessantes para um futuro, principalmente se analisarmos o que de fato acontece no presente. A linha de progresso, nem sempre é escrita por linhas retas.

COMPARTILHE:


Confira também:


Investimento

Em São Paulo, governador Carlesse prospecta investimentos em logística, energia solar e indústrias

Também foi discutida possibilidade de instalação de uma montadora de aviões leves em Gurupi

Sisu

Estudantes podem consultar vagas do Sisu

Podem participar do Sisu os estudantes que fizeram prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e obtiveram nota na redação acima de zero.


CPI do PreviPalmas

Max Fleury é ouvido na CPI do PreviPalmas

O ex-presidente do PreviPalmas estava no comando quando o instituto fez um investimento na ordem de R$ 30 milhões no Cais Mauá, como também, aplicou R$ 20 milhões no Fundo Tercon.


Fenelon Barbosa

Primeiro prefeito acredita que Palmas será uma das maiores e melhores cidades do Brasil

Ex-prefeito de Palmas conta a história da luta pela criação e construção da mais nova capital do país


Homenageados

Carlesse e vice-governador Wanderlei Barbosa são homenageados em sessão pelos 30 anos de Palmas


Taguatinga

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável no sudeste do Estado


Mandado de prisão

Condenado por roubo é preso pela Polícia Civil em Palmas


Palmas 30 anos

Em entrevista exclusiva, Siqueira Campos diz que Palmas integrou e fortaleceu a economia do Tocantins


Norte do TO

BRK Ambiental leva teatro sobre preservação para mais de 30 escolas do Bico do Papagaio


FORJEF

I Fórum Interinstitucional dos Juizados Especiais Federais do Tocantins termina com balanço positivo



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira