Monday, 25 de March de 2019

OPINIÃO


Ponto de vista

Interesse urbano, participação social e redes sociais

13 Feb 2019    15:51    alterado em 13/02 às 15:51
Interesse urbano, participação social e redes sociais

Por Rafael Rápres
Redes sociais: @rapres
Telefone: +55(63) 9 8117-1300


Racionalizar a representatividade em períodos de desenvolvimento é de suma importância para alcançar a vida dos grupos sociais. E mais do que nunca, os modelos de participação estão eclodindo em todas as áreas.

A proporção de pessoas que buscam novas oportunidades fora do eixo de convivência familiar continua a crescer. Contudo os processos de adaptação tendem a ser acelerados para o objetivo almejado na região como estudos e trabalho.

Mesclando com esta mudança, observa-se também que cada vez mais as pessoas buscam participar, mesmo que virtualmente da demanda de soluções,  principalmente através das redes sociais. Mas o que falta para maioria  é a curiosidade no que correlaciona a quem os representa, seja no bairro, nas escolas e universidade ou nas categorias do Estado.

Esta participação poderia ser mais efetiva quanto aos grupos sociais e residenciais, a busca por melhoria de qualidade de vida, ja seria um pressuposto interessante. Sair da caixinha e buscar os líderes locais, é de suma importância para a colaboração. E quem sabe assim, algumas ideias individuais possam ser favoráveis aos grupos.

A tecnologia quebrou muitas barreiras, quanto a distância e velocidade de informação, quanto aos aspectos políticos públicos, não faltam exemplos como aplicativos de consulta como a plataforma MUDAMOS+ , o Portal da Transparência entre outros.

De fato os mensageiros e redes sociais estão ai e são fruto da realidade e fazem parte da nova era de contribuição. Dando voz as minorias na plenitude da participação.

Conclui-se que basta instigar a curiosidade, e de alguma forma saber o que acontece na redondeza, e ajudar nos processos de informações afim de exigir  políticas públicas com representatividade.

COMPARTILHE:


Confira também:

Crônica
O TEMPO

Palmas

Em mobilização contra a reforma, presidente da Força Sindical-TO ressalta que Previdência é superavitária

O presidente da Força Sindical-TO disse, ainda, que a proposta apresentada pelo governo massacra o trabalhador comum

Brasília

Na tribuna, Tiago Dimas cobra melhorias para a Adapec e providências para Projeto Sampaio

Congressista destacou importância do agronegócio para o Estado e elogiou o esforço dos fiscais e inspetores responsável pela defesa agropecuária




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira