Thursday, 23 de May de 2019

OPINIÃO


Fake News

Jovens não leem: mais uma fake news!

14 Nov 2018    11:18

*Eduardo Villela

As Fake News vieram para ficar. E, pior, estão por todos os lados. Passada a eleição, em que o termo foi bastante difundido, é preciso ficar atento para que inverídicas informações não passem a ser consideradas verdades absolutas. Uma que me chama muita atenção e volta e meia aparece em noticiários, ou até mesmo nas rodas de amigos, é a de que os jovens não leem mais.

Participo ativamente do mercado de livrarias e editoras desde 2004 e posso afirmar que os jovens são, sim, ávidos leitores. Tanto é verdade que basta ter uma Bienal para sentir, in loco, a presença e a curiosidade do público infanto-juvenil em estar perto de seus ídolos, ou seja, os autores. Esse interesse está há anos no radar das editoras que aproveitam a oportunidade para oferecer novos títulos para esse perfil de leitores. E isso é fantástico!

Esse cenário pode ser observado mais de perto por meio das pesquisas que analisam o hábito de leitura no Brasil. Uma das mais recentes, divulgada pelo Ibope em 2015, e encomendada pelo Instituto Pró-Livro, reforça um aumento no número de leitores entre 18 e 24 anos.

De acordo com o levantamento, o índice de hábito de leitura entre os jovens passou de 53% em 2011 para 67% em 2015. Ainda segundo a pesquisa, adolescentes entre 11 e 13 anos são os que mais leem por gosto (42%), seguido por crianças de 5 a 10 anos (40%) . É claro que nos Estados Unidos e Europa esse cenário está bem mais avançado, mas é preciso fazer algumas ponderações, uma vez que a realidade cultural e educacional do Brasil está longe de ser a ideal.

Mesmo assim mantenho meu otimismo e positividade. Embora o crescimento do número de novos leitores, de todas as idades, seja lento em nosso país, ele é contínuo. Por isso, da próxima vez que ouvir que os nossos jovens só querem saber de games, whatsapp e redes sociais, faça o alerta. Essa não é realidade.

* Eduardo Villela é book advisor e, por meio de assessoria personalizada, ajuda pessoas a escreverem e publicar suas obras. Mais informações em www.eduvillela.com

COMPARTILHE:


Confira também:


Investimento

Em São Paulo, governador Carlesse prospecta investimentos em logística, energia solar e indústrias

Também foi discutida possibilidade de instalação de uma montadora de aviões leves em Gurupi

Sisu

Estudantes podem consultar vagas do Sisu

Podem participar do Sisu os estudantes que fizeram prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e obtiveram nota na redação acima de zero.


CPI do PreviPalmas

Max Fleury é ouvido na CPI do PreviPalmas

O ex-presidente do PreviPalmas estava no comando quando o instituto fez um investimento na ordem de R$ 30 milhões no Cais Mauá, como também, aplicou R$ 20 milhões no Fundo Tercon.


Fenelon Barbosa

Primeiro prefeito acredita que Palmas será uma das maiores e melhores cidades do Brasil

Ex-prefeito de Palmas conta a história da luta pela criação e construção da mais nova capital do país


Homenageados

Carlesse e vice-governador Wanderlei Barbosa são homenageados em sessão pelos 30 anos de Palmas


Taguatinga

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável no sudeste do Estado


Mandado de prisão

Condenado por roubo é preso pela Polícia Civil em Palmas


Palmas 30 anos

Em entrevista exclusiva, Siqueira Campos diz que Palmas integrou e fortaleceu a economia do Tocantins


Norte do TO

BRK Ambiental leva teatro sobre preservação para mais de 30 escolas do Bico do Papagaio


FORJEF

I Fórum Interinstitucional dos Juizados Especiais Federais do Tocantins termina com balanço positivo



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira