Monday, 22 de July de 2019

OPINIÃO


Ponto de vista

Interesse urbano, participação social e redes sociais

13 Feb 2019    15:51    alterado em 13/02 às 15:51
Interesse urbano, participação social e redes sociais

Por Rafael Rápres
Redes sociais: @rapres
Telefone: +55(63) 9 8117-1300


Racionalizar a representatividade em períodos de desenvolvimento é de suma importância para alcançar a vida dos grupos sociais. E mais do que nunca, os modelos de participação estão eclodindo em todas as áreas.

A proporção de pessoas que buscam novas oportunidades fora do eixo de convivência familiar continua a crescer. Contudo os processos de adaptação tendem a ser acelerados para o objetivo almejado na região como estudos e trabalho.

Mesclando com esta mudança, observa-se também que cada vez mais as pessoas buscam participar, mesmo que virtualmente da demanda de soluções,  principalmente através das redes sociais. Mas o que falta para maioria  é a curiosidade no que correlaciona a quem os representa, seja no bairro, nas escolas e universidade ou nas categorias do Estado.

Esta participação poderia ser mais efetiva quanto aos grupos sociais e residenciais, a busca por melhoria de qualidade de vida, ja seria um pressuposto interessante. Sair da caixinha e buscar os líderes locais, é de suma importância para a colaboração. E quem sabe assim, algumas ideias individuais possam ser favoráveis aos grupos.

A tecnologia quebrou muitas barreiras, quanto a distância e velocidade de informação, quanto aos aspectos políticos públicos, não faltam exemplos como aplicativos de consulta como a plataforma MUDAMOS+ , o Portal da Transparência entre outros.

De fato os mensageiros e redes sociais estão ai e são fruto da realidade e fazem parte da nova era de contribuição. Dando voz as minorias na plenitude da participação.

Conclui-se que basta instigar a curiosidade, e de alguma forma saber o que acontece na redondeza, e ajudar nos processos de informações afim de exigir  políticas públicas com representatividade.

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira